Link para quem desejar baixar o pdf em Português do Livro do Jogador da quinta edição, para futuras dúvidas ou referências.
https://drive.google.com/file/d/1VXD90XlJvh8pIIaXHdQ3yz6P8A1oqRk-/view
Atributos: Permanecem a mesma coisa.
Ok, explicando as coisas mudadas:
Subindo de nível
Nos níveis 4, 8, 12, 16 e 19, o jogador pode escolher ganhar um Talento ou aumentar dois pontos de atributo.
Inspiração
Funciona exatamente como as dádivas de Erótika. Você recebe inspiração por fazer coisas heroicas e pode gastar um ponto pra ter um bônus (1d6) em uma rolagem de ataque, resistência ou perícia. É possível trocar três pontos numa Ação Lendária (permite que você realize uma ação durante a ação de outra pessoa).
Bônus de Proficiência
Parecido com o velho BBA (Bônus Base de Ataque), mas serve pra tudo, desde testes de ataque, como pra testes de resistência e perícias. Ele vai subindo conforme seus níveis sobem.
Testes de Resistência
Ao invés de Vontade, Reflexos e Fortitude, você resiste contra o atributo específico. Teste de Resistência de Sabedoria é o que o nome diz. O valor é seu bônus de Atributo: Sabedoria 14 (+2) você rola 1d20+2 pra resistir a um valor X (CD/Classe de Dificuldade).
Cada Classe tem Proficiência em pelo menos duas Resistências, no caso adicionando o bônus de Proficiência na resistência. O clérigo adicionaria +2 ao testes de Resistência de Sabedoria e Carisma dele.
Perícias
Vocês não precisam mais calcular pontos de perícias. Todo mundo tem todas as perícias. Vocês adicionam seus bônus de Atributos a cada uma delas. Cada classe, raça e antecedente* (chegamos já lá), ganha Proficiência em algumas perícias. Como dito antes, é só adicionar o bônus de Proficiência pra elas.
Um guerreiro com Destreza 12 (+1) teria Furtividade +1. Um Ladino do mesmo nível com Proficiência +2 teria Furtividade +3 por ter escolhido Proficiência em Furtividade. Algumas classes possuem talentos que dobram a Proficiência.
Antecedentes (lado direito superior da ficha)
A cereja do bolo. Você escolhe um template pro seu tipo de personagem: pirata, trapaceiro, soldado, nobre, acólito, mercador etc. A escolha do antecedente lhe dará Proficiência em duas Perícias, além de oferecer uma lista de Traços de Personalidade, Ideais, Ligações e Defeitos que ajudam a compor o personagem e ganhar pontos de Inspiração por interpretá-las.
E por fim Vantagem e Desvantagem
Quando um personagem tenta um teste de ataque, resistência ou perícia, dependendo da situação, ele pode ter Vantagem ou Desvantagem, a critério do Mestre. O d20 é rolado 2x e o melhor ou pior resultado é escolhido.
https://drive.google.com/file/d/1VXD90XlJvh8pIIaXHdQ3yz6P8A1oqRk-/view
Atributos: Permanecem a mesma coisa.
- Criação de personagens para as aventuras da Sailor Paladina:
27 pontos a serem gastos da seguinte forma:
Atributo 08_X_Custo 0 Atributo 12_X_Custo 4
Atributo 09_X_Custo 1 Atributo 13_X_Custo 5
Atributo 10_X_Custo 2 Atributo 14_X_Custo 7
Atributo 11_X_Custo 3 Atributo 15_X_Custo 9
Seria possível ter 16, 16, 16, 09, 09, 09.
4º Nível, PVs Máximos. Dinheiro Inicial: 900 po.
- Como é a ficha da quinta edição de D&D:
Ok, explicando as coisas mudadas:
Subindo de nível
Nos níveis 4, 8, 12, 16 e 19, o jogador pode escolher ganhar um Talento ou aumentar dois pontos de atributo.
Inspiração
Funciona exatamente como as dádivas de Erótika. Você recebe inspiração por fazer coisas heroicas e pode gastar um ponto pra ter um bônus (1d6) em uma rolagem de ataque, resistência ou perícia. É possível trocar três pontos numa Ação Lendária (permite que você realize uma ação durante a ação de outra pessoa).
Bônus de Proficiência
Parecido com o velho BBA (Bônus Base de Ataque), mas serve pra tudo, desde testes de ataque, como pra testes de resistência e perícias. Ele vai subindo conforme seus níveis sobem.
Testes de Resistência
Ao invés de Vontade, Reflexos e Fortitude, você resiste contra o atributo específico. Teste de Resistência de Sabedoria é o que o nome diz. O valor é seu bônus de Atributo: Sabedoria 14 (+2) você rola 1d20+2 pra resistir a um valor X (CD/Classe de Dificuldade).
Cada Classe tem Proficiência em pelo menos duas Resistências, no caso adicionando o bônus de Proficiência na resistência. O clérigo adicionaria +2 ao testes de Resistência de Sabedoria e Carisma dele.
Perícias
Vocês não precisam mais calcular pontos de perícias. Todo mundo tem todas as perícias. Vocês adicionam seus bônus de Atributos a cada uma delas. Cada classe, raça e antecedente* (chegamos já lá), ganha Proficiência em algumas perícias. Como dito antes, é só adicionar o bônus de Proficiência pra elas.
Um guerreiro com Destreza 12 (+1) teria Furtividade +1. Um Ladino do mesmo nível com Proficiência +2 teria Furtividade +3 por ter escolhido Proficiência em Furtividade. Algumas classes possuem talentos que dobram a Proficiência.
Antecedentes (lado direito superior da ficha)
A cereja do bolo. Você escolhe um template pro seu tipo de personagem: pirata, trapaceiro, soldado, nobre, acólito, mercador etc. A escolha do antecedente lhe dará Proficiência em duas Perícias, além de oferecer uma lista de Traços de Personalidade, Ideais, Ligações e Defeitos que ajudam a compor o personagem e ganhar pontos de Inspiração por interpretá-las.
E por fim Vantagem e Desvantagem
Quando um personagem tenta um teste de ataque, resistência ou perícia, dependendo da situação, ele pode ter Vantagem ou Desvantagem, a critério do Mestre. O d20 é rolado 2x e o melhor ou pior resultado é escolhido.