Ametista escreveu:
Fiquei confusa agora, é parte da piada?
O testemunho do irmão
@Wolfnys me lembra a trágica história de Hípaso de Metaponto...
Um filósofo pré-socrático que provou primeiramente a existência dos números irracionais, em um momento em que os pitagóricos pensavam que os números racionais podiam descrever toda a geometria do mundo. Tal fato se tornou uma heresia diante dos racionalistas pitagóricos qeu criam que o Uno, um, era uma divindade geométrica perfeita derivada da fina crença do jovem faraó Akenaton.
Hípaso de Metaponto por trair a razão dogmática dos pitagóricos, revelando ao mundo a existência destes novos números, foi expulso da escola...
E assim acabou morrendo em um naufrágio de circunstâncias misteriosas, onde cometeu suicídio que se deu como autocastigo ministrado por um grupo de pitagóricos o matou afogado, tal decisão individual e particular foi decida por Pitágoras em pessoa!
Assim por sua livre vontade próprio desejo, determinado por outros e por um naufrágio acidental, Hipaso de Metaponto , alcançou a liberdade a sua alma para buscar a purificação em outro corpo por ter pecado contra a emotiva fé na racionalidade.
E os pitagóricos erigissem uma tumba com seu nome, mostrando assim que, ele estava morto.
E até hoje sua demonstração, por métodos geométricos, que envolvia que a hipotenusa de um triângulo isósceles com catetos de comprimento igual a uma unidade e raiz quadrada de dois (constante de Pitágoras), não poderia ser expressa pela razão entre números inteiros expôs uma questão clara a ser ignorada por todos que não usaram esse ano a fórmula do indiano Bhaskara.
Trágico...