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    Ajuda D&D 5º Ed. interpretação sobre Testes

    Leo Almeida
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    Ajuda D&D 5º Ed. interpretação sobre Testes Empty Ajuda D&D 5º Ed. interpretação sobre Testes

    Mensagem por Leo Almeida Dom Dez 03, 2017 6:35 pm

    Bom Dia a Todos,
    Tenho algumas duvidas sobre interpretação da regra, na verdade um embate de opinião, vou descrever uma situação e quem puder e tiver entendimento sobre regras do D&D 5º Ed. e puder me ajudar fico imensamente agradecido.

    1º Meu personagem ladino, gostaria de fazer um teste de percepção para ver se a porta esta fechada...o teste é bem sucedido.... O mestre diz que uma armadilha foi acionada, pois, em sua interpretação vc deve abrir uma porta para ver se ela esta aberta e com isso aciona a armadilha.
    Ps: eu não concordo pois, minha interpretação é que se o teste é percepção é pra verificar se aparentemente ela esta aberta e não abri-la, pois, se o intuído fosse abrir a porta eu nem faria teste.. (o segundo passo meu personagem procuraria armadilha, o teste de percepção era pra ver se iria aparentemente precisar de usar lockpick)



    2º Meu personagem ladino se encontra do lado de fora de uma sala, e digo "vou procurar armadilha nesta sala" e aponto pra ela, ele pede que role teste de destreza, eu sou bem sucedido e escapo de uma armadilha que se encontra no quadrado de dentro da sala, segundo ele para procurar armadilha dentro da sala eu teria que primeiro entrar.
    ps: eu não concordo pois, se eu quero procurar dentro da sala armadilha o primeiro quadrado dentro dela, se INCLUÍ na sala...


    3º Para vasculhar um corpo em busca do loot normal, é necessario teste? Se Sim qual?
    ps: minha opnião é dispensado , pois, o corpo não oferece resistencia e a não ser q seja um item escondido como uma agulha um item dentro do corpo no intestino por exemplo,ou pequeno, seria dispensado, por exemplo fazer um teste para achar
    uma espada que o cara esta usando, poções, dinheiro, braceletes, enfim na minha opnião é que é desnecessario. MAs ele cobre e eu respeito, porém ele cobra investigação e creio que é percepção(forçadamente).

    >>>4º Vou fazer um teste, a dificuldade tem que ser dita pelo mestre ou não?<<<



    Gostaria da opnião de vocês sobre esse embate, e o apontamento da interpretação que deve ser correta em cada situação.
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    Ajuda D&D 5º Ed. interpretação sobre Testes Empty Re: Ajuda D&D 5º Ed. interpretação sobre Testes

    Mensagem por Hellkite Dom Dez 03, 2017 7:37 pm

    Meu conhecimento maior é de 3.5, de qualquer maneira deixo minha opiniao.

    1- Faltou o mestre pedir para voce detalhar a ação. Como voce vai fazer isto? Olhando apenas, ou tentando abrir a porta?

    2 - Um ladino cuidadoso comecaria pelo primeiro quadrado, nao o ultimo quadrado da sala, kkk.

    3 - Nao pediria teste, é como se voce dissesse que iria rolar um 10 em procurar (nao sei se isso existe em 5.0) Para algo mais minucioso, rolar um 20. Ah sim, percepção...

    4 - Se o mestre nao quiser, ele nao diz. Principalmente para percepcao.

    Agora veja bem, a decisao do mestre é soberana. É sempre bom ter tato nao hora de ir contra uma decisao do mestre, e ficar enchendo o saco por causa de uma coisa que nao concorda é muito chato, especialmente se o mestre ja se decidiu a respeito.
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    Mensagem por Elminster Aumar Dom Dez 03, 2017 7:45 pm

    Leo Almeida escreveu:Bom Dia a Todos,
    Tenho algumas duvidas sobre interpretação da regra, na verdade um embate de opinião, vou descrever uma situação e quem puder e tiver entendimento sobre regras do D&D 5º Ed. e puder me ajudar fico imensamente agradecido.

