Absorção: Este bastão age como um imã, sugando magias ou habilidades similares a magia. A magia absorvida deve ter um único alvo ou ser um raio dirigido ao possuidor do bastão ou ao seu equipamento. Em seguida, o bastão anula o efeito da magia e armazena o seu potencial até que o seu portador a libere na forma de magias próprias. Ele pode detectar instantaneamente o nível da magia enquanto o bastão absorve sua energia. A absorção não exige uma ação da parte do usuário se ele estiver empunhando o bastão. Seu usuário pode usar essa energia para conjurar qualquer magia que tiver preparado, sem perdê-la. As únicas restrições são que os níveis de energia mágica armazenados no bastão devem igualar ou ultrapassar o nível da magia que o portador deseja conjurar, que quaisquer componentes materiais necessários estejam presentes, e que o bastão esteja sendo empunhado no momento da conjuração. Para conjuradores que não precisam preparar magias, a energia do bastão pode ser usada para conjurar qualquer magia que conheçam dos níveis apropriados. Um bastão da absorção absorve no máximo cinquenta níveis de magia e a partir de então só pode descarregar qualquer potencial remanescente. O item não pode ser recarregado. O portador sabe que o potencial de absorção remanescente e a quantidade atual de energia armazenada.
Preço: 50.000 PO.
Antifogo: Este bastão pode extinguir chamas mundanas Médias ou menores com um simples toque. Para que o bastão funcione contra outros tipos de chama, o portador deve gastar uma ou mais de suas cargas. Extinguir um fogo mundano Grande ou maior, ou uma chama mágica Média ou menor exige 1 carga. Chamas mágicas contínuas, como as de uma arma ou de uma criatura do fogo, são suprimidas por 6 rodadas e retornam em seguida. Para apagar uma magia do fogo instantânea, o basta deve estar na área de efeito e o portador deve usar uma ação preparada, efetivamente anulando toda a magia. Quando aplicado a chamas mágicas Grandes ou maiores, como as causadas por bola de fogo, coluna de chamas ou muralha de fogo, são necessárias 2 cargas. Se o item for usado contra uma criatura, inflige 6d6 pontos de dano. Este uso requer 3 cargas. Um bastão antifogo possui 10 cargas ao ser encontrado. As cargas utilizadas são renovadas diariamente, de forma que o portador pode gastar até 10 cargas em qualquer período de 24 horas.
Preço: 15.000 PO.
Bastão Imóvel: Este bastão é uma barra de ferro achatada com um pequeno botão em uma das pontas. Quando este é pressionado (uma ação de movimento), o bastão não se move do lugar, mesmo que isso desafi e a gravidade. Dessa forma, o portador pode erguer ou posicionar o bastão onde desejar, apertar o botão, e soltá-lo. Alguns aventureiros descobriram que o bastão imóvel é útil para amarrar cordas, bloquear portas, e várias outras tarefas úteis. Diversos bastões podem ser usados para fazer uma escada. O item pode suportar até 4.000 kg antes de cair. Se uma criatura deseja empurrar o bastão imóvel, deve obter sucesso em um teste de Força (CD 30) para movê-lo até 3m por rodada.
Preço: 5.000 PO.
Bastão Mangual: Ao comando de seu portador, o item se ativa, passando de um bastão comum para um mangual atroz +3. O mangual atroz é uma arma dupla, o que significa que cada uma de suas pontas pode ser usada para atacar. O usuário pode fazer um ataque adicional ao custo de fazer todos os ataques com –2 de penalidade. Uma vez por dia o portador pode usar uma ação livre para que o bastão lhe conceda um bônus de deflexão de +4 na CA e bônus de resistência de +4 em todos os testes de resistência por 10 minutos. O bastão não precisa estar na forma de arma para conferir este benefício. Transformá-lo de uma forma para a outra é uma ação de movimento.
Preço: 50.000 PO.
