Manipulação de Sangue: Drácula pode utilizar seu próprio sangue de muitas maneiras. A manifestação mais evidente disso é o próprio Shadow Whip (que é revelado ser forjado de sangue nos primeiros trailers do jogo). Depois de completar a fase tutorial, Drácula então vestirá seu novo casaco longo criando-o a partir de seu sangue. Por fim, a habilidade de Possessão Vampírica transforma Drácula em uma corrente de sangue que entra no corpo de sua vítima, após a posse, ele se reconstrói usando o sangue.
Shadow Whip: Uma arma sobrenatural semelhante a chicote, que Drácula cria a partir de seu próprio sangue vampírico. Ele retém muitos dos movimentos e ataques do Assassino de Vampiros e serve como sua principal arma. O Chicote das Sombras se manifesta como uma luva vermelha eldritch no braço direito de Drácula. É a única arma que Drácula pode usar o Foco para extrair esferas de sangue de seus inimigos para alimentar seus poderes de Vazio e Caos.
Shadow Daggers: Como o Chicote das Sombras, Drácula pode criar punhais de projéteis a partir de sua magia sanguínea. Este poder reabastece sozinho do reservatório de sangue de Drácula.
Possessão Vampírica: Drácula pode usar seu sangue para possuir seus inimigos e forçá-los a lutar uns contra os outros ou assumir o controle deles. No entanto, ele só pode habitar um corpo temporariamente, já que o poder de seu sangue rapidamente matará o hospedeiro.
Asas Demoníacas: Semelhante aos Ombros de Seraph, Drácula pode invocar asas através de sua magia sanguínea para salto duplo. Isso é devido a Drácula imitando os efeitos dos artefatos sagrados que ele tinha no jogo anterior, antes de abandonar seu uso completamente.
Blood Shockwave: Durante sua luta com Alucard e Simon, Drácula mostrou a capacidade de desencadear ondas de choque de magia sanguínea.
Magia do Vazio e do Caos: Depois de se tornar Drácula, o ódio ardente de Gabriel por Zobek, Satanás e a Irmandade da Luz, bem como a imensurável dor emocional, permitiu que ele manifestasse os poderes do Vazio e do Caos. Eles são semelhantes ao Magia da Luz e sombra que ele usou como Gabriel, tendo as mesmas propriedades de ser capaz de aumentar seu poder de ataque ou curar atacando inimigos, mas são muito mais versáteis e permite efeitos elementares como congelar ou queimar inimigos. Drácula pode invocar esses poderes invocando as armas que ele criou para representá-las.
Garras do Caos: Drácula é capaz de manifestar Garras do Caos que estão queimando luvas vermelhas e são usadas semelhantes à Shadow Magic. Eles são a representação da raiva ardente de Drácula e ódio contra Satanás, Zobek e a Irmandade da Luz. São a arma mais forte de Drácula e causam extremos danos. É arranhar e socar ataques combinados com o elemento de fogo permite que ele esmague através da armadura inimiga através do calor e força esmagadora. Eles também permitem que Drácula romna guardas inimigos ou blocos chefe mais rapidamente. Depois de adquirir a joia do Caos Primordial, Drácula é capaz de disparar Bombas de Caos e expande os poderes das Garras do Caos invocam explosões do chão ou criam ondas de fogo que danificam grandes multidões de inimigos, sejam blindados ou na Guarda, redemoinhos verticais de fogo, vórtices de fogo, bem como disparam bolas de fogo que podem danificar inimigos distantes. A descrição do ataque da Cobertura de Fogo indica que as projeções de energia das Garras do Caos permitem que Drácula queime almas inimigas.
Erupções do Caos: No Espelho do Destino, Drácula pode criar erupções de fogo do chão.
Espada Vazia: Drácula é capaz de gerar esta poderosa espada mística, que representa o vazio em seu coração e a magia nele, capaz de roubar a vida e curá-lo. Funciona semelhante à Magia Da Luz. Tem o maior alcance entre as armas de Drácula. Quando ele recupera a Joia Do Vazio Primordial, ele pode disparar Projeções vazias que podem congelar cachoeiras e incêndios e ganha acesso a uma infinidade de técnicas e poderes adaptáveis como explosões de ondas, uma explosão de magia void, bem como um vórtice giratório de vento durante o qual a espada emite explosões elétricas. A Espada Do Vazio também pode congelar inimigos conjurando uma nevasca ou ventos gelados.
