DO COMO SURGIU
Civilização 3D&T, ou só C-3D&T, trata-se de uma ideia que tive a algum tempo, quando estava bolando cenários com uma amiga, mas nós estávamos com muita preguiça de pensar em alguma coisa. Então, dei uma espiada no velho 3D&T e todo aquele sistema genérico e dei-me conta: cara, se isso serve para personagens não há motivo do porquê não serviria para algo maior. Dai nasceu para nós a refilmagem desse sistema clássico, mas voltado para a criação de civilizações inteiras.
COMO FUNCIONA
É tudo muito fácil e qualquer um familiarizado com 3D&T pode pegar o jeito em meros 10 minutos livres.
Utilizando o sistema homônimo, a ficha de personagem agora serve para criar toda uma nova cultura baseada nas vantagens, desvantagens e perícias. A mecânica do jogo implica em escolher um local geográfico e jogar as suas civilizações ali, eles podem se aliar, se odiar, guerrear ou unir-se contra um inimigo comum conforme vão avançando na ficha de personagem. Não precisa de muito se já conhece 3D&T e tem uma ficha velha ou um rascunho em algum lugar.
DOS PONTOS FORTES
"Defensores de Tóquio diz que um atributo pode representar interpretativamente qualquer coisa contando que a mecânica seja a mesma", disse Renato Trimegisto (2011), no seu blog rpgista Atrás do Escudo. Como o próprio sistema é interpretativo e figurativo, que são os pontos fortes DO 3D&T, não há grandes necessidades em termos de quebrar-a-cabeça, ou mesmo preocupações com as famosas tabelas e os famigerados caça-piolhos. Gaste os pontos, veja os resultados, revise, ponha à mesa junto aos jogadores.
DOS PONTOS FRACOS
A mistura de gêneros é inevitável e se isso te aborrece, talvez seja melhor tentar um solo com teu mestre, e virse-versa. Por, outro lado, se tu fores apenas um mestre bolando um novo roteiro de aventura provavelmente não terá esse problema. As famosas escolas de magia talvez sejam uma das maiores críticas ao sistema, e, provavelmente, vós podes não querer adotar. Assim, como a fan-base do 3D&T é bem conhecida pela sua amplitude e originalidade, tu deves acabar por adotar um livro de download gratuito de vosso gosto.
COMO COMEÇAR
Decida a quantidade de pontos disponível:
- 5 pontos - Novatos: Uma tribo começando a se formar, andarilhos ou um grupo que saiu em busca de novas terras e depois enviara uma mensagem para o resto do povo.
[Até 3 desvantagens de -1 ponto cada] - 7 pontos - Batedores: Um grupo bem equipado, disposto a se estabelecer numa terra inóspita, ou somente desconhecida. Provavelmente, também podem ser sobreviventes de uma civilização destruída que apenas agora começa a se reerguer com os parcos sobreviventes.
[Até 3 desvantagens de -1 ponto cada] - 10 pontos - Avançados: Raízes fincadas e uma população crescente permitiu o avanço cientifico e tecnológico. A tua civilização cresce exponencialmente e se desenvolve, o que acarreta a sua busca e consumo interno e externo. Com certeza, já enfrentou várias adversidades e sobrepujou-as, mas talvez viva uma relação tensa com teus vizinhos.
[Até 3 desvantagens e uma única desvantagem de -2 pontos] - 12 pontos - Lenda: Os feitos do teu povo se espalham entre as outras nações, gerando lendas e contos fantásticos, mas apesar dos exageros há muita verdade sobre tua gente.
[Até 3 desvantagens de -2 pontos cada] - 15 pontos - Império: Tua civilização se ergue majestosa sobre o mundo, avizinhando-se sobre outras, para dividir o seu modo de vida, de uma forma ou de outra. Essas relações podem ser amistosas ou não, a depender dos objetivos desta. Mesmo assim, ela não é invencível e pode estar enfrentando dificuldades que podem a impulsionar pelo mundo afora.
[Até 3 desvantagens de no máximo -2 pontos cada]
KITS, CLASSES E PROFISSÕES
Segundo uma das mais recentes atualizações do Manual 3D&T sobre kits e classes para personagens, todo personagem novato pode adotar uma classe gratuita. E C-3D&T nós expandimos isso um pouco mais.
Todo grupo civilizado é formado por diversas profissões e funções. Assim, não faria sentido que a tua civilização eleita se restringisse a uma única função. Portanto, Seguindo a regra para personagens multi-classe no sistema, cada classe adicional custará um ponto adicional. Assim, a primeira classe custará zero, a segunda um ponto e a terceira dois pontos, e por ai vai. A única exceção que faremos é quanto aos seres humanos, grupo que nunca teve um olhar muito preocupado em explicar a sua capacidade de adaptação. Em C-3D&T, a vantagem única Humano concede ao teu povo comprar qualquer kit de classe permitido para a raça por apenas um ponto cada, com exceção do primeiro, que é gratuito.
