Por muito tempo, não achei uma resposta para isso... Até que, dando uma olhada nos jogos presentes aqui, tive uma ideia que talvez possa funcionar. Para começar, a mesa se passaria em uma realidade alternativa em que os heróis (do livro) não estão mais em atividade - alguns mortos, outros morando em Nova Roma estando “velhos demais” para essa vida. Mas não é por uma geração de heróis ter chegado ao fim que os problemas do mundo meio divino acabariam e é ai que surge a necessidade de um novo grupo de heróis e a mesa terá inicio a partir dessa nova necessidade de meio-deuses.
Os jogadores poderão interpretar semideuses (legado ou semideus “comum”), legados simples (filhos de dois semideuses) ou um ser da natureza (dríades, náiades, sátiros e outros), desde que pertença a mitologia greco-romana. Vocês são essa nova geração de semideuses que o mundo precisa, mas não precisam necessariamente serem heróis - afinal, semideuses e seres da natureza podem ser vilões ou anti-heróis tão bons quanto qualquer outro. Vocês podem pertencer a qualquer nacionalidade e ser filhos de qualquer uma das divindades que estarão listadas a seguir.
- Deuses Disponíveis:
Hades/Plutão.Três Grandes.
Poseidon/Netuno.
Zeus/Júpiter. Afrodite/Vênus.Olimpianos.
Apolo/Febo.
Ares/Marte.
Athena (não possui filhos romanos).
Deméter/Ceres.
Dionísio/Baco.
Hefesto/Vulcano.
Hermes/Mercúrio. Hécate/Trivia.Deuses Menores.
Melinoe.
Macária.
Éolo.
Perséfone/Proserpina.
Íris/Arcus.
Eros/Cupido.
Quione/Chione.
Belona.
Nêmesis/Invidia.
Hipnos/Somnus.
Éris/Discordia.
Como podem notar, algumas divindades como Hera e Ártemis não possuem filhos: Hera/Juno não possui filhos mortais por ser deusa da fidelidade e Ártemis por ter certo desprezo por homens. Em ambos os casos, as deusas possuem grupos de seguidores (semideuses ou mesmo seres da natureza que recebem poderes em troca de sua devoção), mas isso será explicado em outro momento, já que no momento da criação de ficha os grupos de devoção ainda não estarão disponíveis aos personagens. Existe também outros deuses menores, como o caso de Circe e Thanatos, que possuem também grupos de seguidores, portanto se você está interessado em algum que não está presente a cima pode ficar relativamente tranquilo: provavelmente a divindade possui um grupo de devotos!
Os personagens interpretados por vocês não precisam ter acabado de conhecer o Acampamento ou nada assim, pois haverá meios in-game para que você adquira mais poder e níveis para ser condizente a sua história (como treinos feitos como se fossem flashbacks, por exemplo) e outros meios de obter experiência. Além disso, você pode escolher começar como um indefinido (semideus que o pai ou mãe divino não se revelou ainda) se achar isso mais interessante para a sua história - isso não impede que você também já tenha chegado a anos no Acampamento ou até mesmo nascido dentro dele.
“Ah, mas só pode ser grego?”, como vocês devem ter notado na listagem de divindades sugeridas acima, a maioria está também com sua versão romana. Isso se deve ao fato do Acampamento Meio-Sangue (grego) e o Acampamento Júpiter (romano) serem, atualmente, aliados e terem ciência um do outro, de modo que os jogadores possam ser de qualquer um dos dois. Haverá formas de interação entre semideuses de ambos os Acampamentos e vocês podem, inclusive, fazer uma espécie de “intercambio” ou mesmo se mudar de vez para o outro Acampamento, mas isso não quer dizer que seja fácil.
“Eu sou obrigado a morar no Acampamento depois que descubro ser um semideus?”, uma pergunta totalmente compreensível e justa... E a resposta é não. No Acampamento Meio-Sangue, os únicos moradores permanentes são semideuses que não tem para onde ir, correm muito perigo fora das barreiras de proteção ou escolhem ficar lá. Seres da natureza apenas ficam no Acampamento se desejarem ou estiverem, no caso de ninfas (quaisquer tipos) presas ao local - é difícil mover uma arvore para outro lugar sempre que quiser se mudar -, mas mesmo esses casos podem sair do Acampamento por algum tempo. Semideuses romanos podem escolher tanto morar em Nova Roma ou no próprio Acampamento quanto no Mundo Humano, sem problemas.
