- Criação da Ficha - Passo a passo -
1º Passo - Escolher o tipo do Herói:
É com base nessa escolha que serão determinados os pontos a serem distribuídos nos atributos. O "tipo do herói" nesse contexto diz respeito as capacidades dele, a base do que faz possível o personagem ser um herói. Como o sistema deve ser simples, tentei representar todos em quatro categorias apenas:
- Tipos:
2º Passo - Definir os Atributos:
Com relação aos atributos, resolvi usar uma base que muitos já devem ter visto por ai com 2 Grupos de Atributos e um solto:
- Atributos:
Constituição: Entende-se como uma mescla entre os "subatributos" Força e Resistência. Será utilizado em testes físicos como levantamento ou suportar a alta pressão da água no fundo do mar.
Destreza: Entende-se como uma mescla entre os "subatributos" Percepção, Reflexos e Agilidade. Será utilizado em testes físicos como detectar a aproximação de um inimigo oculto, esquivar-se de um míssil supersônico ou ultrapassar uma trilha de obstáculos utilizando parkour.
Velocidade: Basicamente o que se entende. Será utilizado em testes físicos de corrida, reação e derivados.
Carisma: O quão agradável ou querido o personagem é aos olhos dos outros. Deverá ser utilizado em testes sociais para ações como discursos, tentativas de manipulação, comunicação efetiva de narrativas e até testes de empatia.
Inteligência: Uma mescla das capacidades racionais e conhecimentos que o personagem possui. Será utilizado para testes envolvendo, por exemplo, raciocínio, compreensão de mensagens criptografadas, dedução de cenário, qualquer ação envolvendo o intelecto.
Recursos: Grana, empresas, poder/influência politica. Não deverá ser muito utilizado para testes, mas será definitivo para questões de riqueza: se você fosse fazer o Tony Stark, ele não seria aceito com o valor 1 em Recursos, por exemplo.
*Potência: Pode ser entendido como capacidade de utilização do poder para superpoderosos ou poder de fogo para um humano com um revolver. É um atributo especial para testes e combate cujo razão é representar atributos/capacidades que os demais listados anteriormente não façam.
*Essa limitação NÃO é válida para o atributo Potência.
Por essa razão, vamos ter 2 tipos de Pontos para distribuir:
- Pontos:
Todos os atributos começam com valor 1, com exceção de Potência cujo valor inicial é 0.
Os personagens começam com 5 Pontos Humanos + pontos de tipo do herói:
Aprimoramento - +10 Pontos Especiais
Habilidade - +6 Pontos Humanos/+3 Pontos Especiais
Preparo - +5 Pontos Humanos/+5 Pontos Especiais
Híbrido - +3 Pontos Humanos/+6 Pontos Especiais
Por exemplo, um personagem do tipo 'Preparo' começaria com: 10 Pontos Humanos e 5 Pontos Especiais.
**Atenção**:
* Para um personagem do tipo 'Preparo' exceder a capacidade humana em um atributo, ele deve ter algum equipamento que justifique isso: Homem de ferro, por exemplo, praticamente tem super força quando usando a armadura.
* Os personagens dos tipos 'Habilidade' e 'Híbrido' possuem sim menos pontos para distribuição, mas isso é compensado pelo(s) poder(es) extra que possuem.
* Só para esclarecer melhor a diferença de Pontos Humanos x Especiais: Reparem que com 5 Pontos Especiais, o máximo que um personagem teria em um atributo físico é 7 (2 máximo humano + 5 pontos especiais). Agora, com 10 Pontos Especiais para distribuir, o máximo já sobe para 12.
3º Passo - Descrição de Poderes:
Para tipos Habilidade/Híbrido:
Como mencionado antes, personagens dos tipos Habilidade e Híbrido são os que podem possuir poderes que não se encaixam na definição de aprimoramento. Por isso decidi tratar essa questão separadamente e definir algumas regras:
- Personagens do tipo Habilidade são praticamente dependentes desse "poder extra". Como nos exemplos que usei, é magia do Doutor Estranho ou a mutação do Magneto, ou seja, sem isso eles não fazem lá muita coisa.