         1º Meu personagem ladino, gostaria de fazer um teste de percepção para ver se a porta esta fechada...o teste é bem sucedido.... O mestre diz que uma armadilha foi acionada, pois, em sua interpretação vc deve abrir uma porta para ver se ela esta aberta e com isso aciona a armadilha.
         Ps: eu não concordo pois, minha interpretação é que se o teste é percepção é pra verificar se aparentemente ela esta aberta e não abri-la, pois, se o intuído fosse abrir a porta eu nem faria teste.. (o segundo passo meu personagem procuraria armadilha, o teste de percepção era pra ver se iria aparentemente precisar de usar lockpick)



      2º Meu personagem ladino se encontra do lado de fora de uma sala, e digo "vou procurar armadilha nesta sala" e aponto pra ela, ele pede que role teste de destreza, eu sou bem sucedido e escapo de uma armadilha que se encontra no quadrado de dentro da sala, segundo ele para procurar armadilha dentro da sala eu teria que primeiro entrar.
     ps: eu não concordo pois, se eu quero procurar dentro da sala armadilha o primeiro quadrado dentro dela, se INCLUÍ na sala...


       3º Para vasculhar um corpo em busca do loot normal, é necessario teste? Se Sim qual?
    ps: minha opnião é dispensado , pois, o corpo não oferece resistencia e a não ser q seja um item escondido como uma agulha um item dentro do corpo no intestino por exemplo,ou pequeno, seria dispensado, por exemplo fazer um teste para achar
       uma espada que o cara esta usando, poções, dinheiro, braceletes, enfim na minha opnião é que é desnecessario. MAs ele cobre e eu respeito, porém ele cobra investigação e creio que é percepção(forçadamente).

    >>>4º Vou fazer um teste, a dificuldade tem que ser dita pelo mestre ou não?<<<



    Gostaria da opnião de vocês sobre esse embate, e o apontamento da interpretação que deve ser correta em cada situação.

    Olá Léo, tudo bom?

    Bom, devo dizer que eu mal joguei D&D 5ª Edição, mas joguei por muitos anos o D&D 3.5, então vou me basear nele para dar o meu ponto de vista nas respostas.

    1ª) Concordo que este teste de percepção não deveria supor que o jogador tentou abrir a porta, afinal, se ele fosse tentar abrir a porta, não seria necessário teste nenhum.

    2ª) Nesse caso, você primeiro teria que realizar o teste de procurar para ver se encontra a armadilha. Encontrando a armadilha, você poderia tentar desarmá-la. Em caso de fracasso, aí sim a armadilha poderia ser ativada e você teria que rolar o teste de Destreza para escapar dela.

    3ª) Não deveria ser necessário teste algum, ainda mais se você não tem pressa de vasculhar o corpo. É diferente se por exemplo, o teto do lugar tá desabando e você precisa sair correndo de lá. Nesse caso poderia ser pedido um teste para ver o que você consegue pegar de mais valor nos poucos segundos que você tem.

    4ª) A dificuldade não precisa ser dita pelo mestre, e eu acho até melhor que ele não diga.
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    Mensagem por zignon Dom Dez 03, 2017 7:49 pm

    Exato, determinada pelo mestre sim, dita não tem porque
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    Mensagem por Leo Almeida Dom Dez 03, 2017 8:53 pm

    Elminster Aumar escreveu:2ª) Nesse caso, você primeiro teria que realizar o teste de procurar para ver se encontra a armadilha. Encontrando a armadilha, você poderia tentar desarmá-la. Em caso de fracasso, aí sim a armadilha poderia ser ativada e você teria que rolar o teste de Destreza para escapar dela.

    Então sim eu fiz o teste bem sucedido era uma armadilha de rede, dungeon com personagens lvl 1 e 2, tirei 22 no total, só que ele diz que se eu vou procurar armadilha dentro da sala eu tenho que entrar na sala e a armadilha se encontrava no 1º quadrado dentro da sala eu a teria ativado antes mesmo de procurar, pois, para procurar eu teria que adentrar na sala primeiro.
    Eu entendo que vc começa a procurar de fora pra dentro já que o 1º quadrado esta dentro da sala na minha interpretação ele faz parte da sala, logo teria que ser detectado, a menos claro que falhasse que não foi o caso.

    O restante analisados por você concordo e agradeço mesmo pela atenção e ajuda.
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    Mensagem por Bravos Dom Dez 03, 2017 9:16 pm

    Essas dúvidas são bem gerais na verdade, é muito da relação mestre/jogador.

    A primeira questão é mt feladaputisse do mestre. Se a interpretação dele diz que não pode abrir uma porta, ao passar no teste vc nota isso sem abrir.

