|
...
As sirenes da polícia banhavam a entrada do banco de vermelho e azul. O policial Graham se aproxima. Já havia três viaturas ali. As portas todas do banco haviam sido abertas com sobrecargas de energia, fazendo com que o alarme não chegasse a disparar. Junto do policial, um cão de pouco mais de 70 centímetros, com pelagem rajada de vermelho e negro, caminhava. - O que foi roubado? - Perguntou Graham. Os demais policiais pareciam receosos em falar. O cão de Graham farejava cada canto do cofre supostamente seguro, procurando encontrar um rastro. - Levaram umas gemas resultantes da pesquisa do Professor Burke. - Graham fixou o olhar no policial que havia falado. O Professor Burke devotava a vida na pesquisa de evoluções pokémon. Aquelas gemas estavam guardadas num banco por uma boa razão.
Iremos usar o sistema FATE Básico. Nesse sistema cada personagem já começa sendo capacitado em sua área, um especialista. É um sistema rápido, simples e divertido. No cenário, treinar um pokémon é uma tarefa árdua, por isso, nada de 'temos que pegar'. Cada personagem poderá ter no máximo 3 pokémons. Mas iremos falar sobre isso depois. Nos foquemos nos personagens, pois eles serão os protagonistas.
Precisaremos de 3 personagens, um personagem cientista/professor, outro investigador/policial e um outro treinador profissional/criador pokémon. Eventualmente poderia ter também um personagem cuidador/enfermeiro, no lugar de um dos três anteriores. Esses personagens serão criados a partir das regras do FATE Básico. O primeiro passo é criar cinco Aspectos para o personagem. Aspectos são descrições daquilo que o personagem é. Aprender a usar os Aspectos é a parte mais importante para o sistema. Recomendo a leitura desse artigo do Dungeon Geek. Nesse jogo usaremos os aspectos da seguinte maneira:
1º Aspecto: o conceito do personagem.
2º Aspecto: uma dificuldade do personagem.
3º Aspecto: uma especialidade do personagem.
4º Aspecto: um antecedente (algo que aconteceu com o personagem).
5º Aspecto: uma crença (algo em que o personagem acredita).
Eu auxiliarei os jogadores a criarem Aspectos interessantes que possam ser invocados e forçados de diversas maneiras . Escolhidos esses Aspectos, passaremos às Perícias, que serão escolhidas usando a Pirâmide do FATE Básico. Ou seja, uma Perícia em nível Ótimo (+4), duas em nível Bom (+3), três em nível Razoável (+2) e quatro em nível Regular (+1)
Atletismo, Atirar, Comunicação, Condução, Conhecimentos, Contatos, Empatia, Enganar, Furtividade, Investigar, Lutar, Ofícios, Percepção, Provocar, Recursos, Roubo, Vigor, Vontade.
Dessas Perícias, a Perícia Vontade será alterada para se adaptar ao cenário: ela servirá para ganhar invocações grátis antes do combates pokémon. Em breve postarei a adequação dessa Perícia.
Escolhidas as Perícias, passaremos às Façanhas. Cada personagem começa com 3 Façanhas e pode ter até 5. Para cada Façanha adicional depois da terceira, você deve diminuir sua Recarga em 1. A Recarga representa o número de Pontos de Destino que se recebe no começo de cada sessão. Façanhas são habilidades únicas de cada personagem. Normalmente elas adicionam bônus em jogadas ou criam uma exceção para a regra. Neste Link do Segredos de Alancia tem um resumo geral das regras de Fate e muitos exemplos de Façanhas. Qualquer Façanha será combinada com o Narrador.
Escolhidas as Façanhas, basta verificar as Caixas de Estresse de acordo com o nível das Perícias Vontade e Vigor. Teremos então um Personagem pronto
Policial Graham
Policial Graham foi instruído quando entrou na polícia pelo Detetive Bells, um homem que ele admirava muito por sua integridade e capacidade de investigação. Ele foi seu modelo de policial até o dia que se aposentou. Graham desde então mantém as virtudes que aprendeu com ele e também sua atitude perante o trabalho. Sonhava em um dia se tornar detetive, mas esse sonho agora é um melancólico desejo mais motivado por vingança que por ambição. Num dos casos contra o Team R, sua esposa, Christie, foi raptada. Apesar dos esforços, ele nunca mais a encontrou. Um enterro simbólico foi feito. Desde então qualquer caso com envolvimento do Team R se torna para Graham uma espécie de obsessão.
Aspectos: Herdeiro dos ensinamentos do Detetive Bells, Incredulidade à toda prova, Nenhum bandido foge sem deixar pistas, O Team R levou minha esposa, A força policial não pode sair por baixo.
Perícias: Investigar (+4), Contatos (+3), Percepção (+3), Atirar (+2), Vontade (+2), Comunicação (+2), Recursos (+1), Lutar (+1), Vigor (+1), Provocar (+1).
Façanhas: Atenção para Detalhes: Pode usar Investigação ao invés de Empatia para se defender de Enganação.
Bandidos não passarão! +2 nos testes de Vontade para Criar Vantagem antes de uma luta pokémon, se for contra bandidos.
Agir Antes: Gastando 1 Ponto de Destino age antes de outros em iniciativa. Caso mais de uma pessoa use habilidade parecida, determine quem age primeiro entre elas de forma normal, depois os outros.
Estresse Físico: 1☐ 2☐ 3☐
Estresse Mental: 1☐ 2☐ 3☐
Recarga: 3
Vejam que o FATE é um sistema bastante flexível e muito vem da criatividade. Os Aspectos trazem o mais relevante do personagem para a mecânica. É um pouco assustador no princípio, mas dará tudo certo . O @Shmul já havia falado comigo e topava ser o treinador/criador. O @Hunter também disse que animava, então, por hora, temos 1 vaga sobressalente. Confirmem aqui se continuam com o desejo de jogar.
Esclarecimentos: essa mesa deverá ser uma mesa rápida, ok? Tudo durará uma aventura. Sobre a ficha dos pokémons, vamos trabalhar nela depois que a ficha do personagem estiver pronta, senão seria muita informação. Sobre pokémons: eu pessoalmente gosto mais dos 150 primeiros, então no jogo em geral, somente eles vão aparecer, mas nada impedirá que você escolha ter um pokémon das gerações posteriores. Dito isso, vamos bolar os personagens e fechar a última vaga!