- Personagens do tipo Híbrido não são necessariamente dependentes desse poder, por que eles tem outras formas de ser super: mesmo se você tirar as garras do Wolverine ou a visão de calor do Superman, eles ainda se viram muito bem.
Dito isso, o(s) poder(es) aceitos para os personagens do tipo Habilidade serão sempre consideravelmente superiores aos que serão aceitos para personagens do tipo Híbrido. Ou seja, se o seu personagem é do tipo Híbrido (e portanto já possui poderes de aprimoramento também), ele não vai possuir um poder de grande potência como controlar a gravidade, por exemplo. Seus poderes extras serão de menor eficiência, podendo ser vistos como uma ferramenta de suporte até.
Essa é a única regra que devem ter em mente no momento de definição do(s) poder(es), o resto vai ficar por conta do nosso bom senso para não precisarmos de regras muito complexas. Acho mais divertido assim, fica mais livre.Se algo for muito fora da curva ou não estiver de acordo com a ideia exposta nesse passo da criação do personagem, posso pedir para você repensar (se nerfar ) e ai nesse caso a gente negocia caso a caso.
A descrição desses poderes pode ser incluída logo após os atributos na ficha. O mais importantes aqui é que essas informações façam sentido com a história e atributos do personagem.
Para tipos Aprimoramento/Preparo:
Para não deixar esse passo mais complexo do que precisa ser, mais uma vez vou deixar como única regra o nosso bom senso mesmo. A criação desses recursos ou capacidades dos personagens desse tipo vai ficar completamente livre (desde que "encaixe" com a distribuição dos atributos também), e se acontecer de algum ponto ficar muito fora da curva, a gente negocia.
A descrição/listagem desses recursos e/ou poderes pode ser incluída logo após os atributos na ficha. O mais importantes aqui é que essas informações façam sentido com a história e atributos do personagem.
4º Passo - Quem é o herói?:
Nesse ponto vem a definição das informações que mencionei no post introdutório e o mais importante passo. Não vou forçar um modelo especifico, mas precisamos de pelo menos as seguintes informações:
- Identidade
- Codinome
- Idade
- Nacionalidade
- Background completo
- Pessoas importantes (Opcional): inimigos, aliados, amigos, romances. Se o personagem tiver, podem descrever ou listar como quiserem.[/font]
Fim!
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Testes & Combate
- Testes & Combate:
- Extremamente simples:
Testes serão realizados jogando alguns dados e comparando com a dificuldade do testes. Se o resultado do lançamento de dados for igual ou superior, sucesso.
O valor do lançamento de dados será igual a soma de X lançamentos de D10, onde X é o atributo testado.
Exemplo: Cidadão com atributo Destreza 2 tenta correr por uma série de obstáculos sem cair. O mestre define a dificuldade desse teste em especifico como 10. Então o cidadão joga 2D10, tirando 4 e 5 nos lançamentos e consequentemente falha no teste (4 + 5 > 10).
Jogadas de combate se resumirão a ataque, defesa e testes. Testes serão utilizados da mesma forma que determinada acima.
Sobre Ataque x Defesa:
1DX + Atributo utilizado atacante vs 1DX + Atributo utilizado pelo defensor
Onde o DX é um dado que varia também de acordo com o Atributo utilizado:- 0~2 Pontos -> D4
- 3~4 Pontos -> D6
- 5~8 Pontos -> D8
- 9~12 Pontos -> D12
Exemplo: Fulano dispara em direção a Ciclano com um cano de ferro em mãos, e então tenta acertar-lhe a cabeça com um ataque feroz. Ciclano, por sua vez, tenta evitar o golpe por meio de seus reflexos e se esquivar.
Fulano usou Constituição para atacar. Esse seu atributo tem o valor 3, portanto Fulano lançará 1D6 e somará ao valor 3.
Ciclano usou Destreza para se defender. Esse seu atributo tem o valor 5, portanto Ciclano lançará 1D8 e somará ao valor 5.
Fulano tirou 4 em seu D6, totalizando um ataque de 7 (4+3). Ciclano tirou um 3 em seu D8, totalizando uma defesa de 8 (3+5).
Resultado: (Ataque 7 < Defesa 8) Ciclano consegue esquivar-se do ataque de Fulano. - 0~2 Pontos -> D4