    A segunda, eu acho que vc precisa entrar na sala para buscar a armadilha sim, podendo pedir um segundo teste. Mas ele deve esclarecer isso. Tipo, ele te pede o teste e depois informa: pronto, agora vc pode procurar.

    Teste para vasculhar morto é mt idiota. Plmdds o cara tá morto. A não ser que o mestre queira que haja algo excepcional muito bem escondido entre as roupas, mas se for algo comum, sem necessidade.

    Quarta pergunta, não precisa não. Isso serve até para imergir, vc não sabe a dificuldade da coisa até tentar.
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    Mensagem por Freya Stormborn Dom Dez 03, 2017 9:56 pm

    Olá, @Leo Almeida. Joguei o 5.0 por alguns meses, como ladina e narro rpg a algum tempo, então tentarei responder com minha experiência.

    1 - Você declarou tentar verificar se estava trancada com Percepção. O mestre não poderia ativar a armadilha sem dizer que não dava pra saber só olhando e te deixar decidir se irá ou não abrir.

    2 - Bem, se você declarou que ia procurar armadilhas começaria pela entrada então o que ele fez foi incrivelmente parcial e contra você. Poderia até pedir 2 ou 3 testes depois, mas começaria na entrada antes de tu entrar. Não faz sentido procurar elas se tu ativar todas.

    3 - A menos que você tenha um limite de tempo e queira algo muito específico e bem escondido, não precisa rolar. Deve-se supor que o jogador vai gastar todo o tempo necessário para encontrar tudo e saquear o corpo.

    4 - O mestre não precisa te dizer a dificuldade, no máximo te avisaria se faz com vantagem, desvantagem ou normal.
    lgsscout
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    Mensagem por lgsscout Seg Dez 04, 2017 11:09 am

    1- Ladinos em geral conseguem sentir presença de armadilhas. Se tinha armadilha na porta, ou você falharia em detecta-la, ou perceberia antes de acabar de abrir a porta. Faltou ou a você ou ao mestre detalhar as circunstancias.

    2- Ou seu ladino tem nada de inteligência, ou começaria buscar armadilhas desde o primeiro passo dentro da sala e não só quando tivesse no meio

    3- Loot normal não exige teste. Só a capacidade de saber o que a pessoa está usando. Agora se fosse algo mais específico como algum item único ou algo camuflado via magia e afins, daí entrariam outras variáveis.

    4- Não, dificuldade não precisa ser dita. As vez nem mesmo o motivo do teste precisa ser dito pra não quebrar a narrativa antecipando algo que não deveria.
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    Mensagem por Kether Seg Dez 04, 2017 12:57 pm

    Fala aê Leo!

    Jogo o 5ed e narro também e com base na minha experiência vou colocar as minhas opiniões:

    1ª) Fazer um teste de percepção para saber se a porta está trancada, e somente com este teste ativar uma armadilha?
       E como você só queria saber se a porta estava trancada, foi forçado ter de abrir/escancarar a porta. Também acho que percepção passiva foi completamente ignorada, então o mestre deveria ter rolado para seu personagem ter uma noção de que haveria uma armadilha naquele local. Neste caso se passasse, teria a ideia de ter ou não a armadilha.

    2ª) Mais uma vez a Percepção passiva foi ignorada para o seu ladino. E outra, passando pelo quadrado adjacente ao que seu personagem está ele deveria te pedir a rolagem de Search uma vez que você declarou que iria procurar por armadilhas.

    3ª) Caso tenha tempo você não precisa de teste como todos disseram, apenas no caso de um bolso escondido ou se o npc engoliu o item e você esteja procurando por um item específico que fosse sabido estar com o morto. Porém é necessário um teste de Search se você estiver numa ação com risco tipo, sala desmoronando, em combate, ou outra ação similar.