Void Slashes: Ao lutar contra Trevor em Espelho do Destino,Drácula pode deslizar no ar com a Espada Do Vazio, causando cortes da magia void para viajar em direção a Trevor. Os cortes também podem ser criados no ar.
Void and Chaos Shockwaves and Widespread: In Mirror of Fate, durante sua luta contra Trevor, Drácula pode saltar para o ar e desencadear ondas de choque da magia void ou chaos (dependendo de qual arma ele está empunhando) que pode abranger toda a sala. Ele também pode bater sua arma no chão e liberar uma magia generalizada de Void ou Chaos.
Imortalidade: Depois que Gabriel se tornou um vampiro e ganhou o poder do Esquecido, ele se tornou o imortal Príncipe das Trevas e assumiu o apelido Dracul. Ao mesmo tempo, ele também mantém sua posição como o escolhido de Deus e é, portanto, imune à magia divina e sagrada que tipicamente prejudicaria aqueles de sua espécie. Como o novo mestre do castelo,Drácula permaneceu no mundo por mais de 966 anos. Ele não pode ser morto por qualquer meio além do Assassino de Vampiros.
Telecinese: Sempre que Drácula puxa o Espelho do Destino para desbloquear portas aparentemente destrancadas, ele exibia a capacidade de mover as peças do Espelho para sua posição correta, bem como girar as peças sem tocá-las. Ele também uma vez telekineticamente puxou um soldado atordoado da Irmandade da Luz para que ele pudesse se alimentar dele.
Drenagem de sangue: Como um vampiro, Drácula pode beber o sangue de seus inimigos para se curar. Drenando o sangue de vampiros como Carmilla, Drácula pode ter acesso a seus poderes inatos como a Forma de Névoa de Carmilla.
Metamorfo: Como um vampiro mais velho, Drácula pode assumir diferentes aparências, como um velho murminha, seu eu jovem e através do conteúdo para download ele pode assumir uma aparência física surpreendentemente semelhante a Vlad III Drăculea, o Empalador com bigode e barba. Ele também pode se transformar em animais e curiosamente possui todas as transformações bestiais de um vampiro comum, exceto possivelmente forma de lobo, que seu filho Alucard possui.
Forma de Névoa: Drácula pode se tornar uma névoa preta e vermelha esquiva para alcançar novos locais, fase através de inimigos sem tomar danos, aparecer instantaneamente perto de inimigos e criar grandes ondas de choque de fumaça como visto no trailer da E3. Ele é aparentemente capaz de se tornar intangível e sólido enquanto usa a Forma de Névoa, pois não só ele pode usá-la para passar por obstáculos, mas também foi capaz de usá-la para levantar Trevor no ar. Usando a magia do Vazio e do Caos, Drácula pode transformar a forma de névoa para congelar instantaneamente inimigos ou quebrar sua armadura ao passar por eles.
Mist Possession: No Espelho do Destino,Drácula exibiu a capacidade de inserir sua névoa em Simon para controlá-lo sem ter que possuí-lo diretamente. Esta forma de posse não causa nenhum dano ao indivíduo que ele controla, ao contrário da versão de Possessão que usa seu sangue, tornando-o capaz de controlar seus alvos de forma muito mais eficiente, como evidenciado com Simon ainda sendo totalmente capaz de combater.
Praga de Ratos: Usando os Portais das Sombras,Drácula pode se transformar em um pequeno pacote de ratos a fim de alcançar pequenos locais com facilidade. Isso permite que Drácula manipule o ambiente ao seu redor a seu favor e faça coisas como distrair e esconder de inimigos que desconhecem essa forma, ativar mecanismos, bem como encontrar segredos. Os outros oito ratos que também acompanham Drácula enquanto ele está em sua forma baseada em ratos permite que Drácula sobreviva caso o rato que ele está habitando seja morto por possuir imediatamente um dos outros ratos remanescentes. Se Drácula está com poucos ratos, ele pode restaurar qualquer rato que ele possa ter perdido anteriormente usando outro Portal das Sombras.
