por nunessoares Seg Jan 28, 2019 4:00 pm
Um grupo de populares se aproxima para ver o ocorrido, alguns começam a chorar abraçando os corpos ao reconhecer amigos próximos e parentes entre os mortos. Em instantes pelo menos três duzia de pessoas já se acumularia ali, Balthazar sabia que o ocorrido espalharia rápido entre o povo e aquilo poderia trazer uma insegurança sobre o governante. Um camponês que retornava de Vila Penugem oferece sua carroça para facilitar a levada dos corpos até a fortaleza. O retorno é lento, com a roda da carroça quebrando pelo menos uma vez forçando uma parada para o reparo. Balthazar deixa a carroça em frente aos portões de Pena de Ouro e emite uma ultima ordem a Jullon, para que o soldado se encarregue do relatório até que ele volte com o corpo de Gylli. O mestre de armas escolhe um garanhão jovem de cor vermelha da fortaleza e cavalga rápido para Vila Penugem.
As narinas de Balthazr enche-se com o cheiro da imundice, o rastro de peixe e frutas podre deixado pelo povo revoltado ainda esta lá presente em frente a vila. Durante o percurso até a estalagem Balthazar nota que o casebre do velho Sor Patrick esta colocado a baixo e as pedras carbonizadas, finos dedos de fumaça erguem-se com dificuldade entre o entulho.
A estalagem do Velho Tom localiza-se próximo ao porto, é um edifício velho de madeira com dois andares e um estabulo na parte sul onde Balthazar deixa seu garanhão. Ao entrar Balthazar nota o cheiro de cadáver, o salão de refeição fica logo na entrada e esta bem preenchido, um homem alto de pele negra bebe cerveja preta junto com um outro homem baixo, magro e velho em uma das mesas. A um outro individuou de pele e cabelo marrom próximo ao corpo nu de um mulher que parece esta morta jogada sob uma mesa, Balthazar julga que seja Gilly. A outros três que parecem estar conversando entre-si, um carrega um aspecto cadavérico e seu cabelo cinza é fino, o outro tem o cabelo curto e seu maxilar quadrado é coberto por uma barba por fazer. Todos vestidos em trapos, apenas o ultimo parece ser um nobre pela postura, ou talvez seja apenas um cavaleiro, carrega o brasão Tollett cozido sob o peito e porta uma cota de escamas. A um velho com um avental sujo de vomito desmaiado sob uma cadeira próximo ao balcão, Balthazar reconhece, é o Velho Tom.