♫♫♫
TODOS ♫♫ ♫
♪ Yuki ♪ e
♪ Eun-Ji ♪ Enquanto separava as partes na letra e ouvia mentalmente a música, Yuki sentiu algo curioso. Sabia exatamente quais eram as partes com as notas mais altas e diferenciar entre elas, mesmo nas nuances mais suaves, bem como achava ser capaz de reproduzir todas elas. Essa facilidade a permitiu fazer uma distribuição bem rapidamente.
- Ai será que eu vou conseguir? - Zhenzhen pegou o papel para olhar a música e balançou a cabeça no ritmo. - Que bom que eles vão nos treinar.
- …Gente, não sei… - Chae Soo mordeu o lábio - Eu tô com medo desse refrão e encerrar a música desse jeito.
- Relaxa, unnie. A gente vai fazer aula. Vai dar tudo certo.
♪ Shin-Hee ♪ Tommy estava entretido com a folha na mão e tagarelando bastante. Quase não viu o aceno de Shin, mas acabou fazendo um fighting e acenando de volta. Pelo jeito que estava feliz, as coisas fluíam bem.
- Eu estou. - Jaehyo tirou o celular do bolso e procurou a música com a separação original para ajudar a todos. Algumas músicas já tocavam na quadra, como Mirotic, Hate e Gee, misturando os sons entre grupos.
A ideia de Shin Hee foi aprovada logo para testar as frases. Aquela rodinha de música foi seguida de estaladas de dedos, provando de cada um uma pequena amostra de seus tipos vocais. Chae fez um muxoxo por ouvir que não havia rap, mas concordou de leve. Não entendia ainda que tivera o talento anulado de propósito, para enfraquecer outros times.
Jaehyo apontou um trecho, concordando que conseguiria cantar aquela parte e, no fim, a maior parte da músicas eles estavam cantando juntos. As linhas individuais tinham ajudado muito.
- Tommy vai se morder porque vamos ganhar esse negócio. Manda uma mais difícil, produção! - Quan Lei brincou.
♪ Eu Se ♪ - Quê!? - o loiro fez uma careta e arregalou os olhos. - Quem você chamou de bonito?
- Era para ser um elogio. Por que está bravo? - Amihan pontuou, dando risada e balançando a cabeça negativamente.
- N-não… Eu ..É que… - cruzou os braços emburrado - Tá bem. Eu faço isso de visual… Não sou “oppa” de ninguém. - resmungou a toa, mas Amihan olhou para a garota e sorriu de leve.
- Acho que faz sentido. Você ficaria sobrecarregado - Ji Kwon aceitou a sugestão.
- Tudo bem, líder, mas… eu acho você mais bonito.
- Para de deixar o Go Mi Nam convencido. Já basta ter uma menina linda rica que gosta dele…. Foi o seu amigo que falou! Não adianta negar.Se bem que deve ser uma metida… Aliás, ela vem assistir algum dia?
- Minki, deixe de ser inconveniente.
♪
Minki ficou espiando por cima do ombro de Eu Se enquanto ela organizava sua lista, estava bastante animado pelos primeiros minutos, depois decidiu ficar olhando em volta. Ao final, pegou o papel para inspecionar.
- Isso ficou muito legal! Eu sabia que você era um bom líder.
- Minki, deixa todo mundo ver…
- Olha, acho que consigo… Minha parte está boa. - Byunchul comentou humildemente.
- Esse agudo é caprichado, hm? Vamos ter que ensaiar muito. - Ji Kwon observou.
♫♫♫
TODOS ♫♫♫
- Muito bem, os ensaios funcionarão da seguinte maneira: todos os dias vamos disponibilizar as salas de ensaio onde vocês fizeram a audição. Vocês podem treinar por conta própria o quanto quiserem. Todos os dias nós iremos verificar o progresso de vocês. Não se preocupem, vocês terão o horário definido para cada grupo e modalidade, para que saibam quando devem estar aqui. Depois, faremos testes de ensaio no palco e de figurino. Espero que aproveitem essa oportunidade para extrair o máximo de nós. Podemos começar? Os monitores irão ajudá-los a seguir para as salas adequadas. Hoje vamos aconselhá-los com o básico para a apresentação.
Os monitores se aproximaram dos grupos, que foram se levantando e sendo encaminhados para as salinhas, todas filmadas em tempo integral. Minsoo deu um tchauzinho para o grupo das meninas e Dam fez uma breve reverência.