Bastões Metamágicos: Os bastões metamágicos contêm a essência de um talento de metamagia, mas não mudam o espaço da magia alterada. Todos os bastões descritos adiante são ativados pelo uso. Um conjurador pode usar apenas um bastão metamágico para uma determinada magia, mas é possível combiná-lo com os próprios talentos do usuário. Nesse caso, apenas os talentos do portador ajustam o espaço da magia a ser conjurada. Possuir um bastão metamágico não confere o talento associado ao usuário, apenas a habilidade de usá-lo algumas vezes por dia. Um feiticeiro ainda precisa de uma ação de rodada completa para usar estes itens, assim como para usar seus próprios talentos metamágicos. Os bastões metamágicos normais podem ser usados com magias do 2º nível ou menos. Os bastões menores só podem ser usados para magias de 3º nível ou menos, ao passo que os bastões maiores podem ser usados paia magias até do 9º nível.
- Opções e Preços:
• Metamágico, Potencializar: O usuário pode conjurar a três magias potencializadas por dia, como se possuísse o talento Potencializar Magia. Preço: 30.000 PO (menor), 32.500 PC (normal), 73.000 PO (maior).
• Metamágico, Aumentar: O usuário pode conjurar até três magias aumentadas por dia, como se possui ase o talento Aumentar Magia. Preço: 3.000 PO (menor), 11.000 PO (normal), 24.500 PO (maior),
• Metamágico, Estender: O usuário pode conjurar até três magias estendidas por dia, como se possuísse o talento Estender Magia. Preço: 3.000 PO (menor), 11.000 PO (normal), 24–500 PO (maior).
• Metamágico, Maximizar: O usuário pode conjurar até três magias maximizadas por dia, como se possuísse o talento Maximizar Magia. Preço: 14.000 PO (menor), 54.000 PO (normal), 121,500 PO (maior).
• Metamágico, Acelerar: O usuário pode conjurar até três magias aceleradas por dia, como se possuísse o talento Acelerar Magia. Preço: 35.000 PO (menor), 75.500 PO (normal), 170.500 PO (maior).
• Metamágico, Silencioso: O usuário pode conjurar até três magias silenciosas por dia, como sé possuísse o talento Magia Silenciosa. Preço: 3.000 PO (menor), 11,000 PO (normal), 24.500 PO (maior).
Cancelamento: Este temido bastão é o pesadelo de todos os itens mágicos, pois seu toque exaure todas as suas propriedades mágicas. O item tocado deve obter sucesso em um teste de resistência de Vontade (CD 23) para impedir que o bastão o drene. Se uma Criatura estiver segurando o item, pode-se usar seus bônus de Vontade no lugar dos do item (o que for maior). Nesses casos, o contato é feito em uma jogada de ataque de toque. Ao drenar um item, o bastão se torna quebradiço e não pode ser usado novamente. Os itens exauridos só podem ser restaurados pelas magias desejo ou milagre (se uma esfera da aniquilação e um bastão de cancelamento anularem um ao outro, nada poderá restaurá-los).
Preço: 11.000 PO.
Detecção de Inimigos: Este mecanismo pulsa na mão de seu portador e aponta para a direção de qualquer criatura ou criaturas hostis a ele (começando pelo mais próximo). Essas criaturas podem estar invisíveis, etéreas, escondidas, disfarçadas, ou claramente visíveis, O alcance da detecção é de 18 m. Se o portador do bastão se concentrar por uma rodada completa, o item determina com exatidão a localização do inimigo mais próximo e indica quantos estão na área de alcance. O bastão pode ser usado três vezes por dia, cada uma com a duração de até 10 minutos. Ativá-lo é uma ação padrão.
Preço: 23.500 PO.
Detecção de Metais e Minerais: Este bastão pulsa nas mãos do seu portador e aponta para a maior massa de metal a até 0 m. Entretanto, o usuário pode se concentrar em um tipo especifico de metal ou mineral (ouro, platina, quartzo, berilo, diamante, coríndon, etc.). Se o mineral escolhido existir na área de alcance, o bastão aponta todos os locais onde ele pode ser encontrado, e o portador também sabe a quantidade aproximada. Se existir mais de um depósito do metal ou mineral na área de alcance, o item aponta primeiro para a maior reserva. Cada operação exige uma ação de rodada completa.
Preço: 10.500 PO.
Envelhecimento: Um bastão de envelhecimento funciona como uma maça leve +1 que não causa perda de pontos de vida. Ao invés disso, o portador inflige 1d4 pontos de dano temporário de Força e 1d4 pontos de dano temporário de Constituição para qualquer criatura tocada pelo item (através de um ataque de toque). Se obtiver um sucesso decisivo, o dano de habilidade torna-se permanente. Em qualquer dos casos, o defensor anula o efeito se obtiver sucesso em um teste de resistência de Fortitude (CD 17).
