Therr, senhor dos deuses e do tempo, criador do princípio, o mais poderoso entre todos, pai dos espíritos e da origem do pensamento decidiu ter companhia e de seus sentimentos brotaram os deuses. Para que houvesse alguma ordem, decidiu estabelecer 6 leis supremas, que os deuses filhos deveriam seguir ou morreriam (deixariam de existir)...Logo em seguida , Therr resolveu descansar e deixar tudo nas mãos deles.
1° Lei : Um deus é imortal e só poderá ser destruído se for esquecido ou se desobedecer uma das leis sagradas.
2° Lei : Cada deus pode criar seu próprio plano de existência para habitar e ali deve permanecer pela eternidade, devendo respeitar o espaço do outro e nunca invadi-lo sem permissão de Cronos ou do próprio Deus criador deste plano.
3° Lei : Entre os mundos, deve existir um plano neutro, onde os mortais passam nascer e morrer.A energia que se desprende de seus clamores alimentará os deuses e os manterá jovens.Um deus decide por si se deseja ser adorado por amor ou por medo pelos mortais. Nesse plano, os deuses devem interferir o mínimo possível, quando invocados e com poder equivalente à fé do mortal invocador.
4° Lei: Deuses podem habitar entre mortais, mas não em sua plena força, pois o mundo material é muito delicado. Eles devem usar corpos mortais (avatares) caso sintam a necessidade de reavivar a fé dos mortais e conquistar seguidores mais diretamente.
5° Lei : Zion e Byron criariam as primeiras criaturas viventes. Os demais deuses, poderiam se inspirar neles e amadurecer com seus erros e acertos. Nenhuma raça criada poderá ser completamente destruída, a não ser que seu próprio deus criador assim queira.
6° Lei : Nenhum deus pode quebrar uma promessa ou perderá seus poderes, tornando-se mortal por 100 anos ou até ser destruído.
Depois disso, Therr adormeceu e sua presença se espalhou para todos os lados, na formo do elemento “tempo”.
Zion e Byron, os filhos mais velhor de Therr,mais amadurecidos, decidiram começar a criar um mundo neutro, mas logo se aborreceram com isso resolveram se trancar em seu próprio plano de existência...Eles foram os responsáveis pela criação dos 4 elementos primordiais. E ensinaram seus irmãos menores e usar seus poderes... Cumpriram seu papel e instigaram os deuses a fazerem, pelo menos UMA promessa, que simbolizaria a importância da existência e objetivos deste deus.Eles disseram que entregariam a liderança do mundo dos mortais ao autor da promessa mais coerente.O escolhido foi “Honra”, considerado o mais centrado entre os deuses novatos, mas alguns de seus irmãos sentiram inveja e conspiram instigar Honra a quebrar sua promessa e perder sua divindade e seu posto como líder.
DEUSES "FILHOS DE THERR" :Humanos adoram :
" A Sagrada Trindade" * Honir , O pai que protege , adorado por sacerdotes e intelectuais que buscam criar e realizar boas obras.
Promessa: “Enquanto eu for Justo e houver honra entre os mortais, serei necessário.”
Domínios: Bem e Proteção.
Tendência: Boa / Leal
Símbolo : Um Escudo de Ouro e Prata.
OBS: Honir já habitou entre mortais, atuando com justiça e realizando pequenos milagres. Ensinou os homens sobre a bondade e generosidade. Também os ensinou a lidar com a terra e a dividir as coisas boas. Manteve a ordem e a paz enquanto caminhou pela terra dos mortais. Por onde passou, criou leis e atuou como Deus-Rei. O primeiro Dogma das Leis dos Homens fora criado por ele, uma espécie de código de boa conduta. Quando completou 100 anos de vida mortal, decidiu voltar ao seu plano espiritual, deixando que seus filhos e discípulos semeassem a justiça pela terra. Honir nunca revelou a identidade de seus filhos, para preservá-los de possíveis vingança de deuses invejosos. Entretanto, dizem que alguns humanos considerados santos ou heróis carregavam a descendência de Honir ...
* Lothys, A mãe que cura. Deusa boa, protetora dos inocentes.
Promessa: “Enquanto houver sofrimento a ser sanado, eu serei necessária”
Domínios: Cura e Bem.
Tendência: Boa / Caótica
Símbolo: Uma noviça ou Alguém ajudando outro.
Obs: Diz a lenda que Lothys não criou para si um plano de existência, pois ocupa-se em perambular pelo mundo dos mortais curando e ajudando inocentes, disfarçada como noviça ou anciã.Quando acredita ter cumprido uma missão, desaparece e reaparece em outro lugar...Alguns dizem que ela não possui avatar, mas possui um corpo de algum mortal puro de coração por algum tempo, pedindo permissão para tal em seus sonhos.
* Yolaus, o herói corajoso
Promessa: "Enquanto houver mal a ser combatido, serei necessário!"
Domínios: Força e Coragem
Tendência: Boa / Caótica
Símbolo: Um guerreiro combatendo monstros.
