There is no emotion, there is peace.
Pericias são um conjunto de habilidades e conhecimentos que não envolvem combate, dando suporte ao personagem de outras maneiras. Cada profissão oferece determinado grupo de pericias inerentes ao que eles fazem, sendo coisas que eles aprenderam no decorrer de seu treinamento ou nas aventuras que precederam a campanha que ele participa atualmente. É possível um personagem conhecer pericias além daquelas que seu personagem adquire por classe, se comprar o talento Pericia Extra. Os valores para graduação em pericias variam de acordo com a classe do personagem e sua inteligência. Sendo assim, um personagem com inteligência alta ou de uma classe com bom valor básico tem uma quantidade maior de pontos em suas pericias do que um com poucas pericias.
- Abrir Fechaduras (Des):
- A dificuldade para abrir uma fechadura pode variar de 20 (uma fechadura muito simples) a 40 (um cofre de segurança), de acordo com sua qualidade. Tentar abrir uma fechadura sem ferramentas de ladrão impõe uma penalidade de –2 no teste.
- Acrobacia (Des):
- Você consegue pular, desviar, fazer cambalhotas e outros feitos acrobáticos. Esta perícia sofre um redutor quando utilizada por personagens usando armadura média ou armadura pesada.
- Adestrar Animais (Car):
- Você sabe treinar ou lidar com animais, tanto para conduzir cavalos puxando uma carroça como para comandar um monstro de estimação em batalha.
- Arte da Fuga (Des):
- Esta perícia serve para escapar de amarras, algemas, ou para passar através de espaços apertados. Esta perícia sofre um redutor quando utilizada por personagens usando armadura média ou armadura pesada. É resistida contra um teste de Usar Cordas do oponente (mas ele recebe um bônus de +10).
- Atuação (Car):
- A perícia serve para impressionar uma audiência com música, canto, poesia ou outra manifestação artística.
- Astronavegação (Int):
- Com esta perícia um personagem consegue encontrar o caminho para um lugar distante sem mapas, indicações ou outras instruções específicas; ou se orientar e traçar caminhos apenas usando referências como pontos cardeais, ou coordenadas como latitude e longitude.
- Avaliação (Int):
- Com esta perícia você pode estimar o valor de alguma coisa, conseguindo diferenciar entre uma peça de qualidade e uma peça falsa ou inferior.
- Blefar (Car):
- Esta perícia é usada para fazer o improvável parecer possível. Você pode mentir, enganar ou levar outras pessoas a tirar conclusões erradas a respeito de um assunto ou questão. Um teste de Blefar é resistido contra o teste de Sentir Motivação da pessoa que sofre o blefe.
- Cavalgar:
- Você sabe como montar em animais treinados para montaria, como cavalos, camelos, elefantes e outros. Animais ou monstros que não sejam adequados como montaria impõem uma penalidade em todos os testes de Cavalgar.
- Concentração (Von):
- Você sabe como ignorar distrações e focalizar-se em uma tarefa específica. Um personagem faz um teste de Concentração toda vez que pode ser distraído (ao receber dano, sob clima ruim...) enquanto está fazendo alguma coisa que exija sua total atenção — geralmente usar um poder da força por tempo prolongado, consertar um mecanismo...
- Conhecimento (Int):
- Conhecimento representa o estudo de algum tipo de assunto, possivelmente uma disciplina acadêmica ou científica. Cada assunto é uma perícia separada:
A Força.
Artes.
Atualidades.
Astronavegação.
Estrategia.
Historia.
Local.
Manha.
Negocios.
Nobreza.
Oceanos.
Tecnologia.
- Primeiros Socorros / Cura (Sab):
- Com esta perícia você pode tratar de pessoas e criaturas feridas, evitando que morram ou fazendo com
que se recuperem mais rápido. Você também pode tratar de doenças ou venenos. Um teste de Cura recupera 1d4 pontos de vida para cada 5 pontos além da CD.
- Decifrar Escrita (Int):
- Esta perícia serve para decifrar idiomas antigos, esquecidos ou desconhecidos, como inscrições encontradas em masmorras antigas ou naves alienígenas.
- Demolição (Int):
- Você sabe instalar, preparar, armar e detonar explosivos de maneira eficiente e segura.
- Diplomacia (Car):
- Esta perícia é usada para persuadir outras pessoas e mudar a opinião delas. Você pode convencer as autoridades de que realmente viu um monstro, fazer um guarda deixar você passar, persuadir um inimigo a render-se sem lutar, evitar ser massacrado por um alien poderoso...
- Disfarce (Car):
- Com maquiagem e alguns truques, você consegue mudar sua própria aparência ou imitar outra pessoa.