♪ Yuki ♪ e
♪ Eun-Ji ♪ Acomodadas na sala onde tudo tinha começado, a porta se abriu, revelando Bonnie, que seguiu para uma cadeira alta.
- Bom dia, queridas - sorriu educadamente, enquanto as outras duas meninas faziam reverências longas. - Vejamos… o grupo de vocês é 2NE1, com “Come Back Home”. Confesso que fiquei surpresa pela escolha da música - sorriu. - Não pensaram em escolher Wonder Girls ou Girls Generation em algum momento? - deixou que elas respondessem. - Muito bem, então vamos trabalhá-la. Essa música precisa de controle vocal e possui pouco rap. Está mais na atitude como você canta do que na maneira como você o faz. A letra fala sobre saudade, espera, incertezas. Ela é doce e sofrida, mas poderosa em cada sílaba. É importante terem isso em mente. Pensem nas pessoas queridas por vocês, alguém de quem sentem saudade. Agora… podem me apresentar o que vocês já têm?
Chae Soo começou a cantar sua parte, com bastante gingado, mas quando chegou na palavra “deullyeowa”, sua voz oscilou. Bonnie não disse nada, apenas fez uma anotação.
Enquanto Yuki cantava, a instrutora deu um sorriso e fez um sinal com a mão, acompanhando as mudanças de notas. Eunji conseguia percebê-las com muita clareza.
Foi a vez de Zhenzhen, que tentou suavizar a voz para fazer seu papel de Dara, mas Bonnie se limitou a fazer uma anotação.
Na vez de Eunji, Bonnie fez o mesmo movimento, curtindo a música e deu um largo sorriso, de olhos fechados. Na versão de CL, Chae Soo desafinou para entrar, mas recuperou no segundo “come back home”
- Tudo bem, tudo bem. Vamos parar um pouquinho. Chae Soo, seu forte é o rap, não é mesmo? Estou notando sua insegurança pela voz. Zhenzhen, não tente imitar a voz da Dara. Use a sua normal, ela já é agradável o bastante. Eunji,as notas estão ótimas. Sua voz é imponente e segura, mas quero que trabalhe as emoções ao longo dos dias está bem? Yuki, eu sinceramente pensei que seu tom de voz ficaria mais interessante na Dara, mas sua voz é bem limpa e você deu uma nova leitura para a música. Só achei que esse trecho está faltando poder. “Now you gotta do what you gotta do”. Pode deixar essa imagem para Chae. Talvez até trocar com ela as duas frases que vêm antes. Acho uma ideia interessante. Pensem no que eu disse. Quero também que pense nos sentimentos da letra, está bem? A propósito, quem de vocês é a líder? OK. Yuki, conseguiu entender o perfil dos membros do seu grupo, mas revejam os pontos que eu disse. Você deve coordenar suas colegas durante os ensaios e ajudá-las em suas dificuldades. Chae, primeiro, vamos tentar trabalhar isso comigo… “deullyeowa”…
Bonnie fez Chae repetir esse deullyeowa até quatro vezes, mas Eunji e Yuki conseguiam perceberam claramente qual era o problema: a transição das notas na sílaba final.
- Acha que consegue? - a garota afirmou com a cabeça após acertar da última vez. - Treine isso, querida. Muito bem, também vim para propor uma brincadeira aqui. Yuki, Eunji e Zhenzhen têm dupla nacionalidade, certo? Como está o japonês e o chinês de vocês? - Eunji sabia que infelizmente seu chinês ainda era muito básico para o que professora queria a seguir.. - Eu gostaria que cantassem uma estrofe em japonês e outra em chinês. Vai ficar incrível. Será um diferencial bom para o grupo. O que acham? Muito bem, meninas, vamos passar agora tudo.
As quatros treinariam a música toda, em um ensaio rápido, de cerca de meia hora, que Bonnie apenas apontava as melhorias e elas tentavam também as alterações sugeridas. No fim, a cantora queria que Yuki tivesse mais linhas e Chae, menos. A garota estava mais do que feliz por isso. Zhenzhen também se prontificou a cantar um de seus trechos em chinês. Eunji e Yuki tinham muita facilidade com toda a música. O que Yuki deveria trabalhar era a interpretação da letra, para compensar a doçura não muito compatível com aquela música. Eunji também precisava investir na “força” de seu canto e evocar emoções na canção, mas sua voz combinava um pouco mais com a empreitada.
