Leomar escreveu:https://www.bahai.org.br/
A Fé Bahai prega a revelação progressiva, que diz que TODOS os nove enviados de Deus são verdadeiros e pregam a verdade, porém a revelação de cada um é relativa ao que a humanidade conseguia entender quando eles estiveram na Terra.
Os primeiros humanos eram animalizados e mal conseguiam entender o conceito de si mesmos, quanto mais amar a todos, então os primeiros enviados de Deus veio ensinar como amar a si mesmos, depois como amar a família, depois a tribo, e assim por diante.
No tempo de Moisés não era possível falar sobre o amor, então ele pregou sobre a lei, e preparou o terreno para Jesus. Jesus pregou o amor e preparou o terreno para Maomé falar da ciência. Maomé unificou a humanidade pela primeira vez em nação, quebrando preconceitos de raças, mas não conseguiu ainda unir todas as nações em uma única humanidade, e por isto vieram os enviados Báb e Baha'u'llah
Entre os princípios mais importantes que os bahais devem seguir estão:
* Eliminação de toda forma de preconceito (raça, credo, social, nação) - Todo ser humano é diferente, mas somos como flores de um mesmo jardim, frutos de uma mesma árvore.
* Igualdade de direitos para homens e mulheres - Negar direitos iguais é escravizar metade da humanidade, não importa qual dos dois sexo se favoreça.
* Harmonia entre ciência e religião - Deus criou as leis naturais e as leis morais, portanto todas tem que ser perfeitas, a aparente incompatibilidade entre elas se dá apenas porque os humanos ainda não as compreenderam totalmente.
* Busca individual da verdade, através da razão - Deus deu a capacidade de raciocinar ao homem para que cada um pense por si. Grandes exemplos devem servir de guia, mas ninguém deve deixar outra pessoa mantar nos seus próprios pensamentos.
* Adotar um idioma comum para todo globo que deve ser aprendido além do idioma local de cada um - Eu espero que seja o Esperanto!
* Eliminar os extremos de riqueza e pobreza - Só os extremos, não somos comunistas.
* Educação universal compulsória - Estudar faz bem e todo mundo deveria gostar. A educação científica básica deve ser dada a todas as crianças, de ambos os sexos, de todas as raças, em todas as cidades do mundo. A educação é a única que vence a ignorância, e é uma forma de amor. "Vacina" os indivíduos contra a tirania e a ditadura.
Inclusive, a rua que eu morava e onde tinha a sede da fé Barai, era a rua Esperanto!