CENTRO DE PRÁTICAS ARCANAS
O Centro de Práticas Arcanas, também chamado de Centro de Aulas Práticas, é o maior complexo da Academia Arcana, um vasto laboratório subdividido em várias câmaras, cada uma com suas propriedades especiais. As salas são preparadas para exercer efeitos mágicos variados, que terminam assim que o conjurador deixa a câmara. Alguns exemplos são:
Câmaras Metamágicas: cada uma dessas câmaras permite ao conjurador lançar qualquer magia como se estivesse sob efeito de um talento metamágico correspondente. Uma delas, a Câmara da Magia Maximizada, permite que todas as variáveis da magia sejam elevadas ao máximo. As magias não precisam ser preparadas com antecedência e nem lançadas como sendo de níveis superiores.
Câmaras Planares: cada câmara, quando ativada, reproduz as condições ambientais de outros mundos ou Planos. Uma vez que certos Planos são extremamente hostis à vida humanoide, sua ativação requer autorização especial. Há uma câmara que reproduz as condições da Tormenta.
Câmara da Magia Inesgotável: nesta câmara especial pode-se lançar uma magia repetidas vezes sem que seja preciso prepará-las de novo e sem gastar PMs. Alunos mais problemáticos, com dificuldade para dominar certas magias, realizam algumas sessões aqui (talvez este seja o motivo para o lugar ser chamado de "Câmara dos Fracassados" por alunos maldosos).
Como medida de segurança, os corredores têm armários contendo poções de curar ferimentos graves, varinhas de dissipar magia e pergaminhos de teletransporte para a Enfermaria.
Quando algum tipo de magia escapa do Centro - como animais invocados, por exemplo - um alarme soa. Em segundos, os zeladores ou algum professor (às vezes o próprio Talude) aparece para controlar a situação.