- É isso, meninas, espero que tenham entendido minhas orientações. Nos vemos de novo depois de amanhã. Treinem bastante e me encham de orgulho. Amanhã vocês terão consultoria de Dança.
As meninas estavam finalmente liberadas para fazerem o que bem entendiam. Ainda havia almoço e toda a tarde pela frente, uma sala só para elas e limite de horário para voltar para casa, no caso de Eunji.
- Então, líder, o que vamos fazer agora? - Zhenzhen entrou no espírito, falando com Yuki.
- Nossa, vocês são mesmo demais! Foram tão elogiadas - Chae colocou as mãos nas bochechas. - Desculpem estragar com a minha parte, meninas.... Vou me esforçar!
♪ Shin-Hee ♪ Até a porta se abrir, já havia dado tempo para que os rapazes conversassem um pouco e ameaçassem se organizar.
- Enquanto ninguém chega, me diz o que mais você tá a fim de saber de garotas. As quietinhas são as melhores. - piscou, soltando a dica aleatoriamente.
Enquanto isso, Chae Wonghae simulava a coordenação das pernas do refrão e Kim Jaehyo fazia um tipo de versão própria da música, provando que seria uma arma destrutiva se colocado em outro time.
- Você vai fazer isso? - Wonghae o observava com as mãos no bolso.
- Ei, que legal. - Zhang admirava a dança diferenciada do colega.
- A coreografia não tem isso de verdade, tem? - Minsoo riu sozinho, meio tímido.
- HAHAHA não. A coreografia é fácil. Olha aqui. Direita, esquerda… - Zhang, que nem era o melhor dançarino, começou a mostrar devagar para o colega.
Alguns treinos básicos depois, a coreógrafa entrava na sala. Era a mesma que os tinha treinado para Not Today.
- Bom dia, eu sou Kim So-Hee e estou aqui para ajudá-los a treinar a coreografia de Sorry Sorry. Nos veremos depois de amanhã para acompanhar o trabalho, então peço que prestem atenção nas dicas que eu vou dar. Esta é só uma orientação geral, para que vocês treinem aqui o quanto quiserem. Está bem? Esta música é um verdadeiro clássico e já teve centenas de reproduções. Vocês precisam fazer algo diferente para serem bem sucedidos. Pois não?
Quan Lei estava sorrindo sozinho e tinha um dedo levantado.
- Eu tenho algo em mente. Podemos fazer solos?
- Sim, vocês podem mexer na coreografia. Mas tudo que fizerem ficará sempre por sua conta e risco.
- Vou trabalhar nisso, professora - sorriu do característico jeito charmoso.
- OK. Vamos trabalhar primeiro com a formação que vocês colocaram no papel. Os melhores dançarinos na frente. Vou avaliar essas posições. Hoje eu vou passar para vocês o ponto crucial da coreografia: o refrão. Então vamos por partes.
A instrutora se colocou na frente deles, virada de costas, e passou de quatro em quatro lentamente a troca das pernas com as mãos. Tal preciosismo não era necessário para seus amigos dançarinos, que faziam o movimento bem tranquilamente e um pouco sem levar a sério. Ela se afastou para observá-los enfim e liberou o refrão.
- Vamos. Estou olhando vocês.
Enquanto seus colegas brincavam de dançar, a velha dúvida apareceu na mente de Shin, impedindo-o de fazer os primeiros passos em sincronia com os demais: tinha tomado o remédio? Tinha
certeza disso? Afinal, estava sendo avaliado de perto. E se alguém notasse algo diferente com ele? Quando as sensações começaram a surgir uma atrás da outra, a voz da professora se fez ouvir.
- Parem, parem parem. YA! - a coreógrafa ralhou com ele. - O que está fazendo? - ela o mediu da cabeça aos pés. - Não vai levar à sério a minha aula, rapaz? Se não treinar, você
vai reprovar.
A professora fazia uma referência às últimas notícias. Tinha ficado tão claro que Chae Wonghae, Zhang e Kim Jaehyo o olharam meio estranho, pensando por um momento o que teria acontecido. Minsoo pareceu surpreso com isso.
- Tá tudo bem? - Quan Lei botou a mão no ombro dele.
