Rúbeo Hagrid
“Não existe Hogwarts sem você, Hagrid.”
> Harry Potter, em Harry Potter e a Câmara Secreta.
> Harry Potter, em Harry Potter e a Câmara Secreta.
Criando o meio-gigante…
O que dizer do fabuloso trabalho realizado pelo autor, dublê e pelo artista Nick Dudman?
Hagrid só foi possível ir para as telas de uma forma gigante graças à um truque de teatro e, nos primeiros filmes, sem efeitos gráficos, pois ainda não existia renda para tanto.
O ator principal de Hagrid foi Robbie Coltrane, o qual a escritora J.K. Rowling fez questão que assumisse o papel. Entretando a equipe de filmagem começou a se deparar com o problema de espaço para as filmagens, e até mesmo Coltrane começou a se questionar sobre isso.
“Não sou alguém que se move de maneira elegante ou controlada. Simplesmente ando a esmo. Então me perguntei o que faria se estivesse cercado de crianças. Que tamanho meus braços teriam se eu medisse 2 metros e meio? Se não tivesse cuidado, poderia derrubar uma criança ao e irar. Por isso Hagrid deveria manter as mãos perto do corpo, andar muito devagar e estar consciente de que poderia causar muitos estragos por onde passa.” Diz Coltrane.
No meio de várias divagações e reuniões com toda a equipe e diretores, Dudman sugeriu que arrumassem um dublê de corpo para Hagrid, a pessoa usaria uma roupa que o aumentaria. Tudo dependeria do tamanho da pessoa que faria esse dublê e foi em uma palestra que encontraram Martin Bayfield, um ex-jogador de rúgbi que mede 2,08 metros de altura, além de ser forte e grande.
“ Eu falo muito em público e estava fazendo um discurso em Londres”, recorda Martin, “ e alguém ligado à Warner Bros. estava na plateia. Ligaram para mim no dia seguinte perguntando se eu não poderia fazer um teste de dublê de corpo de Hagrid. Claro que pensei que fosse um trote. Falei poucas e boas para o pobre sujeito ao telefone, mas ele me convenceu de que era verdade. Comecei a ler os livros, mas não sabia se ficaria apenas arado lá ou se iria me envolver ativamente no filme. Descobri que seria bastante requisitado, o que foi muito divertido.”.
Depois de testado as roupas e demonstrado o resultado maravilhoso, os diretores aprovaram e Martin Bayfield foi incluído no filme em vários momentos, usando uma cabeça mecânica de um Hagrid.
“Hagrid puxando a árvore de Natal pela neve no primeiro filme é tudo coisa do Martin. Hagrid na plataforma da estação, no final do filme, dando tchau enquanto o trem passa, é o Martin. Há um bocado de Martin nos filmes.”, conta Nick Dudman.
Depois do terceiro filme, conseguiram verba financeiro suficiente para investir nos efeitos gráficos visuais e Mayfield passou a ser menos requisitado.
~*~
O Meio-Gigante mais amável de todos os tempos...
Hagrid nasceu mestiço, seu pai era um humano que acabou se apaixonando por uma giganta. Rúbeo perdeu seu amado pai quando era ainda muito pequeno sendo criado por sua mãe, porém ela não tinha um gênio maternal e amoroso e sua infância foi realmente muito difícil.
Ele acabou indo para Hogwarts, onde foi selecionado para a casa da Grifinória no mesmo ano que Tom Riddle estudou na Sonserina.
Fora por causa de Riddle que Hagrid fora expulso da escola em seu terceiro ano, quando ele contou ao diretor – e à todos – que ele criava monstros dentro de Hogwarts.
Mas isso não fez o amor pelos animais fantásticos diminuir. O meio-gigante tem uma queda por criaturas realmente perigosas e que, segundo ele, são “incompreendidas”. Algumas delas são: Fofo (o cão de três cabeças, enorme), Aragogue (a Acromântula que Harry e Rony tem o “prazer” de conhecer no segundo ano), Bicuço (o Hipogrifo mais amado e querido do universo), explossivins (criaturas mestiças, nascidas do cruzamento de uma mantícora com um caranguejo-de-fogo), Testrálios, e outras criaturas.
Hagrid também fora o responsável por retirar Harry dos escombros de sua antiga casa, onde Lilian e Tiago Potter haviam sido assassinados e onde o pequeno bebê que era Harry derrotou o Lorde das Trevas.
Ele é indiscutivelmente o aliado mais fiel e leal de Harry, Rony, Hermione e, obviamente, Dumbledore, sempre deixando escapar algumas pistas, segredos e informações confidenciais para os três.
Recentemente uma fã perguntou à autora qual seria o patrono de Hagrid, e J.K.Rowling – que é muito ativa no twitter dela, sempre procurando responder aos seus fãs inclusive em português! - respondeu “Hagrid couldn't produce a Patronus. It's a very difficult spell.”. É uma notícia de partir o coração para nós que amamos o meio gigante, porém é compreensível visto que o feitiço é realmente avançado e só poderia ser realizado pelos alunos de classes mais avançadas e, como Hagrid fora expulso de Hogwarts em seu terceiro ano, ele nunca teve a oportunidade de aprender ou de treinar o feitiço, já que não tem varinha.
Falando em varinha, também nunca foi comentado qual seria o núcleo da varinha de Hagrid. Nem mesmo no Pottermore existe essa informação.
~*~
Primeira Aparição: Harry Potter e a Pedra Filosofal.
Aparições Adicionais: Harry Potter e a Câmara Secreta ; Harry Potter e o Prisioneiro de Askaban ; Harry Potter e o Cálice de Fogo ; Harry Potter e a Ordem da Fênix ; Harry Potter e o Enigma do Príncipe ; Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte I ; Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte II.
Casa: Grifinória.
Ocupação: Guarda-Caças ; Guardião das Chaves de Hogwarts; Professor de Trato das Criaturas Mágicas (a partir do terceiro ano).
Organização: Ordem da Fênix.
Varinha: Dezesseis polegadas, carvalho (foi quebrada em seu terceiro ano quando foi expulso de Hogwarts e presumivelmente mantido em um guarda-chuva cor-de-rosa).
Habilidade Adicional: Resistente à algumas magias, incrível força e um porte imenso.
Aniversário: 6 de Dezembro.
Sangue: Mestiço (pai trouxa, mãe giganta).
Texto escrito sob consulta das obras: Harry Potter – Das páginas para a tela: a jornada completa das filmagens, por Bob McCabe ; O Livro dos Personagens de Harry Potter, por Jody Revenson ; Obra Animais Fantásticos e Onde Habitam, por J. K. Rowling,Newt Scamander ; e consulta ao site do Pottermore.