Filhote que investiu contra Ka
Leomar efetuou 2 lançamento(s) de dados (d10.) :
- 1 , 6
Macho dando pinote, se sair menos de 11 ainda será possível um ataque neste turno.
Leomar efetuou 2 lançamento(s) de dados (d10.) :
- 9 , 3
Leomar escreveu:Como não tem moeda, vai de d4, par o kodo cabeceia pro lado da Kate, ímpar pro lado do Ka.
Christiano Keller efetuou 1 lançamento(s) de dados (d4.) :
- 4
Ataque, como vai ser de lado vou de 2d8 desta vez
Christiano Keller efetuou 2 lançamento(s) de dados (d8.) :
- 4 , 4
Resistência contra magia de Mortalha (resistência mágica é defesa natural, o bicho não fez nada para defender de vocês, mas o corpo dele tem resistência)
Christiano Keller efetuou 2 lançamento(s) de dados (d10.) :
- 2 , 4
Kate, como quer misturar perícias num lance ousado, vai ter que rolar acrobacia primeiro, e vai ser mais difícil se o ataque for pro seu lado.
Christiano Keller efetuou 2 lançamento(s) de dados (d10.) :
- 8 , 6
Ataque do Ka = apesar do kodo não defender, pois ele está focado só em atacar, seu ataque pega no máximo de raspão (isto se ele virar pro lado da Kate) e se virar pro seu lado vou considerar que ele te atingiu antes de você atingir ele.
Rolagem de culinária = mesmo acertando, você não tem conhecimento técnico suficiente sobre assunto, mas como foi uma rolagem bem razoável, você sabe que em Fajr-Regno muitos preparam a carne de alguns animais junto com o sangue justamente para aproveitar mana potencial do sangue, mas outros fazem questão se preparar a carne sem o sangue para evitar a mana potencial. Sendo assim você não tem certeza de nada, mas algo que é bem provável é que os efeitos (bons ou ruins) da magia reagem primeiro (ou principalmente) no sangue.
Se achar que isto é realmente importante, pode tentar rolar misticismo (se for só informação, é pensamento, então assim como culinária não conta como ação e pode rolar qualquer ação normalmente) ou talvez pode rolar História para saber se, como membro da Igreja Cisne Branco, a sua igreja tem alguma orientação ESPECÍFICA sobre isto. Embora nenhuma destas rolagens contem como ação, posso considerar (talvez, depende) como uma pequena distração e dar um mod-1 em alguma outra rolagem.
Christiano Keller escreveu:OFF: se precisar de dados, pode girar para responder? Tô com medo das minhas rolagens.
Aquilo poderia ser mágico e os camelos verem através daquela coisa?
Talvez algumas das partes possam ser usadas para alguma obra de Ka?
Era melhor beber chá quente pois saberia o que tinha na água. Com certo horror pensa em beber uma água com qualquer gosto e imaginar que alguém tomou banho naquilo. O chá quente pode ser quente ou ter que esfriar para poder beber no calor, mas o sabor preservaria sua mente.
O ponto era que Ka tinha poucas informações sobre os escamosos e não investigaria sozinho.
Leomar escreveu:Christiano Keller escreveu:OFF: se precisar de dados, pode girar para responder? Tô com medo das minhas rolagens.
Precisar, precisaaar, não precisa rolar nada. Mas também não precisa ter medo de rolar nada.
Se tiver com medo só por causa dos resultados eu rolo para você (apesar do meu aleatório ter teoricamente o mesmo valor que o seu) mas se achar que cabe alguma coisa pode sugerir. Se rolar muito, muita coisa fica a destino do aleatório, se rolar pouco seu personagem tem que decidir mais por si mesmo e usar os próprios conhecimentos, nenhuma das duas situações é boa ou ruim, pode ser divertido rolar umas vezes, outras não... Por isto às vezes eu sugiro rolagens mas logo em seguida enfatizo que elas não são obrigatórias, para não acharem que precisam rolar só porque sugeri.
O importante é deixar claro o que quer, rolando ou não, caso contrário eu posso acabar conduzindo muito seu personagem e tirando o SEU protagonismo.
Neste último post, como mestre vou rolar apenas reação, pois mesmo falando que não estava fazendo uma boa ação, o fato de escrever pensando nos outros pode ser bem considerado pelos deuses. Claro que eu também não precisava rolar isto agora, poderia deixar acumulando, como faço normalmente com fatores subjetivos, ou fazer um R.Oc. mas vou rolar para exemplificar.
Christiano Keller efetuou 1 lançamento(s) de dados (d12.) :
- 7
Agora, o que você como jogador pode rolar um certeza é culinária, pois deixou isto claro no post falando que ia fazer sua própria comida. Vou rolar três vezes porque é um bicho inteiro para preparar, mas se você tivesse rolado uma vez só não teria problema nenhum.