“Ok, eu vou começar como um semideus filho de uma divindade x ou y, mas e os meus poderes?”. Para facilitar um pouco a vida de vocês (e a minha), vocês receberão três poderes básicos de acordo com o progenitor divino de vocês e uma vantagem e uma desvantagem (ambas grátis) de acordo com seu pai ou mãe divino. Esse “kit inicial” representa as aptidões inatas que todos os semideuses daquele pai ou mãe tem (por exemplo, todo filho de Apolo/Febo sabe como usar o arco e flecha, mesmo que não escolha se especializar em arquearia), mas os demais poderes ficarão por conta do jogador conforme você for evoluindo... Mas não se preocupe: eu ajudarei vocês tanto a criarem os poderes quanto fazer sugestões se preciso e posso explicar como fazer. Essa medida foi tomada para que todos possam ter uma maior liberdade de criação e desenvolvimento sem ficar “igual a todos os outros filhos do deus X ou Y”.
“E minhas armas e equipamentos?”, outra pergunta bem coerente e justificada. Para que todos tenham mais ou menos o mesmo acesso a itens e sem que nada muito apelão fique disponibilizado desde o inicio, o item inicial será o mesmo para todos os personagens. Mas não se preocupem! Vocês poderão comprar nas lojas ou mandar forjar e/ou encantar outros equipamentos para seus personagens, sempre os adaptando ao que vocês acham mais adequado para o mesmo. Essa decisão foi tomada também para que aqueles que não estão acostumados com o cenário e/ou não o conheçam possam se familiarizar com o mesmo e fazer decisões mais conscientes no futuro.
{Half-Blood} / Adaga simples. [Uma adaga simples feita de bronze celestial, com cerca de trinta centímetros totais, e com corte duplo. A lâmina tem cerca de oito centímetros de largura e vinte de comprimento, sendo os outros dez centímetros de cabo. Sua aparência é simples e o cabo, feito de madeira, é revestido de couro para tornar a empunhadura mais simples.] {Madeira, couro e bronze celestial} {Nível mínimo: 1} {Não controla nenhum elemento}
Atentem-se ao detalhe que mesmo a arma inicial pode ser modificada on-game se for desejo do jogador... Ele pode procurar um filho de Hefesto/Vulcano, por exemplo, para mudar sua aparência física ou um filho de Hécate/Trivia para encanta-la e conferir habilidades especiais à arma... Depende unicamente de sua vontade e criatividade, mas lembrem-se: esses serviços podem ter um custo para serem feitos, pois em geral as pessoas não “trabalham de graça”.
Agora vou explicar um pouco mais de como a mesa vai, idealmente, funcionar antes de dar mais detalhes sobre a criação de personagem. Para manter alguma liberdade e possibilidade de desenvolvimento pessoal, os jogadores terão liberdade de executar tarefas, “missões menores” ou mesmo missões reais quando desejarem, mas a qualquer momento um evento global pode ocorrer, podendo ser realizado em conjunto por todos os personagens, só um ou apenas parte deles - isso irá variar com a localidade do evento e também o que exatamente aconteceu. Tais eventos globais têm como objetivo principal desenvolver o andamento da mesa e dar mais informações a vocês do que está acontecendo e vocês ainda não sabem como personagens. Tais eventos fornecerão recompensas aos personagens adequadas a sua participação e ao que foi proposto no mesmo. Em geral, todos possuem chances altas de concederem experiência aqueles que participarem ativamente dos mesmos e as demais recompensas variam.
“Mas como vou desenvolver meu personagem fora desses eventos globais?”, vamos lá. Lembra que eu disse ali em cima que existem tarefas, “missões menores” e até missões reais? Certas coisas que podem ser feitas dentro ou fora dos Acampamentos que frequentam podem conferir experiência, dracmas/denários (as moedas semidivinas) e outros itens a vocês. Essas atividades podem ser feitas individualmente, em grupo ou duplas, como preferirem, e podem servir não apenas para obter mais níveis e poder como desenvolver sua própria história e personalidade. Como esses podem ser feitos sozinho e envolver desde atividades “mundanas usuais” (como ir a escola, por exemplo) ou ser atividades ligadas ao mundo divino de alguma forma (como um treinamento de combate a monstros), o tempo dedicado a elas pode depender unicamente do jogador e seu conteúdo é mais maleável.