- Equilíbrio (Des):
- Você consegue se equilibrar ao andar em superfícies precárias, como o alto de um muro estreito ou mesmo uma corda esticada (CD 20). Esta perícia sofre um redutor quando utilizada por personagens usando armadura média ou armadura pesada.
- Escalar (For):
- Esta perícia serve para subir em paredes, descer por muros e encostas escarpadas, subir em árvores ou em outras superfícies muito inclinadas. Esta perícia sofre um redutor quando utilizada por personagens usando armadura média ou armadura pesada.
- Esconder-se (Des):
- Com esta perícia, você encontra locais adequados onde pode permanecer sem ser visto. Esta perícia sofre um redutor quando utilizada por personagens usando armadura média ou armadura pesada. Um teste de Esconder-se é resistido pelo teste de Observar de qualquer um que possa vê-lo.
- Furtividade (Des):
- Esta perícia é usada quando você quer se mover sem ser ouvido. Ela sofre um redutor quando utilizada
por personagens usando armadura média ou pesada. Um teste de Furtividade é resistido pelo teste de Ouvir de qualquer um que possa ouvi-lo.
- Intimidar (Car):
- Você consegue forçar alguém a fazer o que você quer, usando ameaças e coação. Bem útil para afugentar bandidos e criaturas fracas sem precisar lutar com eles.
- Natação (For):
- Com esta perícia, você pode nadar, mergulhar e nadar abaixo da superfície. Esta perícia sofre um redutor quando utilizada por personagens usando armadura média ou armadura pesada.
- Observar (Sab):
- Esta perícia é usada para perceber coisas de maneira passiva, ou seja, sem que o personagem esteja ativamente procurando por elas. Observar serve para notar uma pessoa ou criatura escondida. Normalmente o teste é resistido pelo resultado de Esconder-se do personagem que está tentando não ser visto.
- Obter Informação (Car):
- Você consegue, levantar informações com seus contatos a respeito de algum acontecimento ou fato da região
— como a localização de uma masmorra, ou o esconderijo de um bandido.
- Ofícios (Int):
- Ofícios na verdade são várias perícias diferentes, destinadas a fabricar coisas. Alguns exemplos são: Armas Simples, Blasters, Droids...
- Operar Mecanismos (Int):
- Com esta perícia você pode sabotar aparelhos mecânicos diversos, sendo assim capaz de desarmar armadilhas, enguiçar fechaduras, sabotar veículos...
- Ouvir (Sab):
- Esta perícia é utilizada para ouvir qualquer tipo de som, seja uma conversa distante ou um inimigo tentando se aproximar silenciosamente. Normalmente, um teste de Ouvir é resistido contra o resultado do teste de Furtividade de outro personagem ou criatura.
- Pilotar (Des):
- Você sabe manobrar veículos terrestres, voadores e aquáticos.
- Prestidigitação (Des):
- Você consegue esconder pequenos objetos nas mãos ou em seu próprio corpo, surrupiar e colocar coisas pequenas em bolsos alheios, e fazer pequenos truques com moedas e cartas de baralho. Esta perícia sofre um redutor quando utilizada por personagens usando armadura média ou armadura pesada.
- Procurar (Int):
- Quando está olhando atentamente para uma coisa ou local, você percebe detalhes que podem ser úteis ou encontra algo que estava procurando.
- Profissão (Sab):
- Esta perícia diz como você é bom na profissão escolhida, e como consegue aumentar sua renda ao exercer essa profissão.
- Reparar (Int):
- Com esta perícia, você pode consertar aparelhos quebrados e danificados, e também restaurar Pontos de Vida em droides, máquinas e naves.
- Saltar (For):
- Esta perícia é usada para saltos longos e arriscados. Esta perícia sofre um redutor quando utilizada por personagens usando armadura média ou armadura pesada.
- Sobrevivência (Sab):
- Esta perícia é usada para caçar animais, reconhecer rastros de criaturas selvagens, guiar um grupo através de uma floresta, ou reconhecer e evitar perigos da natureza. Sobrevivência não permite seguir rastros difíceis, a menos que você tenha o talento Rastrear.
- Usar Computador:
- Esta perícia é usada para fazer diversas operações em um computador, como entrar em um sistema, escrever programas ou controlar aparelhos ligados a um computador específico.
- Usar Cordas (Des):
- Com esta perícia você pode amarrar, desamarrar ou arremessar cordas. Para amarrar um prisioneiro, você faz um teste de Usar Cordas com um bônus de +10. Se quiser escapar, esse prisioneiro precisa fazer um teste de Arte da Fuga resistido contra seu teste de Usar Cordas (é mais fácil amarrar alguém do que escapar das amarras).
There is no death, there is the Force.