Christiano Keller efetuou 2 lançamento(s) de dados (d10.) :Christiano Keller efetuou 2 lançamento(s) de dados (d10.) :
- 2 , 1
Christiano Keller efetuou 2 lançamento(s) de dados (d10.) :
- 9 , 8
- 9 , 6
Mas vamos ver algumas coisas que não precisaria rolar, mas que pode rolar se quiser:
Aquilo poderia ser mágico e os camelos verem através daquela coisa?
Que as máscaras possuem alguma magia, já deixei claro antes de vocês saírem da cidade. Quanto a qual tipo de mágica estaria presente nelas, se alguém tivesse perguntado algo antes de sair ou jogado um misticismo, talvez tenham descoberto algo, mas se não chamou atenção antes, perderam a oportunidade.
Então neste caso não tem como Ka NÃO saber que elas possuem sim magia, o que posso fazer é pedir teste de Q.I. (memória) caso pense em fazer alguma coisa não muito inteligente por esquecer o que foi dito quando saíram. Neste caso a rolagem só ia te atrapalhar, servindo só para saber se ia ser pouco ou algo grave.
Mas, se o Ka não for avoado a ponto de esquecer algo assim, o que poderia fazer em relação às mascaras, levando em conta o que você postou?
Você pode fazer um teste simples de Q.I. para ver se tem alguma dica de se deve ou não mexer com isto, mas o resultado teria de ser muito bom para conseguir algo útil, tipo um acerto crítico.
Pode também fazer misticismo, mas como disse antes, já perderam oportunidade antes de sair da cidade, então mesmo se acertar, vai ter pouca informação sobre como elas funcionam.
Por fim, como falou que ia usar pedaços de lona para mantê-las no lugar, pode rolar Trabalhos Manuais, por enquanto seria um teste simples, porém, dependendo do que fizer ou deixar de fazer nos próximos posts eu posso tornar a rolagem obrigatória, o que pode dar problema... ou não...
Quanto ao que eles podem ver, vou considerar que a opção acima você já considera óbvio que não deve colocar lona nas partes que ficam em cima dos olhos. Posso considerar isto óbvio, não é?
Talvez algumas das partes possam ser usadas para alguma obra de Ka?
Esta parte eu quase passo batido, nem ia levar em conta se não tivesse dando detalhes. A questão é: que tipo de obra?
Se for tipo um prato especial ou preparação das partes, beleza, poderia fazer ainda mais um teste de culinária, que não vai atrapalhar os outros já feitos, mas com foco especial.
Por outro lado, se a "obra" for algo mais voltado para aproveitar algo da carcaça (ossos, chifre, couro) também é viável. Neste caso é teste de Trabalhos Manuais, levando em conta porém que preparar couro, p.ex., é algo que demora tempo, e mesmo se tirar um teste bom, pode ter trabalho se o resto do grupo não quiser esperar.
Por outro lado poderia também fazer um teste de Comércio voltado para análise (alvo em Percepção) para ver tudo que poderia extrair ou vender além da carne óbvia. Talvez você não queira pensar muito nisto pois poderia sofrer pensando no dinheiro que perderá não podendo aproveitar até o último osso, mas talvez dê idéias para "uma próxima vez"... seja como for a mera análise não pode te prejudicar diretamente (apenas deixar mais ganancioso). Tem também o porém que você já disse que deixaria a carcaça para os desesperados, então ficar analisando poderia ser perda de tempo, então não vale a pena rolar. A não ser que queira analisar para ver se consegue destinar uma parte aproveitável para os desesperados certos, tipo: entregar os pés para uma mulher que saiba fazer geleia, pois os pés não servem muito para uma pessoa qualquer, mas sabendo fazer geleia de mocotó a pessoa aproveita muito mais. (portanto a diferença entre rolar ou não rolar pode variar muito segundo o ponto de vista que queira dar.)
Pode também rolar comércio para a bagaceira (miúdos e carne de 2a) separada da carcaça para ver o máximo que consegue com ela. Se quiser ser até obsessivo com isto, pode fazer rolagens diferentes para partes diferentes da bagaceira, tipo: vender um fígado é mais fácil que os rins (eu pessoalmente não gosto, mas tem quem ache bife de fígado mais gostoso que bife normal), e até a língua são poucos que gostam, mas alguns pagam melhor, já o cérebro tá mais pra carcaça que pra bagaceira, mas pode ser vendido como "carne" ainda, como eu disse: "tudo depende do grau de obsessão" que queira dar.
Era melhor beber chá quente pois saberia o que tinha na água. Com certo horror pensa em beber uma água com qualquer gosto e imaginar que alguém tomou banho naquilo. O chá quente pode ser quente ou ter que esfriar para poder beber no calor, mas o sabor preservaria sua mente.
