O Ano Escolar
A cada semestre, cada aluno tem direito a duas "atividades" da lista abaixo (além da aventura normal). Uma atividade escolhida representa o que o estudante faz durante a maior parte do tempo, qual é seu princiapl foco e interesse durante o semestre.
Cada atividade fornece bônus e penalidades para o aluno. Estes bônus e penalidades serão aplicados aos testes de final de cada semestre.
Repare que as atividades não representam tudo que um estudante faz durante um semestre. É possível ter uma namorada e dedicar-se a estudar. Contudo, dedicar-se a namorar significa que grande parte do tempo e concentração do aluno é voltado à(s) garota(s).
ESTUDO, FRUSTRAÇÃO E CONVÍVIO SOCIAL
Em geral, os estudantes da Academia Arcana desejam duas coisas de seus estudos: conhecimento e contatos. Conhecimento pode garantir-lhe trabalho e salvar suas vidas; contatos podem garantir oportunidades de emprego, uma vaga em um bom grupo de aventureiros ou até mesmo um amigo paladino de Khalmyr que sempre virá ao seu socorro no futuro. Contudo, tanto esforço tem um preço. À medida que os alunos aprendem mais e mais, tecem redes sociais maiores e maiores, a responsabilidade torna-se demasiada. Eles ficam frustrados, precisando de descanso e lazer.
Assim, a cada semestre os alunos devem fazer testes de Estudo, Frustração e Convívio Social, modificados por suas duas atividades durante o semestre.
Um teste de Estudo é um teste de perícia, com uma penalidade igual ao número do semestre e um modificador determinado pelas atividades durante o semestre. Representa as provas finais e o desempenho geral do aluno durante o período letivo. A perícia a ser testada varia de acordo com a disciplina cursada. Um aluno que não seja bem-sucedido no teste de Estudo tem direito a tentar de novo (recuperação) ou apenas não consegue progredir durante o semestre, dependendo do resultado. Nesse caso, não recebe qualquer benefício por ter progredido, e fica mais perto de ser "convidado a se retirar" da Academia sem se formar, após dez semestres.
Um teste de Frustração é um teste de Vontade, com um modificador determinado pelas atividades durante o semestre. Representa a força de vontade do aluno para progredir, e sua capacidade de ignorar as atividades divertidas no mundo lá fora (sem falar nas hordas de moças e rapazes atraentes na própria Academia). Um aluno que não seja bem-sucedido no teste de Frustração está sobrecarregado e estafado, incapaz de manter esse ritmo por mais tempo. Ele perder uma de suas atividades no próximo semestre (tendo direito a apenas uma).
Um teste de Convívio Social é um teste de qualquer perícia baseada em Carisma, com um modificador determinado pelas atividades durante o semestre. Representa os amigos, aliados e "contatos profissionais" que o estudante reuniu durante o semestre, sua popularidade e "bom nome" no campus. Um aluno que não seja bem sucedido no teste de Convívio Social perde o bônus de seu grêmio. Caso já tenha perdido o bônus do grêmio no semestre anterior, não o recupera, e sofre uma penalidade de -2 em todas as perícias baseadas em Carisma no semestre seguinte. Essa penalidade é cumulativa - assim, três semestres seguidos de falha no teste de Convívio Social negam o bônus do grêmio e impõem uma penalidade de -4 em todas as perícias baseadas em Carisma, por exemplo. Um teste bem-sucedido recupera o bônus do grêmio e anula todas as penalidades.
Como esses testes representam um semestre inteiro, não é possível usar magias, poções, itens mágicos ou talentos com duração limitada ou usos diários para obter bônus. Apenas itens e habilidades que fornecem bônus permanentes se aplicam. A maioria dos professores considera que itens mágicos são trapaça, e seu uso é pior que "colar" na prova - pois o aluno não está realmente aprendendo. Uso de certos itens pode valer uma reprovação automática, ou até mesmo expulsão da Academia, quando descobertos.
Teste de Estudo
Teste de perícia variável + modificadores de atividade do semestre - número do semestre contra CD 15
Resultado 15 ou mais: o aluno foi aprovado. Recebe seu benefício (um nível ou bônus de +2 em uma perícia estudada no semestre) e passa ao próximo semestre.
Resultado entre 10 e 14: o aluno está em recuperação. Deve repetir o teste, com os mesmos modificadores. Se falhar neste segundo teste, é reprovado.
Resultado 9 ou menos: o aluno foi reprovado. Não recebe seu benefício e não passa ao próximo semestre.
Teste de Frustração
Teste de Vontade + modificadores de atividades do semestre contra CD 15.
Resultado 15 ou mais: o aluno consegue lidar com suas responsabilidades. NEnhum efeito.
Resultado 14 ou menos: o aluno está sobrecarregado por tantas responsabilidades. Tem direito a apenas uma atividade no próximo semestre.
Teste de Convívio Social
Teste de qualquer perícia baseada em Carisma + modificadores de atividades do semestre - modificadores do semestre anterior contra CD 15.
Resultado 15 ou mais: o aluno é popular e bem quisto no campus. Caso tenha recebido penalidades no semestre anterior, todas elas são anuladas.
Resultado 14 ou menos: o aluno não tem tempo para amigos. Perde o bônus do seu grêmio. Caso já o tenha perdido, recebe uma penalidade cumulativa de -2 em todas as perícias baseadas em Carisma.