Forma do Dragão: A verdadeira forma de Drácula é sua forma de dragão. É semelhante às diferentes formas originais do Drácula que ele tomaria durante uma batalha com um Belmont (exceto que o Drácula original tinha uma variedade de formas verdadeiras). Nesta forma, Drácula tem pirocinese parcial, capaz de respirar fogo sobre seus inimigos. Ao coletar 5 escamas de dragão, Drácula é capaz de ativar seu talismã e se transformar em uma poderosa forma dracônica, que é seu ataque mais devastador, pois pode destruir quase todos os seus inimigos com um único golpe. Este processo de poder funciona semelhante aos Cristais Escuros do primeiro jogo. Ele também é capaz de manifestar parcialmente esta forma mesmo sem um talismã dragão, como mostrado por como ele termina fora do Gorgon. Também pode-se supor que, como seu homólogo original, Drácula pode manter esta forma por um longo período de tempo, se ele quiser, embora possa colocar uma tremenda tensão em seu poder.
Bat Swarm: Drácula é capaz de invocar e projetar um enxame de morcegos contra inimigos para distraí-los brevemente e atordoá-los. Embora não tenha causado nenhum dano por conta própria, ele ainda poderia impedir seu alvo de atacar, bem como distrair sentinelas durante missões furtivas. Drácula também poderia combinar magia de vazio ou caos com o enxame de morcegos para criar uma barreira de morcegos magicamente infundidos para enxame ao seu redor, infligindo danos vazios ou caos a qualquer oponente que entre em contato com eles.
Relógio de Stolas: O príncipe demônio Stolas incluiu as cinzas de mil corpos nessas ampulhetas torcidas. Drácula pode despedaçou-os para diminuir o tempo. Inimigos devem ser atingidos para serem abrandados a tempo. Enquanto estiver em vigor, Drácula também ganha mais experiência.
Selo de Alastor: Uma relíquia que pode ser despedaçada para libertar a alma de um guerreiro lendário. Uma vez ativado, Seal of Alastor desbloqueia todas as habilidades de armas de Drácula, independentemente de seu progresso. Este acesso temporário a uma série de movimentos poderosos inclina as balanças a favor de Drácula enquanto dura. Ele também aumenta o nível de domínio de cada arma em um, aumentando a quantidade de dano que você pode lidar.
Espelho do Destino: Depois que Trevor deu a Drácula o Espelho do Destino e suas peças quebradas, Drácula foi capaz de usá-lo para destrancar portas trancadas que não têm interruptor para abrir. Mais tarde, ele destrói o espelho.
Coração de Drácula: Drácula pode usar este artefato, preenchido pelo sangue de suas vítimas, para restaurar a saúde perdida.
Lágrimas de um Santo: Drácula pode usar esses artefatos para restaurar totalmente sua resistência e também aumentará sua resistência para 200%.
Hellfire: Enquanto enfrenta Simon e Alucard em Espelho do Destino,Drácula pode levantar seu manto para atirar uma barragem de bolas de fogo. Isto é surpreendentemente semelhante à forma como o Drácula original atacou enquanto lutava. Drácula também usa bolas de fogo enormes contra Trevor perto da conclusão de sua luta que vai desintegrar completamente Trevor, não deixando rastros para trás. Este efeito é semelhante à explosão do Esquecido se ele detectar Gabriel durante as seções furtivas do DLC da Ressurreição.
Legiões: Como o Príncipe das Trevas, Drácula tem o comando sobre as criaturas da noite, enviando-as para aterrorizar o mundo de seu poderoso castelo. No entanto, ele perde o controle sobre seus seguidores quando Drácula Interior transforma as criaturas leais contra seu Senhor em sua tentativa de impedi-lo de seguir com seu objetivo de alcançar o descanso eterno.
