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    Jogo RPG para o ensino de programação

    daniboyrc
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    Jogo RPG para o ensino de programação Empty Jogo RPG para o ensino de programação

    Mensagem por daniboyrc Sex Dez 08, 2017 10:38 pm

    Olá pessoas! Estou desenvolvendo um jogo RPG para o ensino e prática de programação. Nesse jogo a programação atuaria como magia, onde o player faria programas que seriam "feitiços", preciso de boas e histórias e criatividade para fazer um jogo envolvente. Qualquer sugestão é bem vinda. (preciso de desenhistas tbm kkk")
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    Mensagem por Bravos Sáb Dez 09, 2017 11:03 am

    vish... kd a galera da programação? @lgsscout @vontheevil @Sayd ? vcs são programadores não? Laughing se não ignora, lembrei errado hahaha
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    Mensagem por Claude Speedy Dom Dez 10, 2017 8:48 pm

    daniboyrc escreveu:Olá pessoas! Estou desenvolvendo um jogo RPG para o ensino e prática de programação. Nesse jogo a programação atuaria como magia, onde o player faria programas que seriam "feitiços", preciso de boas e histórias e criatividade para fazer um jogo envolvente. Qualquer sugestão é bem vinda. (preciso de desenhistas tbm kkk")

    Olá, trabalho um dos maiores desenvolvedores de jogos aqui em São Paulo e estou ajudando na criação de boardgames vinculados a cenários de RPG conhecidos com Shadowrun... Me manda uma MP sobre o projeto e eu passo meu e-mail. E sim... temos ilustradores... Smile
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    Mensagem por zignon Dom Dez 10, 2017 10:43 pm

    Claude tu gosta de Shadowrun? e está envolvido no projeto, massa! Estamos montando uma mesa de shadowrun aqui em Palmas e temos três (eu e mais 2) que participamos do financiamento via catarse.
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    Mensagem por vontheevil Dom Dez 10, 2017 10:57 pm

    Bravos escreveu:vish... kd a galera da programação? @lgsscout @vontheevil @Sayd ? vcs são programadores não? Laughing se não ignora, lembrei errado hahaha
    Quase..... sou oftalmologista! quase igual
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    Mensagem por Bravos Dom Dez 10, 2017 11:02 pm

    vontheevil escreveu:
    Bravos escreveu:vish... kd a galera da programação? @lgsscout @vontheevil @Sayd ? vcs são programadores não? Laughing se não ignora, lembrei errado hahaha
    Quase..... sou oftalmologista! quase igual

    eita... então destá HAHAHA
    e que massa Claude What a Face curto mt boardgames, que outros jogos vc esteve envolvido?
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    Mensagem por Convidado Dom Dez 10, 2017 11:12 pm

    daniboyrc escreveu:Olá pessoas! Estou desenvolvendo um jogo RPG para o ensino e prática de programação. Nesse jogo a programação atuaria como magia, onde o player faria programas que seriam "feitiços", preciso de boas e histórias e criatividade para fazer um jogo envolvente. Qualquer sugestão é bem vinda. (preciso de desenhistas tbm kkk")

    Opa, achei a ideia incrível. Pretende desenvolver o ensino usando algum linguagem especifica (C++ talvez? Ou JAVA? Seriam as mais comuns...) ou focar em pseudo-linguagem pra ensinar a lógica? Se possível gostaria de ajudar com essas ideias.
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    Mensagem por lgsscout Seg Dez 11, 2017 1:04 pm

    Bravos escreveu:vish... kd a galera da programação? @lgsscout @vontheevil @Sayd ? vcs são programadores não? Laughing se não ignora, lembrei errado hahaha

    Alguém disse programação? :v
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    Mensagem por Nazamura Qui Dez 14, 2017 3:28 pm

    ensina php

    bla bla bla or die ();

    hahahaa
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    Mensagem por Portuga Qui Dez 14, 2017 4:57 pm

    Leomar escreveu:alguém tem dicas ou links que falam de como jogar e/ou mestrar usando personagens overpower? Aqueles fodasticamente fodas mesmo.

    Ninguém é perfeito, e todos tem seus demônios, simples assim, como o mundo dá o seu jeito de lidar com tudo, basta você começar a traçar as ações e consequências das ações do persona.

    Edu escreveu:Pergunta pro portuga Leomar
    @Edu
    Pode perguntar...Alias já tive o prazer de participar de algumas mesas, só com personas combados em d&d...@Hitoshura, nesse quesito é melhor que eu! E ainda temos o @Bitenco
    Crise dos Avatares foi uma mesa mestrada por um tempo, d&d level 25+, todos eram fodões, e as batalhas épicas, ainda sim, como ninguém consegue ser perfeito, alguns chefes e personagens eram como um jogo de pedra-papel-tesoura(magos com magias de testes absurdos, guerreiros com com combos etc), um matava o outro, o que fazia as batalhas além de serem sangrentas e épicas, forçava você a ser inteligente...se não, não você não iria viver muito...

