Sobre NP
O NP da campanha será 8, podendo chegar até 10. Eu escolhi um NP baixo por se tratar de uma campanha com heróis mais mundanos. Sim, os Grandes Pesos Pesados existirão, mas o meu foco não é narrar para eles.
Sobre CARACTERÍSTICAS
O Livro não fala sobre o limite de características, desde que não estoure o dobre do NP. Eu permito que APENAS uma característica chegue a 14... maior do que isso é algo bem estrambólico que não será tanto o foco da campanha.
Sobre os PODERES
Alguns dos poderes estão vetados, enquanto outros estão apenas "modificados".
VARIÁVEL: BANIDO! Nenhum herói deveria ser capaz de fazer tudo.
INVOCAÇÃO: Banidos apenas as ampliações HORDA e CAPANGAS MÚLTIPLOS, pois muitos minions de ambos os lados atrasam muito o game e geram cálculos muito desgastantes pra mim e pros outros que estão na cena.
IMORTALIDADE: Máximo de 6 níveis (1 dia para voltar) e TODOS que comprarem devem comprar a limitação LIMITADA (sempre tem uma forma de morrer).
REGENERAÇÃO: Funciona normalmente, porém, se o personagem desmaiar ou ficar moribundo, ela NÃO acordará o personagem automaticamente... O personagem se estabilizará e curará ferimentos, mas será considerado adormecido, independente do nível neste efeito.
Sobre ARRANJOS
A maioria dos jogadores compra arranjos somente para garantir que podem fazer tudo por 1 único ponto. Eu SÓ permito arranjos se eles fizerem SENTIDO. Mesmo assim, existem algumas limitações.
- NENHUM grupo de poderes arranjados pode ter mais de 4 poderes.
- Dos poderes do arranjo, SOMENTE UM deles pode ter nível máximo. Os outros devem possuir 2 níveis a menos do máximo permitido para eles. Exemplo: Vocês possuem NP8. Se um poder tiver nivel 10, os outros do arranjo só poderão ter no máximo nível 8 (se for um poder que não exige teste, como um ataque em área, então seria 6).
Sobre AÇÕES
Todos os personagens têm direito a 01 ação padrão, 01 ação de movimento, 01 ação livre (independente de quantos poderes possuam ações livres como tempo de execução) e quantas ações de reação forem justas e coerentes. Falar é uma ação livre, mas NÃO consome sua quota de ações livres.
Sobre QUALIDADES
Limite de Iniciativa Aprimorada, Sorte, Benefício Riqueza e qualquer outra vantagem que possua níveis indeterminados: 5
Sobre SORTE, só permito 01 tentativa de uso por teste..... ou seja.... usou uma vez pra um teste, mesmo que falhe, não pode usar sorte pra esta mesma rolagem novamente. O único caso em que pode-se comprar mais de 5 (respeitando ainda os limites da campanha) é ROLAR COM O GOLPE.
Sobre COMPLICAÇÕES
Cada personagem deve possuir pelo menos 2 complicações.
Cada personagem receberá uma complicação extra que eu colocarei, baseado no histórico.
Sobre PONTOS HERÓICOS
Cada personagem começará cada cena com 2 pontos heróicos, podendo receber mais, porém, eles expiram no fim das cenas.
Além de tudo que diz no livro, os pontos heróicos também podem ser usados para evitar "PONTOS VILANESCOS", ou para curá-los.
Os personagens recebem pontos heróicos ao:
- Fazer coisas muito heróicas
- Superarem situações muito difíceis sem o "uso confortável" dos poderes. Ou seja.... se eu perceber que o personagem sempre se sai dos problemas da mesma maneira, sem criatividade e sem a menor dificuldade, ele não tem porque ser premiado por isso.
- Quando suas complicações aparecem e REALMENTE causam algum infortúnio.
- Em cenas muito dramáticas (um aliado morrer, um grande inimigo fazer algo bem ruim, etc).
REGRAS NOVAS
Sobre VILANIA
Cedo ou tarde os personagens de vocês podem acabar fazendo coisas "não muito" heróicas ou mesmo amorais. Sempre que isso acontecer, o personagem de vocês deve reagir de alguma forma. Se ele reagir com arrependimento, tentando consertar, etc.... Nada acontece. Porém, se ele se aproveitar da situação ou mostrar que aquilo não o incomodou, então ele recebe 1 ponto Vilanesco. A Vilania funciona como a Humanidade em Vampiro, A Máscara, mas reverso. Se um personagem acumular 5 ou mais pontos de vilania, este personagem é perdido, se tornando oficialmente um vilão.
A qualquer momento do jogo, um personagem pode gastar 1 ponto heróico E FAZER ALGO BOM (não apenas gastar) para retirar 1 ponto vilanesco.
Sobre EXPERIÊNCIA
Eu darei pontos de experiência no fim de cada cena e no fim de cada história. Sempre será asim:
- No fim de cada cena, o personagem recebe 1 ponto de XP.
- No fim de cada história ele recebe de 0 a 5 de XP, sendo:
- 1 xp por participação ativa: Se compareceu a pelo menos metade do jogo.
- 1 por interpretar o personagem proposto: Fugir do personagem para se dar bem, ou evitar interpretá-lo pode tirar esse ponto.
- 1 pelo sucesso do capítulo: Se eu julgar que vocês tiverem sucesso, mesmo que parcial no capítulo.
- 1 por sucessos pessoais: Tramas pessoais, aprender algo novo, fazer um novo aliado, derrotar um inimigo pessoal, etc...
- 1 por perigos enfrentados: Se enfrentou E SUOU na mão de inimigos, se chegou perto de ser capturado ou morto, etc...
Acho que é isso.