Teletransporte: Como visto em Espelho do Destino,Drácula pode se teletransportar para diferentes locais em um instante, deixando para trás vestígios de sua infame névoa negra. Ele faz isso enquanto escuta Simon e Alucard e durante a batalha final com os dois últimos em que ele se teletransporta em torno de seu trono enquanto é perseguido por Alucard. Essa habilidade pode muito bem estar ligada à sua Forma de Névoa.
Eletrocinese: Uma vez que ele foi transformado por Laura que era da raça vampírica de Carmilla e poderia manipular raios, pode-se supor que, como Drácula, Gabriel terá esse poder. No trailer da Espada Do Vazio, Drácula é brevemente mostrado capaz de emitir raios da espada enquanto um vórtice giratório o cerca.
Sangue Ácido: Durante a batalha de Drácula com a Irmandade, ele vomita uma grande quantidade de sangue de vampiro na fonte de energia do Titã do Cerco. Isso foi poderosamente tóxico o suficiente para corromper e destruir o gigante mecanizado. Ao usar a habilidade de Possessão Vampírica, ele menciona que seu sangue corrompe o corpo da vítima, explicando sua perda gradual de saúde.
Super Força: Depois de se tornar Drácula, sua força aumenta consideravelmente para níveis que o tornaram o vampiro fisicamente mais forte da história. A força de Drácula permite que ele levante ou empurre objetos muito pesados e grandes, como um grande aríete, com pouco esforço, descascar partes metálicas de um Titã do Cerco e pode fisicamente dominar os humanos, capazes de facilmente pegar soldados totalmente blindados com uma mão e jogá-los ao redor como bonecas de pano. Sua força também lhe permite empunhar a Espada Do Vazio com uma única mão facilmente, bem como quebrar pescoços com uma mão sem qualquer tensão. Ele até esmagou a cabeça de Nergal debaixo da bota com facilidade após a luta. Ele é facilmente forte o suficiente para dominar fisicamente outros seres de força considerável sem muito esforço, evidenciado quando ele poderia facilmente dominar e matar muitos de seus antigos seguidores e soldados de Satanás, e também pode rapidamente sair de ser fisicamente contido por outros seres muito fortes, evidenciado quando ele facilmente jogou um demônio longe dele depois de ser brevemente preso ao ser pego de surpresa e logo retribuiu o favor, fixando firmemente o demônio pela cabeça e na Batalha Final com Satanás possuindo o corpo de Alucard, quando Satanás o tinha em um estrangulamento, Drácula rapidamente se soltou e foi capaz de prender fisicamente o Anjo Caído até que eles caíram muitos metros abaixo. Ele também facilmente levantou Carmilla com um único pedaço de portão de ferro que ele tinha empalado através de seu torso e jogá-la fora uma grande distância com facilidade, em seguida, lançamento de dardo disse pedaço de portão de metal para ela com velocidade e força suficiente para pegá-la completamente desprevenida e instantaneamente penetrar seu crânio embora, matando-a. Drácula também foi capaz de facilmente chutar uma demoníaca de Cristal Negro com uma única perna.
Super Durabilidade e resiliência: Devido à sua Imortalidade, bem como sua já incrível durabilidade e resistência sendo dramaticamente amplificada, Drácula é tremendamente durável e resistente. Ele pode facilmente sobreviver a quedas de grandes alturas sem sofrer nenhum dano e tem sido visto como capaz de encolher ataques poderosos sem ser impedido em tudo.
Super Velocidade: Drácula pode se mover extremamente rápido, sua já grande velocidade como humano dramaticamente amplificado, e pode facilmente superar humanos e até mesmo outros vampiros. Ele poderia facilmente pegar Carmilla desprevenida por trás e esfaqueá-la antes que ela pudesse reagir. Ele também foi capaz de rapidamente esfaquear Zobek com a Espada Vazia antes que Zobek pudesse empalá-lo com o Assassino de Vampiros. Mais tarde, ele matou Satanás com o Assassino de Vampiros antes que Satanás pudesse reagir.
