Should I stay or should I go? |
A semana sempre começava agitada para você e aquela parecia estar ainda pior. Além das aulas, você estava aprendendo a rotina administrativa da escola, o que parecia sobrecarregar bastante e deixar nenhum tempo livre para sua vida pessoal. Até mesmo a academia que você gostava de fazer, no horário do almoço, estava sendo prejudicada, afinal, você tinha de aproveitar os minutos preciosos para adiantar o trabalho.
***
Naquela manhã, você recebeu uma mensagem logo cedo da sua chefe. Nunca era coisa boa quando isso acontecia.
“Preciso que fique até mais tarde hoje, temos uma reunião marcada”
Era tudo o que dizia, sem explicações. Como você reage à mensagem?
***
O dia estava relativamente tranquilo. Vocês estavam recebendo um grupo de investidores na escola, por isso boa parte das pessoas estavam ocupadas com alguma função diferente da habitual. Você, por exemplo, além de tudo o que fazia normalmente, havia ficado encarregada de preparar os comes e bebes, devido aos seus talentos culinários.
E assim você o fez, sem poder questionar muito. No seu horário de almoço foi preparar os aperitivos e voltou para mais uma jornada de aulas... E, quando, por fim, pensou que ia para casa, se lembrou da maldita reunião que aconteceria após o horário comercial.
***
Não te deixaram entrar imediatamente na reunião. Alguns dos investidores entraram antes, conversando por quase meia hora com a sua chefe. Depois chamaram você. A sala de reuniões não era grande, mas tinha lugares o suficiente para os três investidores, sua chefe e você. Tinha também uma TV, que estava para em um slide que tinha sua foto e seu currículo atualizado com os feitos ali na escola.
- Bom dia, senhorita Pires – a única mulher entre os investidores disse, ela tinha alguns papéis nas mãos e um sotaque muito carregado que indicava que ela não era do Brasil, mas falava muito bem o português. – Sente-se, por favor. Gostaríamos de conhecer um pouco você.
Sua chefe assentiu, indicando para você se sentar de frente para eles. Logo falou – Essa é a senhora Marsha Burton, nossa representante na franquia dos Estados Unidos, e esses são o senhor Jonas Burton, marido dela e investidor – indicou o homem de terno preto e em seguida o homem de terno cinza – e o senhor Matheo Dornan, um amigo do Sr. Burton que veio avaliar a possibilidade de um negócio aqui no Brasil. Marsha?
- Senhorita Pires, nós estamos avaliando a possibilidade de abrir um curso para estrangeiros estudarem o português e vocês, daqui do Brasil, poderem estudar com falantes nativos de todo o mundo. Não será aqui, será em uma cidade vizinha, mas de acordo com as nossas pesquisas as chances de isso se expandir é muito grande. Para isso, precisaremos de pessoas para dar aulas para os nossos estrangeiros... E até mesmo para os nossos professores, que virão de outros locais. Meu marido, como a senhorita já sabe, é investidor dessa escola, resolveu pedir uma ajuda da sua chefe para selecionar as melhores pessoas para isso. Ainda é um assunto confidencial, afinal, você sairá dessa franquia e irá para a nossa, caso aceite.
A mulher estendeu os papéis que segurava, com informações sobre a nova escola, a proposta, o piso salarial. Era realmente uma boa proposta, principalmente pelo horário mais flexível e a possibilidade de trabalhar com pessoas de diversos lugares do mundo, além de viajar também.
- Nós avaliamos currículos aqui na escola e somente o seu e de mais um colega de trabalho atenderam os nossos critérios. A senhorita terá tempo de ler a proposta com mais calma, mas precisamos de pelo menos uma resposta parcial do que a senhorita achou da proposta. E que assine esse termo de confidencialidade para os assuntos tratados aqui hoje, sendo um sim ou um não.
Os dois homens conversavam baixo entre si, em inglês, sobre o seu currículo. Você entendia que boa parte do que lia os agradava. Matheo não parecia nativo da língua estrangeira que utilizavam. Após Marsha falar tudo aquilo e você concordar em assinar o termo, Matheo falaria finalmente, em inglês, talvez em um teste sobre a sua fluência.
- Boa tarde, senhorita Pires. Antes de você ir, nos conte um pouco sobre seus sonhos na profissão de Professora. Procuramos pessoas que queiram voar cada vez mais alto...
☾ FG RAVEN ☽