O NP da campanha será 8, podendo chegar até 10. Eu escolhi um NP baixo por se tratar de uma campanha com heróis mais mundanos. Sim, os Grandes Pesos Pesados existirão, mas o meu foco não é narrar para eles.
Sobre CARACTERÍSTICAS
O Livro não fala sobre o limite de características, desde que não estoure o dobre do NP. Eu permito que APENAS uma característica chegue a 14... maior do que isso é algo bem estrambólico que não será tanto o foco da campanha.
Sobre os PODERES
Alguns dos poderes estão vetados, enquanto outros estão apenas "modificados".
VARIÁVEL: BANIDO! Nenhum herói deveria ser capaz de fazer tudo.
INVOCAÇÃO: Banidos apenas as ampliações HORDA e CAPANGAS MÚLTIPLOS, pois muitos minions de ambos os lados atrasam muito o game e geram cálculos muito desgastantes pra mim e pros outros que estão na cena.
IMORTALIDADE: Máximo de 6 níveis (1 dia para voltar) e TODOS que comprarem devem comprar a limitação LIMITADA (sempre tem uma forma de morrer).
REGENERAÇÃO: Funciona normalmente, porém, se o personagem desmaiar ou ficar moribundo, ela NÃO acordará o personagem automaticamente... O personagem se estabilizará e curará ferimentos, mas será considerado adormecido, independente do nível neste efeito.
Sobre ARRANJOS
A maioria dos jogadores compra arranjos somente para garantir que podem fazer tudo por 1 único ponto. Eu SÓ permito arranjos se eles fizerem SENTIDO. Mesmo assim, existem algumas limitações.
- NENHUM grupo de poderes arranjados pode ter mais de 4 poderes.
- Dos poderes do arranjo, SOMENTE UM deles pode ter nível máximo. Os outros devem possuir 2 níveis a menos do máximo permitido para eles. Exemplo: Vocês possuem NP8. Se um poder tiver nivel 10, os outros do arranjo só poderão ter no máximo nível 8 (se for um poder que não exige teste, como um ataque em área, então seria 6).
Sobre AÇÕES
Todos os personagens têm direito a 01 ação padrão, 01 ação de movimento, 01 ação livre (independente de quantos poderes possuam ações livres como tempo de execução) e quantas ações de reação forem justas e coerentes. Falar é uma ação livre, mas NÃO consome sua quota de ações livres.
Sobre QUALIDADES
Limite de Iniciativa Aprimorada, Sorte, Benefício Riqueza e qualquer outra vantagem que possua níveis indeterminados: 5
Sobre SORTE, só permito 01 tentativa de uso por teste..... ou seja.... usou uma vez pra um teste, mesmo que falhe, não pode usar sorte pra esta mesma rolagem novamente. O único caso em que pode-se comprar mais de 5 (respeitando ainda os limites da campanha) é ROLAR COM O GOLPE.
Sobre COMPLICAÇÕES
Cada personagem deve possuir pelo menos 2 complicações.
Cada personagem receberá uma complicação extra que eu colocarei, baseado no histórico.
Sobre PONTOS HERÓICOS
Cada personagem começará cada cena com 2 pontos heróicos, podendo receber mais, porém, eles expiram no fim das cenas.
Além de tudo que diz no livro, os pontos heróicos também podem ser usados para evitar "PONTOS VILANESCOS", ou para curá-los.
Os personagens recebem pontos heróicos ao:
- Fazer coisas muito heróicas
- Superarem situações muito difíceis sem o "uso confortável" dos poderes. Ou seja.... se eu perceber que o personagem sempre se sai dos problemas da mesma maneira, sem criatividade e sem a menor dificuldade, ele não tem porque ser premiado por isso.
- Quando suas complicações aparecem e REALMENTE causam algum infortúnio.
- Em cenas muito dramáticas (um aliado morrer, um grande inimigo fazer algo bem ruim, etc).
REGRAS NOVAS
Sobre VILANIA
Cedo ou tarde os personagens de vocês podem acabar fazendo coisas "não muito" heróicas ou mesmo amorais. Sempre que isso acontecer, o personagem de vocês deve reagir de alguma forma. Se ele reagir com arrependimento, tentando consertar, etc.... Nada acontece. Porém, se ele se aproveitar da situação ou mostrar que aquilo não o incomodou, então ele recebe 1 ponto Vilanesco. A Vilania funciona como a Humanidade em Vampiro, A Máscara, mas reverso. Se um personagem acumular 5 ou mais pontos de vilania, este personagem é perdido, se tornando oficialmente um vilão.
A qualquer momento do jogo, um personagem pode gastar 1 ponto heróico E FAZER ALGO BOM (não apenas gastar) para retirar 1 ponto vilanesco.
Sobre EXPERIÊNCIA
Eu darei pontos de experiência no fim de cada cena e no fim de cada história. Sempre será asim:
- No fim de cada cena, o personagem recebe 1 ponto de XP.
- No fim de cada história ele recebe de 0 a 5 de XP, sendo:
- 1 xp por participação ativa: Se compareceu a pelo menos metade do jogo.
- 1 por interpretar o personagem proposto: Fugir do personagem para se dar bem, ou evitar interpretá-lo pode tirar esse ponto.
- 1 pelo sucesso do capítulo: Se eu julgar que vocês tiverem sucesso, mesmo que parcial no capítulo.
- 1 por sucessos pessoais: Tramas pessoais, aprender algo novo, fazer um novo aliado, derrotar um inimigo pessoal, etc...
- 1 por perigos enfrentados: Se enfrentou E SUOU na mão de inimigos, se chegou perto de ser capturado ou morto, etc...
Acho que é isso.