DAS VANTAGENS E DESVANTAGENS
VANTAGENS E DESVANTAGENS ÚNICAS
As vantagens e desvantagens únicas ao contrário do que descrevem compõem as raças que fazem parte da tua civilização, não importando a posição social que ocupam ou que relações elas mantém. Procure evitar construir uma civilização em que a população seria um único tipo racial monstruoso com muitas vantagens únicas. O melhor é trabalhar nas relações e no porque eles mantem-se junto. Se dessa relação advir alguma dificuldade ela também poderá ser explorada nas demais desvantagens. Abaixo a forma como sugerimos que os Humanos sejam representados em regras.
Humanos (0 P.): Humanos são adaptáveis e aventureiros e empreendedores por natureza, eles recebem 1 ponto extra inicial apenas para atributos. Humanos também pode adotar qualquer classe adicional, se decidir-se por ser multi-classe, pagando apenas um ponto para cada nova profissão. Humanos vivem em média oitenta anos.
VANTAGENS
Elas representam o que o teu povo pode realizar, sempre respeitando a originalidade e o pensamento derivado do que tu imaginaste para a tua civilização. A vantagem Máquina pode tanto se tratar de servos golens mágicos quanto máquinas automatizadas, por exemplo.
ÁREA DE BATALHA
Essa vale a penas observar, em batalha ela funciona da mesma forma como especificado: as tuas tropas podem entrar num campo de combate no qual tem a vantagem especifica. Isso pode tanto ser uma poder mágico estranho, quanto a simples capacidade de manejar o terreno, ou preparar o local antes da luta, como muitos generais já fizeram ao longo da história.
ARENA
Semelhante a anteior, mas diferente. O teu povo possui especial conhecimento sobre um tipo de terreno, ou recebem benefícios por viver em determinado local que dispõem das melhores vantagens para a sua raça.
DESVANTAGENS
Elas não só serão as dificuldades enfrentadas pela comunidade, ou povo, mas também as características que os definem e diferenciam dos demais. Um velho conselho para jogadores que ainda é muito bom é esse: Escolha desvantagens com que se divirta interpretar. Não ligue para esse ou aquele apelão que xingue a tua ideia; acredite, destes eu já encontrei muitos e a voz de que fazem mal uso não vale a pena nem uma única resposta. Deixe-os mortos.
CÓDIGO DE HONRA
Aqui veremos isso como as idéias filosóficas, moral, ou leis que movem a vossa civilização. Contudo, se possuir a vantagem Clericato, provavelmente devem concordar com as ideias pregadas pela igreja local.
DEPENDÊNCIA
Teu povo pode estar sofrendo de uma doença rara, ou outra espécie de epidemia grave. Se houver magia no cenário, pode ser uma maldição.
MAGIA OU NÃO
Talvez vós me cê não queira magia na tua campanha, ou queria torna-lá de difícil acesso, penosa e demorada e aprender. O próprio sistema mudou ao longo dos anos e há aqueles que se prendem aos velhos focus de magia nos muitos caminhos de magia do 3D&T velha-escola, quanto quem esteja feliz com o sistema escolas de magia, mais simples.
PERÍCIAS
Aqui, as perícias se tratam dos conhecimentos que a civilização possui de mais avançados. Não quer dizer necessariamente de que é a única coisa que eles possuem conhecimento, mas o seu ponto forte. O talento Genialidade é um importante customizador nisso, pois caracteriza o povo como o mais avançado da sua época, de acordo com o nível tecnológico combinado.
DEUSES OU NÃO
Essa é uma parte a se pensar, pois provavelmente o mestre talvez queira que não haja deuses no seu cenário, mas tu, caso seja lhe dada a liberdade, talvez vá querer adotar um patrono protetor para o teu povo. Nisso, não há mistério. No livro básico de 3D&T há todo um capitulo de entidades genéricas para serem patronos: deuses da guerra, deusa da paz, deuses da ressurreição, deuses da traição; bastando apenas escolher. No entanto, há diferença entre seguir com o papel de devoto. Para que uma comunidade possua reais poderes clericais a disposição é preciso o talento Clericato ou Paladino.
ATRIBUTOS
Os atributos estão ligados a testes e rolagens eventuais, que irão depender de eventos que atinjam toda a população de uma forma geral. Então, testes de Resistência poderão vir a correr entre meses ou anos, talvez décadas, a depender da necessidade. Exemplo: um surto de uma nova doença pode vir a exigir um teste de Resistência.
FORÇA
Força é a Força de Trabalho. E nenhum povo é desprovida de Força de Trabalho, mesmo que ela seja reduzida.
Ela pode representar a capacidade de trabalho ou o poder de mover grandes quantidades de material. Se surgir uma necessidade de teste envolvendo trabalho manual o mestre pode enumerar o desafio e o valor de um ataque com força equivalerá ao sucesso do grupo de trabalho destacado para a tarefa. Tu podes usar principalmente para mover grandes quantidades de material ou coletar recursos, como em minas ou plantações. No entanto, sempre necessitará de alguma outra Perícia se quiser desenvolver melhor essa coleta (mover só o que está disponível), pois há enorme diferença entre coleta e produção (gerar recursos). O que nós leva ao item