1 - O jogo só termina se seu Pj ficar sem Créditos e sem Pokemons para transferir (vender), lembrando que pelo menos se deve ter Um pokemon para sobreviver por aí.
2 - Para que seu pokemon lhe obedeça, em combates, funcionará assim :
Iniciativa : Soma-se a H do Treinador + H do Pokemon + 1d6, quem tirar o maior número, começa a batalha (Sim, logicamente,e pokemons selvagens ,geralmente, recebem desvantagens nisso).
Em seguida, o treinador ordena o ataque e rola um teste de H. Dependendo do humor do Pokemon, ele obedece ou fica "travado" ou erra.
3 - Capturando Pokemons:
Basta lançar uma Pokebola ( 1d6 + H + Pdf ou F do treinador, que precisa ser superior aos Pontos de Vida restantes + H + R do Pokemon alvo).
4- Efeitos Negativos de Combate(Condições) >> Alguns ataques causam efeitos secundários em pokemons alvo. Veja:
2 - Para que seu pokemon lhe obedeça, em combates, funcionará assim :
Iniciativa : Soma-se a H do Treinador + H do Pokemon + 1d6, quem tirar o maior número, começa a batalha (Sim, logicamente,e pokemons selvagens ,geralmente, recebem desvantagens nisso).
Em seguida, o treinador ordena o ataque e rola um teste de H. Dependendo do humor do Pokemon, ele obedece ou fica "travado" ou erra.
- Tabela:
- Humor (Tabela):
Feliz : 100% de Obediência >> 06 pontos de Respeito
Satisfeito: 83,33% de Obediência (5 chances em 6)
Normal: 66,66% de Obediência(4 chances em 6)
Indiferente: 50% de Obediência(3 chances em 6)
Triste : 33,33% de Obediência(2 chances em 6)
Revoltado: 16,66% de Obediência(1 chance em 6)
Irado: 00% de chance de Obediência. ( 0 chances em 6)
3 - Capturando Pokemons:
Basta lançar uma Pokebola ( 1d6 + H + Pdf ou F do treinador, que precisa ser superior aos Pontos de Vida restantes + H + R do Pokemon alvo).
- Tabela Pokebolas:
Pokebolas mais e menos modernas dão bônus extras:
* Pokebola Padrão : Concede +1 na rolagem de captura.Não concede bônus em capturas de pokemons acima de nível 10..Preço : C$200,00
GrandeBola: Concede +4 na captura.Não concede bônus em capturas de pokemons acima de nível 10..Preço : C$600,00
Ultrabola: Concede +8 na captura.Não concede bônus em capturas de pokemons acima de nível 20..Preço : C$900,00
Pokebola Rápida: Concede um bônus de +10 em Pokemons que possuem o movimento Ataque Rápido ou H4 ou maior.Não concede bônus em capturas de pokemons acima de nível 20..Preça C$1.200,00
Pokebola Áqua : Concede +5 de bônus na captura de qualquer pokemon aquático abaixo do nivel 20..Preço : C$1.500,00
Pokebola Pesada: Concede bônus de +8 na captura de pokemons de categoria grande (Com a vantagem grandalhão). Não concede bônus em pokemons sem essa categoria ou acima do nível 30..Preço :Varia entre .Preço : C$1500,00 à .Preço : C$3000,00
Pokebola Amorosa: Concede +5 de bônus de captura para pokemons com a Vantagem Aparência Inofensiva ou o movimento "Fofura" ou "Beijo Doce". .Preço : C$500,00
Pokebola Lunar: Concede um bônus de +10 contra pokemons do tipo Fada ,Noturno ou Fantasma.Não concede bônus em pokemons sem essa categoria ou acima do nível 30..Preço : C$800,00
Pokebola de nivel: Concede um bôns de +4 contra pokemons entre o nível 10 à 20..Preço : C$2.000,00
Pokebola Amiga: Concede +1 de bônus de captura. Melhora o humor do pokemon lá dentro em uma categoria ,desde que permaneça na pokebola por 4 horas ou mais.A função melhoria de humor não funciona contra pokemons com a Desvantagem "Rebelde" ou "Fúria".Preço : C$3000,00.
Pokebola ninho: Concede um bônus de +10 contra pokemons voadores ou insetos.Preço : C$1000,00
Pokebola Prêmio: Concede +10 de bônus de captura à pokemons abaixo do nível 11.Preço : C$1100,00.
