Verdades
Livro do Destino
Livro do Destino
"Eu estarei aqui... Porque? Eu estarei esperando... Aqui... Para que? Eu estarei esperando... Por você... Então... Se você vir aqui... Você vai me achar."
- Preces de uma Verdade. -
Como os jogadores mais habituais de M&M do fórum devem conhecer, as Verdades são um rumo aleatório para o destino das sub campanhas.
Para aqueles que não conhecem, uma breve explicação com @Mindgame
Para aqueles que não conhecem, uma breve explicação com @Mindgame
- Explicação do @Mindgame:
- Em alguns momentos da narrativa eu usarei VERDADES para iniciar side-quests.
Sistema: Eu convocarei todos os jogadores da mesa para que cada um diga, neste tópico, uma "verdade" sobre a cena, isto é, cada jogador irá inserir informações nas lacunas do enredo que ainda não foram devidamente descritas na narrativa.
Exemplo: Em uma cena em que o grupo entra, pela primeira vez, em um determinado pub e, antes de descrever esse pub, o narrador pede que cada um diga uma verdade sobre esse lugar, o primeiro jogador determina "Este pub é apenas uma fachada para um comercio ilegal no subterrâneo", o segundo jogador acrescenta "Esse comercio ilegal se trata de contrabando de pessoas." o terceiro jogador decide alterar a verdade do segundo jogador determinando "Não são pessoas, são criaturas mágicas!", por fim, o quarto jogador acrescenta "Sabendo de tudo isso, um dos meus contatos está nesse pub, esperando para me passar as informações sobre esse comércio ilegal!".
Notem que todas as verdades precisam ter algum gancho com a cena e, preferencialmente, também com o PJ. Se um jogador quiser alterar a verdade proposta por outro jogador, deve manter a mesma base e nenhum outro jogador poderá alterar essa verdade novamente.
Quanto mais dificuldades vocês acrescentarem a verdade proposta, maior será a recompensa conquistada através dela e, quanto mais vantagens vocês propuserem através de verdades, maior será o revés que virá junto com elas. Por exemplo, se o grupo está prestes a enfrentar um demônio e determina, através de verdades, que encontra uma espada mágica capaz de matar demônios, essa espada realmente será encontrada e será capaz de matar demônios, mas virá com uma maldição de igual potencial que afetará o usuário; por outro lado, se o grupo define que foi pego de surpresa por um vilão que estaria os observando, eles, de fato, serão capturados pelo vilão, mas serão jogados em algum cárcere em que encontrarão algum NPC que os ajudará ou terão acesso a segredos e/ou itens valiosos desse vilão.
Espero que raramente aconteça, mas caso uma verdade seja anti-jogo (Como "meu rival aparece morto"), avisarei para que o jogador mude para algo mais adequado. No mais, é uma ferramenta de narrativa em que espero ver cenas inesperadas e criativas. ^^
Obs: A qualquer momento um jogador pode despender um Ponto Heroico para evocar o sistema de verdades, onde todos serão convocados para inserirem verdades na cena (apenas o jogador gasta PH e não pode alterar descrições já estabelecidas pela narrativa).