Preço: 25.000 PO.
Esplendor: O possuidor deste bastão recebe um bônus de melhoria de +4 em seu valor de Carisma enquanto segurar ou carregar o item. Uma vez por dia, o bastão pode criar e vestir seu portador com roupas dos mais finos tecidos, assim como adornos em pele e joias. As peças de roupa e os acessórios criados pelo bastão permanecem existindo por 12 horas. Entretanto, se o possuidor tentar vender, dar ou utilizar qualquer uma delas um componente de magia, ou algo semelhante, toda as peças desaparecem imediatamente. O mesmo acontece se qualquer peça for tomada à força. O valor do traje de nobre criado pelo bastão varia entre 7.000 e 10.000 PO (1d4+6 X 1.000 PO) — 1.000 PO apenas pelo tecido, 5.000 PO pelas peles, e o restante pelas joias (máximo de vinte gemas, cada uma valendo até 200 PO). Além disso, o bastão tem um segundo poder especial, que pode ser ativado uma vez por semana. Com um comando, ele cria uma tenda palaciana — um enorme pavilhão de seda com 18 m de largura. Em seu interior há mobília e alimentos temporários apropriados ao esplendor do pavilhão e suficientes para entreter até 100 pessoas. A tenda e seus acessórios duram por um dia. Ao final desse período, ela e todos os objetos associados (incluindo quaisquer itens que tenham sido retirados da tenda) desaparecem.
Preço: 25.000 PO.
Trovões e Relâmpagos: Forçado em ferro com filetes de prata, este bastão possui as propriedades de uma maça leve +2. Seus demais poderes mágicos são os seguintes:
- Poderes do Bastão:
• Trovão: Uma vez por dia, o bastão pode golpear como uma maça leve +3, e o oponente atingido fica atordoado devido ao barulho do impacto (Fortitude CD 16 anula). Ativar este poder é uma ação livre, e ele funciona se o portador acertar qualquer oponente na mesma rodada.
• Relâmpago: Uma vez por dia, se o portador desejar, uma pequena faísca elétrica pode ser descarregada quando o bastão ataca um oponente, infligindo o dano normal de uma maça leve +2 (1d6+2) e +2d6 pontos de pontos de dano adicional por eletricidade. Mesmo se o item não atingir o alvo, se o resultado da jogada for suficiente para desferir um ataque de toque, os 2d6 pontos de dano por eletricidade ainda são aplicados. Ativar este poder é uma ação livre, e ele funciona se o portador acertar qualquer oponente na mesma rodada.
• Estalo: Uma vez por dia, como ação padrão, o portador pode fazer com que o bastão emita um som ensurdecedor, exatamente como a magia grito (Fortitude CD 16 parcial, 2d6 pontos de dano sônico, o alvo fica surdo por 2d6 rodadas).
• Golpe Elétrico: Uma vez por dia, como ação padrão, o portador pode fazer com que o bastão dispare um relâmpago com 1,5 m de largura e um alcance de 60m (10d6 pontos de dano por eletricidade. Reflexos CD 16 reduza metade).
• Trovão e Relâmpago: Uma vez por semana, como ação padrão, o portador do bastão pode combinar o estalo descrito acima com o relâmpago do golpe elétrico. O estalo afeta todos a menos de 3m do relâmpago. O golpe elétrico inflige 9d6 pontos de dano por eletricidade (conte um resultado de 2 ou 1 como 3, gerando um dano total entre 27 e 54 pontos), e o estalo inflige 2d6 pontos de dano sônico. Um único teste de resistência de Reflexos (CD 16) se aplica aos dois efeitos.
Preço: 33.000 PO.
Grande Poder: Este bastão tem funções similares a magia, e também pode ser usado como vários tipos de armas mágicas, além de diversos usos mundanos. O bastão de grande poder é feito de metal, é mais espesso que ou nus bastões, e possui uma esfera vazada em uma das pontas e seis botões em seu cabo (pressionar qualquer um deles equivale a sacar uma arma). Pesa 5 kg.
- 1/dia:
• Imobilizar pessoa com um toque, caso o usuário ordene (Vontade CD 14 anula). O portador deve escolher este poder e obter sucesso em um ataque de toque para ativá-lo. Caso fracasse no ataque, o efeito se perde.