    MINDGAME escreveu:Bom, eu particularmente adoro personagens overpower, tanto narrando para eles quanto jogando com eles, e sinto uma grande dificuldade nos demais narradores em lidar com esse tipo de personagem por encararem esse arquétipo do jeito errado. Alguns por medo de saírem da zona de conforto e perderem o controle, outros por quererem fazer crônicas mais "pé no chão".
    Nada contra quem curte realismo, mas se eu quisesse esse tipo de coisa, eu ia ver novela da globo e não Game of Thrones...

    Para quem realmente quer aprender a lidar e jogar com esse tipo de personagem desbalanceado, observem os overpowers que deram certo nas diversas mídias que temos: Dr. Manhattan (watchmen), Superman, Motoqueiro Fantasma, One Punch Man, etc... eles podem vencer a maior parte dos obstáculos facilmente e simplesmente colocar um vilão a altura é, além de preguiçoso, desastroso e chato. Isso quando o narrador não faz a pior coisa que poderia fazer narrando RPG: jogar contra os jogadores.

    As melhores histórias desses personagens são baseadas em drama pessoal, não em porrada em si.
    Quando eu narro, eu quero ver esse tipo de dramaticidade e por isso gosto que meus jogadores façam personagens poderosos (não simplesmente em força, mas em habilidade) pois eles serão, de uma forma ou de outra, os protagonistas da minha crônica. Se eles forem medíocres, será uma crônica medíocre, se eles forem épicos, será uma crônica épica. Por isso meu sistema favorito é Mutantes & Malfeitores e estou entre os poucos que acha a 4 edição de D&D a melhor delas.

    Eu detesto limitar regras ou vetar personagens, principalmente porque eu encaro a criação de um personagem como algo mais sério. Não são só pontos em uma ficha, há um vínculo mais profundo entre a imaginação do jogador e sua dedicação para com o cenário. Eu mesmo costumo levar semanas para elaborar e aprofundar um personagem novo até estar satisfeito e é terrível quando esse personagem é vetado ou mutilado por limitações.
    Só recomendo vetos quando o personagem foge do tom da crônica. E isso tem mais a ver com personalidade do que com poderes em si (Já tive jogador que queria jogar de dinossauro em mesa de Storyteller... aí não dá, né... ¬¬).
    Então, dada a minha experiência nisso, posso dar algumas dicas para narradores que queiram sair da zona de conforto:

    1-Não crie roteiros lineares. Controle o passado e o presente, não o futuro. Enriqueça o cenário, crie NPCs com personalidade e motivação, os espalhe pelo enredo e deixe que os jogadores mostrem o caminho que querem seguir ao interagirem com eles. Se você tiver uma boa base de história no cenário, irá conseguir improvisar de acordo com as escolhas dos PJs. E você pode se surpreender, muitas vezes positivamente, com caminhos que os jogadores tomam que nunca teriam passado pela sua cabeça.

    2-Dedique-se a dramaticidade ao invés do "nível de ameaça". Para personagens overpower é fácil matar, e deve ser assim. Faça eles questionarem se devem ou não fazê-lo.
    Matar um inocente que se acreditava ser um vilão pode ter mais peso do que uma luta genérica interminável. Principalmente quando há plateia ou envolvidos que são diretamente atingidos pela perda.
    Quando exterminar todos os goblins que aparecerem em uma caverna sem fazer perguntas é algo fácil, tente fazer a dificuldade estar na escolha entre fazê-lo ou não.

    3-Se permita brincar com o desequilíbrio. Acreditem, às vezes um desafio fácil não é ruim. A dificuldade das empreitadas ajuda na diversão, mas diversão não é sinônimo de dificuldade. Deixe os jogadores sentirem de vez em quando o quão poderosos são e serem recompensados por usarem esse poder em favor de alguém ou mesmo de si próprios.
    As vezes ninguém pode ter visto o grupo de heróis se sacrificando para salvar o mundo e chegando à beira da morte, mas uma mãe pode ser extremamente grata por terem salvo seu filho de meros capangas.

    4-Os envolva com NPCs frágeis. Não é só o temor da própria morte que impõe dramaticidade às crônicas. Crie NPCs cativantes, adoráveis, que faça os jogadores se importarem com eles. Um inocente condenado pela sociedade injustamente, um romance que pode ser usado como isca ou vingança por um vilão. Há várias formas de se cativar os jogadores com NPCs frágeis e isso é uma ferramenta até mais poderosa do que atingir o PJ diretamente.