    4ª) Não é obrigatório não, tem mestre que gosta de falar. Eu mesmo em determinado momento do meu jogo digo qual é a dificuldade para um teste, mas em outros momentos só peço a rolagem do jogador sem mesmo dizer qual a perícia que ele está realizando o teste. Isso quando eu não faço o teste pelo jogador de maneira oculta.
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    Ajuda D&D 5º Ed. interpretação sobre Testes Empty Re: Ajuda D&D 5º Ed. interpretação sobre Testes

    Mensagem por Leo Almeida Seg Dez 04, 2017 8:58 pm

    Primeiramente gostaria de agradecer a todos aqui e a comunidade por dedicar um tempo para responder meus questinamentos

    Kether escreveu:
    1ª) Fazer um teste de percepção para saber se a porta está trancada, e somente com este teste ativar uma armadilha?

    opa tudo bom, obrigado pela atenção .. então, segundo a  interpretação dele, para vc verificar se a porta esta aberta utilizando percepção vc deve abrir/forçar a porta, que como consequência acionaria a armadilha
    Kether escreveu:Mais uma vez a Percepção passiva..
    poderia me falar mais sobre essa percepção passiva?... pq no meu entendimento leigo deveria ser assim: se vc tem um ladino ele teria que ter percepção passiva para suspeitar de armadilha na area, pq do jeito que esta sendo é um saco pois, teria que a cada 4 quadrados ficar verificando se tem armadilha, agora imagina isso na dungeon inteira, cada 4 quadrados eu rolando procurar armadilha, li a respeito e alguns lugares vi que tem essa percepção passiva para armadilhas para o ladino,mas n achei no livro 5ºed D&D.. pq ai ele veria ou não algo estranho,dependendo do acerto de teste percepção esporadico; por exemplo eu estaria andando e caso tivesse uma armadilha na area o mestre diria para rolar um teste de percepção, caso eu seja bem sucedido ele fala, vc desconfia de algo algum mecanismo na redondeza... ai sim eu procuraria ate acha-la...ou ativa-la procurando...esse é meu pensamento.[/quote]
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    Mensagem por Leo Almeida Seg Dez 04, 2017 9:01 pm

    lgsscout escreveu:1- Ladinos em geral conseguem sentir presença de armadilhas. Se tinha armadilha na porta, ou você falharia em detecta-la, ou perceberia antes de acabar de abrir a porta. Faltou ou a você ou ao mestre detalhar as circunstancias.

    2- Ou seu ladino tem nada de inteligência, ou começaria buscar armadilhas desde o primeiro passo dentro da sala e não só quando tivesse no meio

    1- poderia me dizer sobre esse sentir armadilha, não achei no livro, e é justamente esse mesmo pensamento que tenho a respeito disso

    2- sim a ideia qnd eu digo, "vou procurar armadilha nesta sala" e me encontro do lado de fora, é justamente que o primeiro quadrado dentro da sala tbm faz parte da sala, e não que eu teria que entrar primeiro para começar a procurar... esse é meu questionamento pois, eu acho incoerente, se eu quero procurar subintendente que é de dentro pra fora e não de dentro para o restante da sala.
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    Mensagem por Leo Almeida Seg Dez 04, 2017 9:06 pm

    muito obrigado pelas suas colocações, de acordo com sua interpretação poderia sanar uma duvida?
    Bravos escreveu:
    A segunda, eu acho que vc precisa entrar na sala para buscar a armadilha sim, podendo pedir um segundo teste. Mas ele deve esclarecer isso. Tipo, ele te pede o teste e depois informa: pronto, agora vc pode procurar.

    então se estou em um quadrado fora de uma sala, e a sala esta Aberta então eu não poderia procurar de fora pra dentro do meu local para o 1º quadrado do lado de dentro da sala? sempre cairia?
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    Mensagem por Bravos Ter Dez 05, 2017 12:18 am

    @Leo Almeida não quero ser chato e julgar precipitadamente seu mestre/narrador mas parece que ele tá jogando contra os jogadores e não é bem isso que o mestre deveria fazer Laughing o personagem é um ladino, ele sabe como armadilhas costumam funcionar, não é você que precisa descrever com detalhes como se desarma uma armadilha... Vc joga o dado, se tiver sucesso, o personagem sabe exatamente onde está e/ou como desarmar...

    Isso de ficar adivinhando 'nossa, não deve poder abrir a porta' ou 'perai, vou olhar aqui antes de entrar' é só pra foder os jogadores xD o jogador não sabe, mas o personagem sabe e isso se reflete na jogada de dado.
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    Mensagem por Leo Almeida Ter Dez 05, 2017 1:08 am

    Bravos escreveu:@Leo Almeida não quero ser chato e julgar precipitadamente seu mestre/narrador mas parece que ele tá jogando contra os jogadores e não é bem isso que o mestre deveria fazer Laughing o personagem é um ladino, ele sabe como armadilhas costumam funcionar, não é você que precisa descrever com detalhes como se desarma uma armadilha... Vc joga o dado, se tiver sucesso, o personagem sabe exatamente onde está e/ou como desarmar...