• Medo em todos os inimigos que estiverem olhando para o item, caso o portador deseje (alcance máximo de 3 m, Vontade CD 16 parcial). Invocar este poder é uma ação padrão.
• Infligir 2d4 pontos de dano a um oponente com um ataque de toque bem sucedido (Vontade CD 17 reduz à metade) e curar a mesma quantidade de dano no portador. Este deve escolher usar esse poder antes de atacar, assim como imobilizar pessoa.
- Ilimitado:
• Quando o botão 1 é pressionado, o bastão se torna uma espada longa flamejante +1. Uma lâmina se projeta da esfera, que se transforma no punho da espada. A extensão total da arma é de 1,20 m.
• Quando o botão 2 é pressionado, o bastão se torna um machado de combate +4. Uma lâmina larga se projeta da esfera, e o comprimento total passa a 1,20 m.
• Quando o botão 3 é pressionado, o bastão se torna uma lança curta +3 ou uma lança longa +3. A lâmina da lança se projeta, e o cabo pode se alongar a até 3,6m (à escolha do portador). O comprimento total varia de 1,80 m a 4,5 m. Em sua extensão máxima, o bastão pode ser usado como uma lança montada.
• Escada/vara de escalar. Quando o botão 4 é pressionado, um cravo que pode se fixar até mesmo em granito se projeta da esfera, enquanto na outra extremidade surgem três ganchos afiados. O bastão aumenta entre 1,5 m e 15 m numa única rodada, parando quando o botão 4 for pressionado novamente. Barras horizontais com 7,5 em de comprimento abrem-se alternadamente de ambos os lados, a 30 em de distância entre si. O bastão é preso firmemente pelo cravo e pelos ganchos e pode sustentar até 2.000 kg. O portador pode retraí-lo apertando o botão 5.
• A função escada pode ser usada para forçar portas. O portador planta a base do bastão a cerca de 0 m ou menos do portal a ser aberto, alinhado ao alvo, e pressiona o botão 4. A força exercida tem um modificador de Força de +12.
• Quando o botão 6 é pressionado, o bastão indica o norte magnético e dá ao portador o conhecimento aproximado de sua profundidade sob o solo ou altura acima dele.
Preço: 7.000 PO.
Jiboia: Este bastão é mais longo que os demais, com cerca de 1,20 m e pesando 5kg. Ele golpeia como um bordão +1/+1. Se o portador atirá-lo no chão (uma ação padrão), ele cresce até se transformar em uma cobra constritora gigante no final da rodada. A jiboia obedece todos os comandos do seu dono (na forma animal, mantém os bônus de melhoria de +1 para ataque e dano do bastão). A serpente retorna â forma de bastão (uma ação de rodada completa) quando o dono desejar, ou sempre que se afastar a mais de 30 m dele. Se a forma de cobra for morta, o item retorna à forma original e não pode ser ativado novamente por três dias. Um bastão da jiboia só funciona para personagens bons.
Preço: 13.000 PO.
Maravilhas: Um bastão das maravilhas é um instrumento estranho e imprevisível que gera aleatoriamente diversos efeitos bizarros sempre que é usado (ativá-lo é uma ação padrão). Os efeitos comuns são listados na tabela abaixo, mas o Mestre pode alterar qualquer um deles como achar adequado para sua própria campanha. Os poderes típicos desse item incluem os seguintes:
- 1D% — Efeito:
01–05: A criatura para quem o bastão está apontado fica sob o efeito da magia lentidão por 10 rodadas (Vontade CD 15 anula).
06–10: O alvo é envolvido por fogo das fadas.
11–15: Ilude o usuário por 1 rodada, fazendo-o acreditar que o bastão gerou o efeito indicado por uma segunda rodada (sem teste de resistência).
16–20: Lufada de vento, mas com a força de uma tempestade (Fortitude anula CD 14).
21–25: O portador consegue ler os pensamentos superficiais do alvo (como a magia detectar pensamentos) por 1d4 rodadas (sem teste de resistência).
26–30: Nuvem fétida com alcance de 9 m (Fortitude CD 15 anula).
31–33: Chuvas pesadas caem durante uma rodada num raio de 18m ao redor do portador.