    5-Elabore conspirações ou consequências a altura da grandiosidade dos PJs. E se o herói que nunca falha descobre que, por todo esse tempo, lutou pela causa errada? E se ele viveu demais até se ver tornar-se um tirano? Ou mesmo, se ele sempre foi um tirano, como ele agirá ao notar que foi longe demais?

    Por último, quando o desequilíbrio se dá entre os PJs, onde um jogador dedicou mais tempo elaborando a ficha do seu personagem enquanto os demais fizeram algo mais genérico ou mundano, recomendo dois filmes: Watchmen e Hércules (filme de 2014). Esses filmes são ótimos exemplos de como grupos desbalanceados devem ser abordados.

    Quanto a jogadores de Overpowers, só tenho uma dica: aprofundem a personalidade dos seus PJs. Não seja um vilão tosco que não assume responsabilidades por seus atos, não é divertido e tira a diversão alheia. RPG não é GTA e mata-mata enjoa. Se seu PJ é muito mais poderoso que os demais, faça ele se sentir responsável pelo que faz e deixa de fazer. Se ele tem a capacidade de decidir quem vive e quem morre, faça não ser uma escolha fácil. Se seu personagem supera a maioria dos confrontos facilmente, pense em como ele lida com isso e dê ferramentas para o narrador tornar o jogo divertido com seu background. Lembre-se, acima de tudo, que, por mais que você seja poderoso, você não está sozinho e há outros na mesa querendo se divertir.

    Concordo com tudo, principalmente com o 1 e 5

    Aliás, o 5, vou além disso, se há um jogador de d&d fodão e overpower no level 5, porque será que ele não chama atenção, se ele é tão bom, um senhor poderia tentar contrata-lo como guarda-costas, se ele abusar da magia, outras entidades de outro clero poderiam começar a ir atrás dele, ou ainda se ele usa seu poder pra ficar roubando e matando, porque diabos ninguém ainda fez nada...

    Costumo lembrar de uma mesa de storyteller de vampiro, que um dos jogadores, sempre entrava numa loja de armas e roubava as armas, munições apetrechos q queria e matava o atendente, descobriu tarde demais que os verdadeiros donos dos estabelecimentos eram seres sobrenaturais.

    Edu escreveu:Em resumo ou overpower morre como heroi ou vive para se tornar o vilão. Simples assim....Brincadeira. Cara nesse tempo de forum eu não vi um personagem realmente overpower, talvez o mago dragonborn do portuga fosse o mais próximo disso, mas ele estava completamente envolvido na dinâmica do grupo e da aventura, então foi bom.

    Nem acho que era tanto overpower não, meu mago era de combate e como tal tinha poucas magias pras outros propósitos, meu persona também tinha sua psique única, e iterações, tanto que na batalha final, não fui lutar com o chefão lá, ficando ao lado de Dagumbar, defendendo a ponte...Lembro que nem o Lukas gostou, dessa parte, mas no ver do meu persona, era sim o que ele devia fazer.

    ---------

    Uma coisa a se ter em consideração, não importa o sistema, personagens não conseguem ser bons em tudo, não adianta que por mais comba do que você seja, você não vai conseguir pintar todas as bolinhas da ficha ou ser ter tudo 18-20 e bater, lançar magia, enganar, esquivar etc (d&d)
    Personagens combados, em geral deixam de ser personagens "mediocres" (bom em nada, tudo mediano, normal pra aquilo que você espera) para serem "especialistas" (se focam em algo) e é aí que mora a faca de dois gumes....

    Exemplo, fulano fez um druida que invoca monstros bem mais fortes que deveria pra lutar por ele, bem se ele começa a usar isso toda hora, logo ficaria famoso por essa habilidade fora do comum, ou ainda numa batalha um batedor, podia comunicar isso para o grupo inimigo, imagine a cara de espanto desse druida quando entrar em batalha e ver que sua magia não funciona....
    Fora os cliches, um cara bom em luta, não é bom em sociais ou não é inteligente, busque de vez em quando usar o lado que o personagem combado não é bom, o fato de ele ser extremamente ruim naquela área vai render cenas no mínimo engraçadas...
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    Mensagem por iNetss Seg Jan 22, 2018 4:59 pm

    daniboyrc escreveu:Olá pessoas! Estou desenvolvendo um jogo RPG para o ensino e prática de programação. Nesse jogo a programação atuaria como magia, onde o player faria programas que seriam "feitiços", preciso de boas e histórias e criatividade para fazer um jogo envolvente. Qualquer sugestão é bem vinda. (preciso de desenhistas tbm kkk")

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