    Isso de ficar adivinhando 'nossa, não deve poder abrir a porta' ou 'perai, vou olhar aqui antes de entrar' é só pra foder os jogadores xD o jogador não sabe, mas o personagem sabe e isso se reflete na jogada de dado.

    Pois é complicado, talvez seja por falta de conhecimento mesmo pois é a primeira historia que ele esta narrando, embora tenha experiencia em RPG como jogador, a narração esta excelente todos gostam , o problema da situação é que quando levanto esses questionamentos eu sou o "chato", sabendo que esta errado, eu tenho uma facilidade em interpretar textos por causa da minha profissão que me exige isso, mas na mesa vejo essas coisas e quando questiono fico como chato, sendo que ta errado. a propria descrição de percepção é bem obvia e clara, mas como sou humilde venho atras de quem tem mais conhecimento para ver se estou realmente certo.
    pq pensa.. a cada 4 quadrados rolar dado procurando armadilha em uma dungeon que deve ter uns 3 mil quadrados... por fim parei de procurar, deixei o povo desarmar no peito, pq senão fica chato, ou eu que acabo virando chato... isso da percepção passiva pra armadilha sempre vi em jogos...na minha opnião ficaria muito contra logica ter q ficar procurando a cada passo sendo ladino...
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    Mensagem por Kether Ter Dez 05, 2017 7:55 am

    Então @Leo Almeida, os testes passivos são para dar dinamismo na mesa. Segue um texto explicativo que encontrei muito bom.



    As jogadas passivas conseguem emprestar um dinamismo as mesas de D&D, evitando perder tempo com jogadas desnecessárias, que normalmente envolvem todo um ritual por parte dos jogadores, que muitas vezes, por andarem prioritariamente em grupo, adotam a seguinte sistemática:
    Mestre: Após caminhar por cerca de 10min na trilha, vocês se aproximam de uma clareira. Daniel, teu personagem vai na frente, faça um teste de Percepção.
    Daniel: 2 + 5. Sete no total. Não foi um bom resultado.
    Mestre: É. Você não vê nada!
    Michel: Mestre, posso tentar um teste também? Eu vinha atento!
    Isso é muito comum, pelo menos acontece em minhas mesas e nem sempre eu considero a negativa, mas gosto de pensar que os testes passivos podem colaborar e muito para resolver esta situação.
    pontuação passiva é calculada da seguinte forma:
    10 + todos os modificadores que normalmente se aplicam a jogada.
    Um personagem de primeiro nível com Sabedoria 14 (+2) e que tenha proficiência em Percepção (+2), teria uma pontuação em Percepção Passiva de 14.

    Se o personagem possui vantagem na jogada, adicione 5 a sua pontuação final, caso ele tenha desvantagem, subtraia 5 da sua pontuação final.
    Exemplo:Ajuda D&D 5º Ed. interpretação sobre Testes Trap-1024x626
    No caso acima, podemos admitir duas situações:
    Situação 1: Os personagens estão atentos. Se os personagens declararem que estão caminhando mais lentamente, procurando por armadilhas ou outros sinais, eles teriam vantagem, aumentando a sua pontuação passiva para 19.
    Situação 2: Os personagens estão desatentos. Neste caso, os personagens deslocam-se a velocidade normal e não fazem questão de procurar por armadilhas. Isso faz com que eles tenham desvantagem, reduzindo a sua pontuação passiva para 9.
    Considerando que o primeiro personagem não tenha notado a armadilha, outro personagem poderia reagir a descoberta e tentar salvar o companheiro, realizando uma jogada, como um teste de Força, por exemplo, para impedir que ele fosse pego.

    fonte: https://diariodecampanha.wordpress.com/2016/03/08/testes-passivos-em-dd-5e/
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    Mensagem por Hellkite Ter Dez 05, 2017 10:10 am

    Leo Almeida escreveu:
    Bravos escreveu:@Leo Almeida não quero ser chato e julgar precipitadamente seu mestre/narrador mas parece que ele tá jogando contra os jogadores e não é bem isso que o mestre deveria fazer Laughing o personagem é um ladino, ele sabe como armadilhas costumam funcionar, não é você que precisa descrever com detalhes como se desarma uma armadilha... Vc joga o dado, se tiver sucesso, o personagem sabe exatamente onde está e/ou como desarmar...

