O que é uma Linha de Base?
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Então você montou uma trama elaborada entre 2 impérios, escreveu centenas de anos de historia e se deparou com um problema. Os jogadores não sabem onde criar os personagens, porque você não deu uma linha de base para a construção, ou o outro caso, os jogadores criam personagens muito aleatórios em relação ao que você tinha pensado (criam uma dançarina de can-can em um rpg bang-bang ou uma criança mimada em um rpg militar)
Falta definir o que eu chamo de linha de base, o por onde começar, onde você quer que seus jogadores comecem a criar personagens?
Você pode montar uma história curta para pano de fundo ou um evento climático que serve de modelo para a criação de personagens, assim eles não fogem muito da trama que você elaborou para sua aventura (ou você apenas criou uma mega história para sua própria diversão hein?) lembre-se que os jogadores estarão muito mais interessados em verem seus personagens evoluírem, resolverem seus conflitos do que se interessarão em seus 100 anos de guerra entre impérios que você gastou meses pra escrever (e que provavelmente irá desmotiva-lo como mestre, já que ninguém se deu ao trabalho de ler seu cenário)
Volto a frizar na questão: você tem que definir uma linha de base para criação de personagem, eis alguns exemplos
"Vocês são militares americanos, época atual. Alterações climáticas recentes fazem o tempo ficar louco, chove de manhã, faz um calorão a tarde e neva a noite"
"Um grupo de piratas espaciais atrapalha a paz na colonia ZX5H onde vocês vivem, os crimes acontecem a luz do dia e ninguém conseguiu prende-los"
Essas linhas de base dão uma data, uma época, colocam um ponto de partida comum aos jogadores (por mais que eles criem personagens distintos, militares, ladrões, caçadores de recompensa ou crianças) todos tem em mente o cenário comum, os acontecimentos do dia e seus conflitos para resolverem, emfim, como q é a vida comum (etapa 1 da jornada do herói)
a trama que você elaborou entre os impérios em guerra tem que envolver os jogadores. a forma mais fácil de fazer isso é pegar no pé dos conflitos deles, assim eles acabarão uma hora ou outra, escolhendo uma das facções, mas a linha de base pra criar personagem precisa ser definida.
por exemplo Arda... o mundo do senhor dos anéis. Tolkien escreveu milhares de anos de história, mas a linha de começo da historia seria " Um grupo de aventureiros em uma jornada para recuperar a cidade cheia de riquezas tomadas por um dragão. " ( O hobbit )
Tenha cuidado ao colocar a linha de base como sendo um Filme ou um Anime pois pode acontecer de nem todos os jogadores terem visto e eles ficarão perdidos em sua sala.
E então, qual é a sua linha de base para a aventura de hoje?
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Então você montou uma trama elaborada entre 2 impérios, escreveu centenas de anos de historia e se deparou com um problema. Os jogadores não sabem onde criar os personagens, porque você não deu uma linha de base para a construção, ou o outro caso, os jogadores criam personagens muito aleatórios em relação ao que você tinha pensado (criam uma dançarina de can-can em um rpg bang-bang ou uma criança mimada em um rpg militar)
Falta definir o que eu chamo de linha de base, o por onde começar, onde você quer que seus jogadores comecem a criar personagens?
Você pode montar uma história curta para pano de fundo ou um evento climático que serve de modelo para a criação de personagens, assim eles não fogem muito da trama que você elaborou para sua aventura (ou você apenas criou uma mega história para sua própria diversão hein?) lembre-se que os jogadores estarão muito mais interessados em verem seus personagens evoluírem, resolverem seus conflitos do que se interessarão em seus 100 anos de guerra entre impérios que você gastou meses pra escrever (e que provavelmente irá desmotiva-lo como mestre, já que ninguém se deu ao trabalho de ler seu cenário)
Volto a frizar na questão: você tem que definir uma linha de base para criação de personagem, eis alguns exemplos
"Vocês são militares americanos, época atual. Alterações climáticas recentes fazem o tempo ficar louco, chove de manhã, faz um calorão a tarde e neva a noite"
"Um grupo de piratas espaciais atrapalha a paz na colonia ZX5H onde vocês vivem, os crimes acontecem a luz do dia e ninguém conseguiu prende-los"
Essas linhas de base dão uma data, uma época, colocam um ponto de partida comum aos jogadores (por mais que eles criem personagens distintos, militares, ladrões, caçadores de recompensa ou crianças) todos tem em mente o cenário comum, os acontecimentos do dia e seus conflitos para resolverem, emfim, como q é a vida comum (etapa 1 da jornada do herói)
a trama que você elaborou entre os impérios em guerra tem que envolver os jogadores. a forma mais fácil de fazer isso é pegar no pé dos conflitos deles, assim eles acabarão uma hora ou outra, escolhendo uma das facções, mas a linha de base pra criar personagem precisa ser definida.
por exemplo Arda... o mundo do senhor dos anéis. Tolkien escreveu milhares de anos de história, mas a linha de começo da historia seria " Um grupo de aventureiros em uma jornada para recuperar a cidade cheia de riquezas tomadas por um dragão. " ( O hobbit )
Tenha cuidado ao colocar a linha de base como sendo um Filme ou um Anime pois pode acontecer de nem todos os jogadores terem visto e eles ficarão perdidos em sua sala.
E então, qual é a sua linha de base para a aventura de hoje?