EM QUE VOCÊ DEVE DAR AQUELA BATALHA ÉPICA FINAL A SUA ESTÓRIA,
MAS VOCÊ NÃO TÊM UM VILÃO A ALTURA DO PODER DOS HÉROIS...
Isso é um trabalho para o Dr. HENRY HANK HENSHAW _ O SUPERCYBORG
Henry "Hank" Henshaw era um terrestre e fazia parte de um programa espacial da NASA trabalahndo com a Lexcorp. Sua nave foi bombardeada pela radiação solar quando o Superman arremessou contra o Sol a invenção de seu avô kryptoniano, Kem-L, o ERRADICATOR, que tentara domar sua mente. Como resultado, Henry, sua esposa e mais dois colegas do projeto manifestaram habilidades elementares variadas. Todavia, aquele era o início de um processo de deteriorização que os levaria a morte em questão de horas.
Tentando chegar desesperadamente ao centro de tratamento médico super-humano de Metrópolis, o CADMUS, eles geraram pânico na população. Um confronto com o Superman causou a perda da vida dos dois companheiros de vôo. Cego e a beira da morte, Henk conseguiu estabilizar a condição de sua esposa quando percebeu que também estava se tornando energia elementar e "saltou" para o maquinário. Dado como morto, ressurgiria semanas mais tarde quando aprendesse a controlar o ambiente com a manipulação de suas ondas de energia para-elementar. Infelizmente, isso foi a causa da morte de sua esposa, que já abalada caiu da janela do quarto num ataque phobico contra a aparição do fantasma de Henry. Incapaz de aceitar a perda de sua humanidade e de sua esposa, o dr. culpou o Superman, que havia se intrometido julgando ele por sua aparência novamente.
A presença do “novo” Henshaw comprometeu toda a rede de comunicações do planeta. O Superman tentou convencer Henshaw a sair do planeta Terra, com a negativa deste, Superman o expulsou temendo seu grande poder. Impossibilitado de permanecer na terra, Henshaw transferiu sua essência para a câmara-matriz que pariu o Superman (Enquanto que na Terra, a nave de Kal-El havia pousado, esta câmara havia ficado para trás, orbitando a Terra). O homem de aço tentou segurá-lo, mais não conseguiu.
Dentro da matriz a essência de Henshaw viajou todo o cosmo acumulando conhecimento, até que invadiu o circuito de defesa do planeta governado pelo tirano vilão Mongul. Utilizando do derrocado tirano, Henshaw retornou para realizar uma vingança contra a memória do Superman e todo o mundo.
Henshaw usou o código genético (DNA) do Superman que obteve na câmara-matriz, e tornou-se um kryptoniano ciborgue (o Superciborgue tem mais da metade do corpo feito a partir do DNA de Clark Kent/Kal-El e algumas partes metálicas kryptonianas, obtidas da câmara-matriz que trouxe e pariu o Superman). Utilizando-se além dos poderes e da aparência do Superman, seu poder de controlar todo tipo da máquinas, sistemas e etc, se tornando um perigoso e poderoso vilão conhecido por SuperCyborgue.
A princípio, ele retornou a Terra fingindo ser Superman, dado que este havia "morrido" durante sua luta com o kryptoniano da era pré-histórica de Krypton, Apocalipse (Doomsday) _ uma forma de vida com código genético regenerativo memorial baseado na combinação de necrose e radiação solar.
Após enganar a Liga da Justiça e derrotar Superboy, Aço e a Supermoça, destruiu completamente Coast City, a cidade do Lanterna Verde Hal Jordan, plantando uma cidade motor no lugar. Seu objetivo era arrancar o planeta Terra da órbita do sol e fazer dele uma espaço-nave gigante, criando assim uma duplicata do Mundo bélico de Mongul, onde Henshaw seria o rei absoluto. Usaria ainda a Terra como sua nave principal, para dominar todos os planetas conhecidos, e os não conhecidos.