Eu já tinha colocado na sua ficha, junto com a caixa de ferramentas, uma bolsa de ervas com 10 partições, pois você já tinha parado para colher flor mariposa-azul, inclusive eu coloquei três partes delas na bolsa. Como está desenvolvendo esta particularidade do personagem, poderia negociar outras ervas. Você ainda tem 7 partições na bolsa de ervas. Poderia, sem rolagem, usando dinheiro ou até trocando algumas partes da mariposa-azul (ou qualquer outra coisa), comprar algumas ervas comuns (ainda não fiz nenhuma lista do que poderia ser considerada comum, mas dá pra imaginar algumas genéricas nível 1 e 2).
Neste caso poderia rolar também comércio (pode tanto ser contra Percepção em analise como contra Q.I. em barganha) para ver o que consegue achar ou se consegue gastar pouco (apesar que barganhar em poucos pacotes de ervas poderá te fazer parecer sovinha demais).
Você tem alquimia, então poderia usar isto para encontrar ervas boas para comprar também. Poderia rolar só alquimia ou jogar alquimia combinada com comércio, se rolar combinado, tem que acertar as rolagens das duas perícias, o que é mais difícil, mas garante resultado melhor se acertar ambas. Poderia combinar culinária e comércio também.
Poderia até rolar misticismo, mas neste caso seria uma esperança remota de algo muito inesperado ligado a alguma erva muito estranha chamar sua atenção, e claro que jogaria contra mod negativo. Não é o tipo de rolagem que eu recomendo usar muito, pois não tem nenhuma dica no cenário que justifique uma ação assim e quando realmente precisar da perícia eu posso não dar mods favoráveis, mas estou dando o exemplo para saber que uma ou outra rolagem meio "viagem na maionese, pró deus ex machina" pode ser usada de quando em quando.
O ponto era que Ka tinha poucas informações sobre os escamosos e não investigaria sozinho.
De fato não deve saber muito mesmo, além do que já falei (umas das raças de demônios com suas características diferentes de outras, não se misturam muito, usam sempre roupas longas com capuz, alguns podem ser bons com alguns tipos de magia, são humanoides mas com pele escamosa...) mas se quiser pode rolar História e Geografia para ver se sabe alguma coisa além deste básico. Mas a perícia História e Geografia pode não ser precisa nem se tirar acerto, pois talvez o Ka tenha ouvido alguns boatos na taverna Rede Bobo que é cheia de fake news, então leve em conta que tudo são "indícios". Porém seria mais interessante (mas não obrigatório) se o Nadhull ou a Mortalha jogassem juntos com você, já que são demônios e devem entender um pouco mais disto, ou mesmo a Kate que vive chafurdando com eles.
Caso resolva "dar a louca" e ir lá bisbilhotar mesmo sem algum motivo maior do que a pura curiosidade, ao tentar falar com eles, pode fazer eventuais rolagens de psicologia junto com a interpretação para ver se "pesca" alguma das outras conjecturas que fez (Será que eles estavam ligados a alguma coisa estranha? Um pequeno grupo em cada cidade coletando informações de maneira despretensiosa? Ou aquilo poderia ser um tipo de racismo no pensamento de Ka?)
Além disto, eu descrevi só o que tinha de óbvio na vila, pode rolar Percepção para tentar achar algo menos óbvio, como um cachorro do tipo que a Srta Moon tinha falado, que está amarrado num canto sujo e que provavelmente vai virar espetinho se ninguém descobrir que o coitadinho está lá, ou não importarem em ir ajudar.
Pikapool escreveu:Teste de Culinária, Sobrevivência ou Alquimia para encontrar plantas comestíveis, medicinais, etc...
Leomar escreveu:
Christiano Keller como você tem a perícia de comércio, vou cobrar um pouco mais de precisão se vai ou não usar rolagens. Você ofereceu o fígado do kodo em troca do animal, como o fígado não é carne nobre mais é fácil de vender, o cara vai resmungar que prefere dinheiro, mas aceitaria sem criar maiores problemas e sem precisar rolar nada.
Mas se sua intenção for barganhar, aí tem que fazer rolagem de comércio, o alvo é contra Q.I. e levando em conta que o outro não é um primor em comércio, até uma falha de um ponto funcionaria, se errar ele vai apenas manter o preço, só se tirar um 10,10 ou 9,10 ele vai dar chilique e aumentar o preço.
Intimidação (2pp) - NovatoLeomar escreveu:É... só na barganha não resolveu. A Mortalha já levou o produto mesmo, então por enquanto o cara está com a vantagem. Alguém vai tentar na intimidação?
Esperando rolagem para Kate, caso ela queira mesmo arriscar a doma.