Bravos escreveu:Com RPG interpretativo livre você quer dizer sem regras pré-estabelecidas além do bom senso?
Já joguei muito coisas assim, principalmente interpretando personagens de cavaleiros do zodíaco. Mas sempre havia um 'juiz' que ao fim das interpretações analisava quem foi mais fiel à personalidade do personagem e agiu de modo mais coerente, para garantir um 'vencedor'. No caso, você poderia até perder na luta, mas se você foi mais coerente, você ganhava hahaha
E já joguei em fóruns também em que havia 'narradores' que traziam as situações e reagiam aos personagens dos jogadores. Era divertido, desde que não houvesse muita interferência desse narrador o tempo todo, ou que houvesse interferência de menos. Os modelos que mais davam certo eram 'pequenas missões' que o narrador ia conduzindo ou 'sandbox' em que havia vários lugares para ir e coisas para fazer e havia meio que um narrador para cada que ficava responsável por aquele ponto em questão.
Pessoalmente, eu não animo muito mais para jogar coisas assim, acho que porque já joguei demais e hoje prefiro ter um sistema de suporte. Até tenho me interessado por sistemas mais simples e narrativos, com menos regras. Tenho até procurado um sistema diceless hahaa só de gerenciamento de recursos. Talvez fosse um caminho legal para jogos em fórum.
Sim, Bravos-san! Com esta ideia que quero apreciar a todos num tópico que reunirá conteudo de auxilio para a Narrativa Livre.
Pude notar que o RPG de CDZ não veio mais a rotacionar suas engrenagens, meus condolencias a todos do universo; porém tambem notei que muitos gostavam do jogo, este trazia por acaso uma boa forma de luta em base destes juízes? Haviam mais de um ou apenas o moderador?
Jogos que os mestres trazem rotas para serem concluidas em um dia, talvez possam ser as mesmas que, somadas, criam um universo inteiro. Porém fica mais facil com um livro que poupe muito tempo de criação dos desafios, mesmo assim, existe um prazer em criar, e talvez a não necessidade real do livro base como auxilio para qualquer bom jogo de interpretação e noção(bom senso).
Sei tambem que existem jogadores muito experientes que só nao são mestres por não querer mesmo. Porém valiosos valetes para criação de ideias.
O personagem quer sentir-se imerso, que aquele lugar é real, aquelas pessoas. Quando rir, não é ele e sim o personagem. Quase que realmente deslocar-se daqui, realidade, para uma nova, aonde outros tambem estão.
O que por para enlaçar o pessoal no mundo?