♪ Eu Se ♪ A porta da sala de Eu Se foi aberta e a mulher da semana anterior entrou por ela, sendo bem objetiva.
- Bom dia, eu sou Kim So-Hee e sou coreógrafa da Shine Bright Entertainment. Há quanto tempo. - sorriu de leve. - Muito bem, eu já tenho uma vaga noção de como vocês dançam e previa que algo assim fosse acontecer. Entendo que vocês não tenham escolhido a música, então talvez esse seja um grande desafio para alguns. Antes de mais nada, quem é o líder? Certo, líder, você é o encarregado de assistir os vídeos de ensaio do grupo e coordenar seu time, supervisionando o que eles fazem. Eu vou passar para vocês uma
base de movimentos e organizar a formação de vocês no espaço. Devem treinar em cima disso e, no próximo encontro, faço os ajustes. Está certo? Deixe-me ver a formação de vocês… Centro, você fica aqui. Você, baixinho, fica aqu do lado direito dele. O outro mais baixo - apontou Byunchul - ali para o lado. - Isso. Agora os dois altos vão ficar em cada ponta. Ótimo. Mirotic é uma dança que exige sensualidade e muita atitude. Vocês
precisam usar os corpos de vocês. Estamos falando de garotos que dizem possuir uma garota. Se não conseguirem interpretar isso, vão cair fora. Certo. Treinem comigo então, ok? - ela foi para a frente deles e virou de costas. - 5, 6, 7, 8….
A professora primeiro fez as caminhadas para os lados, contando os tempos de quatro em quatro. Estava basicamente ensinando-os a andar. O treinamento de Boy in Luv não foi completamente em vão, já que os três conseguiam andar com o jogo de sensualidade de BTS. Byunchul ainda observava mais do que fazia os passos. Em seguida, ela parou.
- Como exercício, façam comigo… 1, 2 3, 4… I got you… - a professora começou a sensualizar deslizando as mãos ao lado do corpo, que formava um tipo de ondinha. Amihan fazia com perfeição. Minki sabia fazer a ondinha também, mas não tinha o mesmo ar sexy. Ji Kwon, por outro lado, esforçava-se para fazer igual e se aproximava mais da maturidade do movimento. Byunchul parecia um verdadeiro “Maknae” naquela função, mas estava tentando.
- Está bem, cada um de vocês agora. Façam um movimento livre. I got you…. Me ajudem, grupo. A professora chamou o coro do refrão - Ji Kwon, você. - o rapaz fez um movimento com os braços inspirado em “Not Today”. Era bem atraente e maduro olhando assim de perto e sua concentração chegava a ser até sexy… - Byunchul. - A professora chamou e o garoto fez um passo para cada lado, mais se divertindo com a música do que sexy. Ainda estava contido. - Amihan. - o coreógrafo fez com perfeição os passos da música, sem inventar. Era um profissional. - Uau. Muito bom! Muito bom! - gritou empolgada - Não deixem cair, Seok Minki! - o loiro se empolgou com as expectativas em cima dele e ergueu parte da camisa, dando uma giradinha e mostrando seu abdômen. Sim, Eu Se estava cercada de homens sensualizando para ela, e agora a cena fechava com chave de ouro.
Referência:
- Go Mi Nam! - a coreógrafa assoviou para o garoto, chamando o último deles a tentar. - Muito bem, muito bem. É isso. O espírito é mais ou menos esse. Byunchul, treine mais. Muito mais. Você não devia estar nesta música. Go Mi Nam… - ela parou para analisá-lo. - Atitude! Força. Isso aqui
não é Girls Generation. - aquilo deveria soar ofensivo, pelo menos era intenção. - Queremos garotas perdidamente apaixonadas por você. Inspire-se nos seus colegas, está bem? Sua constituição física não é das melhores, mas vai chegar lá com o tempo. Vamos trincar essa barriga, rapaz. Bem, estou feliz que alguns de vocês têm muita base de música. Treinem. Treinem muito. Amanhã vocês terão assessoria de vocal, eu voltarei depois de amanhã. Ok? Então é bom aproveitarem a oportunidade para me apresentarem algo muito mais evoluído. Confio no dançarino principal de vocês. Estão dispensados, se quiserem. Mas a sala ficará disponível o dia todo. Fiquem à vontade. Obedeçam seu líder.