Obs: Yolaus era um semi-deus, que conseguiu alcançar a divindade plena, através de uma arriscada aventura nos confins dos nove abismos...É filho de Lothys com um mortal(humano guerreiro) e puxou a bondade e coragem de seus pais. É o deus preferido de aventureiros e um estímulo aos que almejam alcançar grandeza semelhante. Yolaus aparece de tempos em tempos nos mundos dos mortais, levantando heróis para combater o mal. Dizem que Yolaus foi capaz de arrancar um dos olhos de Khan e expulsar a maioria de suas tropas demoníacas de volta para seus mundos de origem....A prole de Yolaus consiste na maioria de heróis grandiosos.Dizem que também é pai dos centauros e das amazonas e que fica triste em vê-los em conflito e sabe que essa discórdia deve ser alguma espécie de vingança arquitetada por Khaan e Múh (Yolaus não sabe que existe a Sombra de Múh).
Elfos e Homens Fera ,adoram:
Millad, a mãe das florestas.Promessa: "Enquanto houver o instinto e a vida, Eu serei necessária".
Domínios: Plantas e Animais
Tendência: Neutra / Caótica
Símbolo: Uma árvore frutífera fazendo sombra para filhotes de animais adormecidos.
Obs: cultuada por povos da floresta, que atribuem à ela a criação da vida. Alguns dizem que ela exige sacrifícios para perdoar a aqueles que ousam profanar as matas sagradas com suas sujeiras e pecados.
Byron, Deus Ancião e senhor do fogo
Promessa: “Enquanto o fogo e a terra forem necessários para a existência dos mortais, Eu serei necessário.”
Domínios: Fogo e Terra
Tendência: Neutro / Caótico
Símbolo: Chamas.
Obs: Quando Nord e seus irmãos decidiram viajar (ainda crianças) para este lado do Universo, encontraram os deuses elementais.Alguns os receberam e os adotaram, outros ficaram desconfiados e tentaram bani-los, confundindo-os com suas sombras malignas...Depois de muito tempo e alguns mau entendidos desfeitos, Byron decidiu permitir a presença dos jovens deuses, pois gostava da alegria e agitação que espalhavam...Teve um breve caso com Millawood, mas logo se separaram , pois seus temperamentos eram explosivos demais...Do fruto desta breve união, tiveram dois deuses-filhos: Yshylla e Múh.
Yshylla, a dançarina Promessa: "Enquanto a necessidade pela alegria, pela música e pela dança existir, Eu serei necessária.
Domínios: Fogo e Vida.
Tendência: Neutra / Caótico
Símbolo: Uma meretriz dançando.
Obs: Adorada por alguns como deusa da paixão e fertilidade, também é mau vista por alguns povos mais conservadores, que alegam ser uma deusa impostora, irresponsável, fanfarrona e volúvel. Yshylla não acredita que a felicidade está em casar e ser fiel até a morte.Para ela, um indivíduo deve espalhar o amor e a vida por onde passar, aproveitando tudo que este mundo possa oferecer e extraindo todo o prazer carnal possível. Yshylla é adorada por alguns humanos e gosta de se misturar à eles, disfarçada de ninfa ou de uma bela e jovem humana . Quando fica grávida de um mortal, não pode voltar ao mundo dos deuses e nem recuperar sua imortalidade até dar à luz. Por isso, criou alguns guardiões para protegê-la nestes períodos...Ela prefere ficar entre os mortais, alegando que a maioria dos deuses é muita chata e repleta de falsa moralidade. Sua prole deu origem às raças de tieflings(quando seu pai é humano), ninfas (quando seu pai é elfo), Sucubus (quando seu pai é um Orcnóide), demônios (quando seu pai é Ogre ou troll) e Titans (quando seu pai é um gigante ou meio-gigante)...
Magos e Intelectuais em geral, adoram ou estudam:
Múh, o enigma
Promessa: "Enquanto houver conhecimento a ser adquirido ou ensinado, serei necessário".
Domínios: Ordem e Conhecimento
Tendência: Neutro / Leal
Símbolo: Um pensador meditando sobre um pergaminho ou um quebra-cabeça.
Obs: Uma entidade misteriosa e inteligente, sempre calculando e compreendendo o todo. É o deus preferido de magos e intelectuais. Alguns paladinos e clérigos não gostam de seus ensinamentos que "ensinam a pensar por sí mesmos", alegando que tal deus espalha o ceticismo. Múh não gosta muito de ser adorado, mas aceita discípulos com sede de saber. Múh deseja que todos aprendam até se tornarem independentes dos deuses e alcançarem a felicidade por si mesmos.Alguns deuses admiram sua maneira de pensar e outros desaprovam. Apesar de quase nunca demonstrar sua força divina, Múh sempre escapa de ciladas armadas por seus rivais através de uma estratégia impecável ou confundindo seus adversários, fazendo-os acreditar que o destruíram ou desfazendo suas alianças.A sombra de Múh ainda vive e nunca foi capturada pelos deuses. Seu nome é idêntico ao fonte deus e também compartilha da mesma inteligência e aparência.Múh não se recorda, mas ele mesmo criou sua sombra propositalmente, expurgando de si todo sentimento que alegava atrapalhar sua lógica...Ironicamente, não se sabe se sua metade fria se tornou má ou se a metade emocional...Apenas sua irmã Yshylla é capaz de perceber quem é o verdadeiro Múh, mas precisa se aproximar e enxergar malícia ou falta dela em seus olhos...Por esse motivo, Sombra de Múh e Mú evitam os deuses, apenas observando e aprendendo em segredo...