    Isso de ficar adivinhando 'nossa, não deve poder abrir a porta' ou 'perai, vou olhar aqui antes de entrar' é só pra foder os jogadores xD o jogador não sabe, mas o personagem sabe e isso se reflete na jogada de dado.

    Pois é complicado, talvez seja por falta de conhecimento mesmo pois é a primeira historia que ele esta narrando, embora tenha experiencia em RPG como jogador, a narração esta excelente todos gostam , o problema da situação é que quando levanto esses questionamentos eu sou o "chato", sabendo que esta errado, eu tenho uma facilidade em interpretar textos por causa da minha profissão que me exige isso, mas na mesa vejo essas coisas e quando questiono fico como chato, sendo que ta errado. a propria descrição de percepção é bem obvia e clara, mas como sou humilde venho atras de quem tem mais conhecimento para ver se estou realmente certo.
    pq pensa.. a cada 4 quadrados rolar dado procurando armadilha em uma dungeon que deve ter uns 3 mil quadrados... por fim parei de procurar, deixei o povo desarmar no peito, pq senão fica chato, ou eu que acabo virando chato... isso da percepção passiva pra armadilha sempre vi em jogos...na minha opnião ficaria muito contra logica ter q ficar procurando a cada passo sendo ladino...

    Tome cuidado para nao virar o Rules Lawyer da mesa. Se como voce disse o mestre narra bem e a galera esta gostando, nao tem porque ficar toda hora pegando no pé por causa de regra. Se for algo que esta te incomodando muito, converse com ele depois do jogo, numa boa. Tem que dar um descanso pro cara, trabalho de mestre nao é facil.
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    Mensagem por Bravos Ter Dez 05, 2017 10:31 am

    Hellkite escreveu:
    Leo Almeida escreveu:
    Bravos escreveu:@Leo Almeida não quero ser chato e julgar precipitadamente seu mestre/narrador mas parece que ele tá jogando contra os jogadores e não é bem isso que o mestre deveria fazer Laughing o personagem é um ladino, ele sabe como armadilhas costumam funcionar, não é você que precisa descrever com detalhes como se desarma uma armadilha... Vc joga o dado, se tiver sucesso, o personagem sabe exatamente onde está e/ou como desarmar...

    Isso de ficar adivinhando 'nossa, não deve poder abrir a porta' ou 'perai, vou olhar aqui antes de entrar' é só pra foder os jogadores xD o jogador não sabe, mas o personagem sabe e isso se reflete na jogada de dado.

    Pois é complicado, talvez seja por falta de conhecimento mesmo pois é a primeira historia que ele esta narrando, embora tenha experiencia em RPG como jogador, a narração esta excelente todos gostam , o problema da situação é que quando levanto esses questionamentos eu sou o "chato", sabendo que esta errado, eu tenho uma facilidade em interpretar textos por causa da minha profissão que me exige isso, mas na mesa vejo essas coisas e quando questiono fico como chato, sendo que ta errado. a propria descrição de percepção é bem obvia e clara, mas como sou humilde venho atras de quem tem mais conhecimento para ver se estou realmente certo.
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    Tome cuidado para nao virar o Rules Lawyer da mesa. Se como voce disse o mestre narra bem e a galera esta gostando, nao tem porque ficar toda hora pegando no pé por causa de regra. Se for algo que esta te incomodando muito, converse com ele depois do jogo, numa boa. Tem que dar um descanso pro cara, trabalho de mestre nao é facil.

    Mas nem acho que ele tá sendo advogado de regras hahaha o mestre é que tá avacalhando... como ele falou, deve ser um pouco de inexperiência tb... todo mundo qnd começa a narrar é meio sanguinário Laughing

    como o Hell falou ai, chega nele alguns dias antes do próximo jogo, ou dps de uma sessão, pra conversar isso aí
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    Mensagem por Kether Ter Dez 05, 2017 10:43 am

    É como o pessoal está falando mesmo. Chega para o mestre antes do próximo jogo, se puder chega mais cedo e bate um papo com ele. A motivação do RPG é diversão para todos.

    E no início ou o mestre erra na mão e exagera matando todo mundo ou ele erra na mão sendo muito "entregão". O lance é ser equilibrado.
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