Pokebola Submersa: Concede um bônus de +10 contra pokemons aquáticos acima do nível 19.Preço : C$1900,00
Pokebola Safari: Concede +50 de bônus de captura desde que o pokemon alvo não esteja ferido ou de humor abaixo de indiferente.São proibidas fora das zonas de safari.Preço : C$100,00
Pokebola X : Muito rara, concede um bônus de +40 contra Pokemons acima de nivel 30 ou com a Vantagem "Armadura Mental" ou "Mente Alienígena". Preço : C$4000,00
Pokebola Cristal : Além de exibir o pokemon dentro dela dormindo, concede um Bônus de +6. Cura 1 pv por hora do pokemon dentro e tira efeitos de "Envenenamento" após o pokemons repousar ali por 2 horas. Não cura enquanto o pokemons estiver envenenado e impede que o mesmo continue perdendo Pvs.Preço : C$4500,00.
Masterbola : Concede 100% de chance de captura de qualquer pokemon!!!! .Preço : C$10.000,00
- Nível e Evolução:
Evolução >> Um pokemon precisa colecionar uma quantidade de xps superior ao seu nível para evoluir para o próximo. Exemplo, um pokemon de nível 5 precisa reunir 6 xps para evoluir.
Quando um pokemon sobe de nível, o mestre dará opção para o Jogador aumentar um atributo de seu pokemon ou aprender um novo golpe ou receber uma nova vantagem. Seus Pvs e Pms não são curados, mas podem aumentar caso o pokemon receba 1 ponto em R (Atributo). Seus Xps,no entanto, são zerados.
Em certos níveis, alguns pokemons mudam de aparência, tamanho, peso e até personalidade. Em regras, ele torna-se uma nova criatura e seu Poder Racial muda para um mais forte, seus Pvs e Pms são curados e seus Xps são zerados.
Alguns Pokemons evoluem através de itens, como pedras da evolução, nesse caso, sua natureza(tipo) pode ser alterado, seus atributos são alterados e seus poderes.O pokemon não se torna necessariamente , mais forte em regras, normalmente, a transformação é equivalente em pontos, no máximo subindo 1 nível.
É o Caso do Pokemon EEVE:
- Spoiler:
Vencer um pokemon de nível inferior ou usando mais pokemons = 1 xp ganho.
Vencer um pokemon de nível superior = A diferença de nivel entre seu pokemon e o derrotado (ex: Um Pokemon nível 05 ,caso derrote um pokemon de nível 08 = 08-05 = 03 xps ganhos.)
Vencer um pokemon de nível superior com vários pokemons de nível inferior : Soma-se os níveis de seus pokemons e se forem superiores ao nível do Pokemon derrotado, cada pokemon que participou da batalha ganha apenas 1 xp, caso essa soma seja ainda inferior ao nível do pokemon derrotado, seus pokemons participantes recebem essa diferença em xps x 4 . Por exemplo, Você usa 03 pokemons nível 06 cada para derrotar um Pokemon inimigo nível 20, caso consiga (6+6+6 = 18 ; 20-18 = 02 x 4 = 08 xps para cada pokemon que saiu vivo ou xps somados para os sobreviventes.
4- Efeitos Negativos de Combate(Condições) >> Alguns ataques causam efeitos secundários em pokemons alvo. Veja:
- Abra Aqui:
* Envenenado >> Um pokemon que falhe em testes de R, em contato com ataques ou pokemons venenosos, ficará envenenado e perderá 1d6 pontos de vida por turno.
* Paralisado >> Um pokemon em contato com pokemons elétricos ou ataques químicos similares ficará Paralisado e tem 50% de perder sua ação próxima.
* Queimando >> um pokemons em contato com ataques tipo fogo tem 33% de chance (2 em 6) em ficar queimando.
* Sonolento >> Pokemons que falhem em testes de R contra efeitos mágicos hipnóticos ficarão sonolentos e dormem(perdem ações) por 1d6 rodadas.
* Confuso >> Pokemons atingidos seguidamente por danos críticos ou golpes especiais que geram esse efeito tem 33%(2 em 6) em ficar confusos. Pokemons confusos tem 50% de atingir a sí ou seu treinador ao invés do inimigo. Infelizmente, a única cura para a confusão é o retorno para Pokebola.
Outros efeitos terciários existem, como "enredado" (não pode retornar para Pokebola ou esquivar-se)ou "parasitado"(cede Pvs para o alvo por turno), mas esses efeitos serão melhor descritos pelos golpes .