Super Agilidade e reflexos: Como Drácula, Gabriel é extremamente ágil e ágil e possui excelentes reflexos. Ele mostrou a habilidade de pegar facilmente o Talismã do Dragão quando os Chupacabra o jogaram nele. Ele poderia facilmente saltar grandes distâncias e pousar perfeitamente em seus pés, como evidenciado quando ele pulou da varanda de seu castelo para a mão do Titã do Cerco para enfrentar o Paladino dourado e ele pode frequentemente evitar ataques desbloqueáveis de inimigos com relativa facilidade. Sua agilidade e reflexos são mostrados por sua habilidade de superar facilmente os demônios de Satanás, seus antigos seguidores monstros, e soldados da Irmandade da Luz em combate com facilidade.
Voo/Levitação: Drácula mostrou a capacidade de levitar-se do chão, evidenciado quando ele permaneceu suspenso no ar depois que ele ganhou seus poderes e antes de matar o Esquecido. Durante seus confrontos contra Simon, Trevor e Alucard, Drácula usa uma combinação de levitação e névoa para manobrar em batalha e evitar ser atingido.
Resistência aos Artefatos Sagrados: Um cavaleiro regular da Irmandade da Luz acreditaria que crucifixos e outros artefatos sagrados podem enfraquecer e matar todos os vampiros. No entanto, eles não têm efeito contra Drácula, pois ele ainda é o escolhido por Deus. Em alguns casos, ele pode até mesmo refletir magia sagrada de volta contra o rodízio devido a esta razão. Isso também é semelhante à forma como Drácula do famoso romance escrito por Bram Stoker não poderia ser afetado por crucifixos porque ele próprio serviu a Deus como Vlad Ţepeş.
Combat Prowess: Drácula também manteve suas habilidades de combate incomparáveis como Gabriel, mostrando grande habilidade em usar suas armas, bem como combate corpo-a-corpo com suas Garras do Caos, e ele parece ser ainda mais habilidoso do que antes, provavelmente como ele havia treinado enquanto ele é o senhor do castelo. Ele também é capaz de combinar seus poderes com sua proeza de batalha a um efeito devastador, tornando-o um lutador fenomenalmente mortal. Sua habilidade combinada com seus poderes permitiu que ele igualasse e eventualmente derrotasse Trevor Belmont, seu filho e um dos melhores guerreiros da Irmandade da Luz, bem como enfrentar simon belmont e Alucard enquanto deliberadamente segurava seus poderes, mesmo repetidamente incapacitando Simon, antes de eventualmente ser contido por Alucard. A habilidade de Drácula é exibida com destaque quando ele matou sem esforço dezenas de soldados da Irmandade da Luz sozinho e superou Paladin Roland De Ronceval sem sofrer ferimentos significativos. Mesmo tendo apenas acesso à Espada Vazia e Ao Chicote das Sombras, Drácula ainda provou ser mais do que formidável o suficiente para matar seus seguidores vampíricos, muitos guardiões da prisão, e a Estátua do Sangue do Castelo animado com facilidade e ele também derrotou Raisa Volkova enquanto ela não estava em sua verdadeira forma. Ao adquirir as Garras do Caos novamente, Drácula facilmente derrotou o Gógono, triunfou sobre Carmilla enquanto estava enfraquecido por ter bebido seu sangue amaldiçoado, matou Raisa Volkova em sua verdadeira forma, matou Agreus com facilidade e derrotou os brinquedos do Fabricante de Brinquedos com pouco esforço. Ele também foi capaz de encurralar Victor Belmont enquanto incapaz de usar seus poderes de Vazio ou Caos e ao recuperá-los, ele rapidamente ganhou a vantagem e o derrotou, facilmente matando a poderosa demonia sombra que Victor convocou usando um Cristal Negro. Finalmente, ele derrotou e matou Zobek em sua verdadeira forma e o próprio Satanás.
Master Whip-User: Drácula mantém sua imensa habilidade com o Assassino de Vampiros como Gabriel e usa essa habilidade para empunhar o Chicote das Sombras com proficiência impecável. Ele mostrou sua habilidade com o Chicote das Sombras proeminentemente contra Victor Belmont, sobrecarregando-o sem usar suas outras armas. Drácula pode usar seu Chicote para bloquear facilmente ataques e, em seguida, imediatamente lançar um contra-ataque devastador ou rapidamente entregar uma barragem de ataques que muitas vezes pode pegar seus inimigos desprevenidos.