Na batalha que se seguiu, o SuperCyborgue enfraquecido pela fonte de energia de seu motor, kryptonita (um mineral radioativo surgido com a destruição do mundo Krypton), foi derrotado pelo Superman, que que havia sido reanimado pelo Erradicador (a encarnação heroica do ERRADICATOR). O novo herói converte a energia da kryptonita numa onda semelhante a que concebeu os poderes a Henshaw e seus colegas anos atrás.
O Supercyborg iria ressurgir num pequeno modem que depositara no corpo de Apocalypse, que colocara a deriva por segurança. Transmitindo-se através de uma faixa de onda depois de sua derrota aguardou. Ambos foram acidentalmente trazidos a Opokolipse, o mundo dos deuses negros da Terceira Era. O deus da anti-vida, Darkside, se aliou ao Superman e aprisionou o Cyborg em matéria hiper-densa, impedido de escapar.
No entanto, quando a oportunidade surgiu, Darkside libertou o Cyborg para distrair seus inimigos, que saiu animadamente com horror a prisão que teve de permanecer nos últimos meses.
Em determinado momento, Superman foi preso por seres azuis que vestiam túnicas brancas e que se auto-denominavam juízes do Universo, e seria julgado culpado pelos crimes que seu antepassado Kem-L teria cometido (o assassinato da população de Krypton, ao impedi-los de sair do planeta pelo uso do Erradicator). O SuperCyborgue estava tentando ajudar os juízes a destruir o Superman. Mas depois, com a morte do juiz principal, que estava enlouquecido, os outros juízes abrandaram a pena do Superman e condenaram o SuperCyborgue pela destruição de Coast City. SuperCyborgue foi atirado num buraco negro, já que ele, sendo energia pura, era considerado indestrutível.
Num passar de tempo indeterminado (não há como medir a passagem do tempo no buraco negro), SuperCyborgue é catapultado por um buraco-de-minhoca para onde estava o Fim do Universo, um local onde havia uma colossal muralha e vários Deuses mortos e petrificados acorrentados à ela. E lá, por coincidência, estava nada mais, nada menos que Parallax, a versão divina do ex-Lanterna Verde Hal Jordan. Os dois seres superpoderosos travam uma batalha, e no fim, Parallax transforma-o para a forma de energia pura e suga-o, eliminando sua existência.
Durante uma crise envolvendo o Superman (vestindo seu traje azul de Energia na época, para conter sua forma que se tornara energia pura) viaja para Nova Genesis, o mundo dos Novos Deuses da Terceira Era, e encontra Henshaw com controle sobre parte da estrutura da muralha da Fonte, onde havia sido derrotado por Parallax anteriormente,gerando um pequeno mundo com base em suas memórias. Sarcasticamente, Superman o derrota novamente. O Cyborg aloja sua própria consciência no traje de contenção do herói. Depois Superman retorna à Terra, Henshaw escapa e constrói um novo corpo, desta vez colocando como um professor de arte em uma escola em uma tentativa de começar de novo.
Henshaw se torna um professor popular, e faz amizade com a cega Ashbury Armstrong (filha de Dirk Armstrong), mas finalmente a sua raiva para Superman faz com que ele revelasse sua verdadeira identidade, e seu novo corpo acaba perdido em uma luta com o Superman. Para escapar da detecção, Henshaw deposita a sua consciência em uma estátua de barro. Este estátua é depois roubado pelo Homem-Brinquedo (Toyman), um gênio da tecnologia, mas insano (maaaais um... -_-), unindo forças para matar Superman.
Para o efeito, o Cyborg projeta uma máquina que vai quebrar Superman forma de energia em componentes múltiplos e passá-las para diferentes pontos da galáxia, impedindo Superman de reforma. Uma avaria na máquina de causas Superman a se dividir em Superman Azul e Superman Vermelho, o último dos quais, eventualmente, derrota e re-capta o Cyborg.
O Cyborg posteriormente tenta assumir Kandor, mas é é derrotado pelo Superman e enviado para a Zona Fantasma -- um semiplano de regras físicas extremamente singulares. Pouco depois, Henshaw escapa da Zona e ataca o Superman, que sofria de intoxicação por kryptonita. Henshaw é derrotado com a ajuda do Kandorians e enviado de volta para a Zona Fantasma, jurando vingança. No entanto, ele não é encontrado em visitas subsequentes à zona.