Outro ponto importante a ser trabalho são os deuses que se pode ter como progenitor divino. Como puderam notar, foram divididos em três categorias: três grandes, olimpianos e menores. Essa divisão tem uma explicação que será explicada a seguir.
Os três grandes são chamados assim por serem vistos como os mais poderosos dos deuses mesmo que os primordiais (como Nyx e Érebo) sejam sim superiores a eles. Devido ao seu poder, possuem uma quantidade limitada de filhos: apenas 1 semideuses de cada um deles será permitido na mesa e suas fichas serão analisadas com mais rigor do que as demais... Isso se dá pelo fato de que seus filhos são raros e correm mais riscos do que os filhos dos demais deuses. Por serem considerados da “nobreza” do governo atual, podem ser alvo de um maior respeito dos semideuses ou não, dependendo de seu comportamento. Esses semideuses sempre atraem mais monstros do que os demais. Como alguns dos maiores heróis do passado, como Hercules, eram filhos deles, não é difícil entender o ódio dos monstros, certo?
Os deuses olimpianos são os demais filhos do titã Cronos que tiveram filhos, a deusa Afrodite/Vênus e alguns dos mais poderosos (e famosos) os filhos de Zeus. No passado, apenas filhos dessas divindades eram reclamadas e os demais moravam no chalé de Hermes, eternamente como indefinidos. Em termos de jogo, vocês atraem menos monstros que os filhos dos três grandes, porém acabam atraindo mais monstros que os filhos dos deuses menores. A maior agressão aos filhos desses deuses se deve por normalmente haver um maior histórico de causarem problemas ou mesmo matar monstros, ficando atrás apenas dos filhos dos três grandes.
Já os deuses menores ficou como classificação os demais deuses que possuem filhos. Podem habitar qualquer local e seus filhos são os que menos atraem monstros entre os semideuses - não por serem, necessariamente, mais fracos, mas por geralmente seus pais serem mais novos que os olimpianos e, portanto, há um histórico menor de seus filhos atrapalhando e/ou matando monstros, além é claro da ligação sanguínea que ocasionalmente existe. É mais comum entre esses deuses alguma ligação de aliança ou não agressão com alguns monstros devido a parentesco ou serem vistos como os criadores dos mesmos - como Hécate/Triva para as empousai ou Íris/Arcus com as harpias.
Como observado, não há nenhuma restrição quanto a quantidade de filhos de deuses olimpianos ou menores na mesa. E agora vamos a outro detalhe importante: quantidade de vagas disponíveis. A ideia é começar com até quatro jogadores e, inicialmente, cada um poderia ter apenas um personagem. Conforme for pegando o ritmo deles e ficando mais confiante com a história em si, posso abrir mais vagas para novos jogadores e/ou permitir criação de novos personagens por parte dos jogadores atuais.
Já a frequência de postagem irá variar de acordo com a preferencia e disponibilidade de cada jogador, podendo ser combinado com cada um sobre isso. Mas, devido à faculdade que, infelizmente, faço no turno vespertino (porque não tem letras e literatura pela manhã na minha faculdade), apenas consigo postar a noite ou, dependendo de quando acordar, pela manhã próximo ao horário do almoço.
Os poderes serão disponibilizados oficialmente quando e se a proposta se transformar em uma mesa, assim como a ficha. Peço aos jogadores que já comecem a pensar na história de seus personagens, contando o máximo possível sobre seu passado. Informações importantes são onde morava antes, como descobriu que é um semideus e como reagiu, como chegou ao Acampamento (caso morasse fora dele), como é sua relação com seu progenitor mortal e o que ele faz, sua ascendência divina se manifestavam de alguma maneira (por exemplo, um filho de Hefesto/Vulcano poderia ter facilidade em reparar equipamentos eletrônicos mesmo sendo jovem, mesmo que nem sempre tenha sucesso ou consiga sozinho).