Mestre Espadachim: Drácula é excepcionalmente hábil em usar a Espada Do Vazio. Sua proeza permite que ele facilmente manuseá-lo com uma mão para grande efeito e ele pode rapidamente mudar a Espada Do Vazio de uma mão para outra. Uma prova de sua proficiência em espadas é o fato de que ele a usa mais ao acabar com inimigos. A habilidade de Drácula permite que ele facilmente desencadeie uma rápida barragem de cortes e confianças em segundos. Usando a Espada Do Vazio, Drácula pode facilmente matar seus soldados vampiros, soldados da Irmandade, e ele foi facilmente capaz de matar uma poderosa demonia sombra enviada para ele por Victor, rapidamente cortando sua mão fora com uma manobra rápida feita sem sequer olhar e, em seguida, seguindo quase imediatamente com um corte em seu peito antes que ele então precisamente jogou sua espada em seu estômago e a matou ao mesmo tempo quase matando Victor com um arremesso bem colocado.
Foco de Combate: Drácula manteve seu conhecimento da técnica de Foco de Combate, permitindo que ele extraísse esferas de sangue de seus inimigos a cada sucesso, uma vez totalmente focado para encher suas barras mágicas. Ele também mostrou a habilidade de usar apenas a forma de luva do Chicote das Sombras para extrair esferas de sangue de Satanás enquanto ele está socando seu estômago.
Desenvoltura de combate: Embora Drácula muitas vezes prefira ir com tudo sem usar estratégia, devido à sua vasta experiência de combate, ele provou ser realmente bastante engenhoso e astuto, bem como pragmático na luta e pode permanecer calmo mesmo quando dominado, analisar os pontos fortes e vantagem de seu oponente e, em seguida, habilmente virar as marés usando a habilidade particular que ele tinha que seu oponente é fraco contra. Sua aptidão para lutar taticamente foi mostrada quando ele foi capaz de rapidamente chegar a uma ideia de congelar Raíssa para enfraquecer sua velocidade para que ele possa enfrentá-la depois de ser inicialmente blitzed facilmente.
Quando Raíssa, em sua verdadeira forma, conseguiu prendê-lo, Drácula simplesmente usou sua Forma de Névoa para escapar do porão. Ao ver Victor Belmont crescer, Drácula calmamente deduziu que os cristais que os cercam são como Victor se tornou um gigante e, assim, foi capaz de combater o feitiço destruindo os cristais. Ao perceber que, enquanto Nergal tira o poder de seu cargo, seu poder excede até mesmo o próprio Drácula, Drácula foi capaz de manter compostura suficiente que ele foi capaz de chegar a um plano para efetivamente negar a vantagem de Nergal, atraindo-o para seu castelo.
Decepção: Embora não seja frequentemente mostrado, Drácula provou ser bastante hábil em enganar os outros no meio do combate. Sua decepção foi hábil o suficiente para não só enganar completamente Nergal para acreditar que ele estava desesperadamente fugindo e espancado enquanto na verdade ele estava atraindo-o para uma armadilha, mas ele foi até mesmo capaz de enganar o próprio Satanás para acreditar que ele mataria Alucard para matá-lo enquanto ele estava realmente planejando atraí-lo para fora de Alucard antes de matá-lo.
Drácula se mostrou um engenhoso artista furtivo. Embora enfraquecido muito, Drácula foi capaz de fazer uso de quais poderes ele manteve para efetivamente passar pela fortemente guardada Bioquimek Corporation sem ser detectado. Ele usou esse talento, mais tarde, para evitar ser visto por Carmilla enquanto enfraquecido por seu sangue amaldiçoado e para evitar que Agreus o detectasse para alcançar o pedaço do Espelho do Destino.
Medalhão do Lobo Branco: Em um altar, Drácula pode ativar o medalhão para convocar seu guia espiritual, o Lobo Branco, que pode liderar Drácula entre o castelo de seu passado e a cidade moderna.