O Cyborg reaparece como o Grande Mestre do mundo dos caçadores (Manhunters), Biot, do Setor 3601, onde manteve vários lanternas verdes capturados para seu estudo de 'upgrad' da tecnologia caçadora através da ciência kryptoniana e o espectro emocional. Ele revela que durante seu tempo preso na Fonte pode absrover muita informação explorando ela com seus poderes. Os lanternas Hal Jordan, Guy Gardner e os membros da Tropa em cativeiro provocam a explosão de Biot para escapar. Preso e interrogado, contando sobre os 52 (referindo-se à outras 51 Terras alternativas criadas durante a segunda crise, bem como a sua própria realidade).
Henshaw cumpre uma parte da Profecia dos oanos sobre a Noite Mais Densa -- uma criatura de carne e metal ira falar--. Ele é resgatado pela Tropa Sinestro num violento ataque para arrebatar soldados importantes na guerra contra os lanternas. Servindo fielmente ao Antimonitor, o senhor do mundo da Antimatéria, ele planeja encontrar a morte final por não suportar mais sua existência imortal. Ao fim dos eventos da Guerra da Tropa Sinestro, ele é salvo do abençoado descanso final por seus caçadores.
Durante os eventos da Noite Mais Densa, Hank entra em contato com os Lanternas Negros, ou tenta, quando estes erguem-se para reclamar os corações para os seus anéis. Sua existência tornara-se tão singular que ele nem ao menos é notado pelo espectro da morte. Os ceifeiros nem ao menos parecem ter a capacidade de nota-lo, não tendo ele a mesma importância do que uma parede ou laje. Frustado, ele vaga sem rumo ou motivação, condenado a uma existência vazia e eterna.
Desesperado, ele encontra uma nova esperança com os lanternas alpha. Henshaw rapta lanternas alpha e os infecta com a sua força e manipula seus sistemas de leis, eles se voltam contra Oa. Nisso, ele emprega seu plano ao capturar um guardião, o atual lanterna, Ganteth: ele presumi que o guardião possa reverter o processo e tornar um lanterna alpha um ser vivo, para assim administrar a operação em si mesmo, tornando-se um mortal.
Após algumas fatalidades com o impaciente Hensahw, Ganthet obtém sucesso com um único lanterna alpha, no momento que os reforços chegam. Na luta, o Cyborg é confrontado pela lanterna alpha Boudica, amazona de um clã de mulheres guerreiras sob um rígido código de honra. Procurando controla-la novamente, ele imerge sua força em sua bateria: uma luta de vontades tem início. A amazona, sobrepuja Henshaw com sua força de vontade, trancando-o em sua própria bateria como os guardiões já fizeram no passado com outras ameças. Mas não durou muito, durante uma crise na terra, Boudica foi ferida, e esse momento de fraqueza permitiu a fuga do Cyborg. Todavia, liberto, ele foi envolvido numa trama secreta de Lex Luthor.
Luthor, prisioneiro do exército, é usado para tornar o monstro Apocalipse numa arma mais eficiente na guerra terrorista do Major Lane contra Nova Kandor. O vilão escapa deixando um simulacro e, com as amostra de Apocalipse, deixa uma armadilha para todos os kryptonianos da terra, antes de desaparecer atrás da matéria que compunha os anéis negros da Noite Mais Densa: 4 clones híbridos forma lançados com meses de diferença, capturando cada detentor do "S". Tomando a torre da Liga da Justiça, Henshaw enfrentou o seu algos, provando ser capaz de matar a fera. Porém, a mesma havia sido preparada e se adaptou especificamente para ele, conseguindo leva-lo para a armadilha junto aos outros, onde teria o papel de impedi-los de escapar. No fim, um Apocalipse evoluído a consciência voltou a armadilha de Luthor para eliminar todos os traços do monstro do planeta.
Após abalo temporal que resultou nos Novos 52, o seu paradeiro atual é desconhecido, mas é certo: o SuperCyborg vive.