34–36: Invocar um animal — um rinoceronte (01–25 em 1d%), um elefante (26–50) ou um rato (51–100).
37–46: Relâmpago (21 m de comprimento por 1,5 m de largura), 6d6 pontos de dano (Reflexos CD 15 reduz à metade).
47–49: Surgem 600 borboletas grandes, que voam ao redor dos personagens por 2 rodadas, cegando todos (incluindo o portador) num raio de 7,5 m (Reflexos CD 14 anula).
50–53: Aumentar pessoa em um alvo a menos de 18 m do bastão (Fortitude CD 13 anula).
54–58: Hemisfério de escuridão com 9 m de diâmetro, centralizado a 9 m do bastão.
59–62: Nasce grama numa área de 14 m² ao redor do bastão, ou a grama já existente cresce até 10 vezes seu tamanho normal.
63–65: Qualquer objeto inanimado de até 500 kg e 0,8 m³ de tamanho torna-se etéreo.
66–69: O portador é reduzido para 1/12 de sua altura normal (sem teste de resistência).
70–79: Bola de fogo contra o alvo ou 30 m em linha reta, 6d6 pontos de dano (Reflexos CD 15 reduz à metade).
80–84: O portador do bastão é envolvido por invisibilidade.
85–87: Folhas crescem num alvo a até 18 m. Esse efeito permanece por 24 horas.
88–90: 10 à 40 gemas, no valor de 1 PO cada, disparam num jato de 9 m. Cada um inflige 1 ponto de dano a qualquer criatura em sua trajetória: Jogue 5d4 para o número de impactos e divida-os entre os alvos apropriados.
91–95: Cores tremeluzentes dançam numa área de 12 m por 9 m à frente do bastão. As criaturas afetadas ficam cegas por 1d6 rodadas (Fortitude CD 15 anula).
96–97: O portador (50% de chance) ou o alvo (50% de chance) torna-se permanentemente azul, verde ou roxo (sem teste de resistência).
98–100: Carne para pedra (ou pedra para carne, caso o alvo já seja composto de pedra) em um alvo a até 18 m (Fortitude CD 18 anula).
Preço: 12.000 PO.
Negação: Este dispositivo anula a(s) função(ões) mágica(s) ou similares) a magia de itens mágicos. O portador aponta o bastão para o item mágico, e uma rajada cinza pálida é disparado contra o item alvo, atacando como um raio (um ataque de toque à distância). O raio funciona como a magia dissipar magia maior, exceto por só afetar itens mágicos. Para negar os efeitos instantâneos de um item, o portador deve ter uma ação preparada. O teste de dissipar utiliza o nível de conjurador do bastão (15º). O alvo não tem direito a teste de resistência, embora o bastão não possa negar artefatos (mesmo menores). Este item só funciona três vezes por dia.
Preço: 37.000 PO.
Obediência: Este bastão parece um cetro real no valor de 5.000 PO apenas pelos materiais e confecção. Quando ativa o item (uma ação padrão), seu portador pode comandar a obediência e a fidelidade das criaturas a menos de 36m. Pode-se comandar um número de criaturas totalizando 300 Dados de Vida, mas o efeito é anulado para os possuidores de Inteligência acima de 12 que obtiverem sucesso em um teste de resistência de Vontade (CD 16). As criaturas governadas obedecem o portador como se ele fosse seu soberano absoluto. Contudo, se ele emitir um comando contrário à natureza dos seus súditos, a magia é quebrada. O bastão pode ser usado por um total de 500 minutos antes de desfazer em pó. Essa duração não precisa ser contínua,
Preço: 60.000 PO;
Custo: 27.500 PO + 2.200 XP.
Prontidão: Este bastão e idêntico a uma maça leve +1 e possui oito flanges ou abas em sua ponta. O bastão concede um bônus de intuição de +1 em todos os testes de iniciativa. Se empunhado com firmeza, permite que seu portador use detectar o mal, detectar o bem, detectar o caos, detectar a ordem, detectar magia, discernir mentiras, luz ou ver o invisível. Cada uso diferente é uma ação padrão. Se a ponta de um bastão da prontidão for cravada no chão e seu possuidor desejar que ele fique alerta (uma ação padrão), o item perceberá qualquer criatura a menos de 36 m que deseje prejudicar o seu usuário. Ao mesmo tempo, o bastão cria o efeito da magia oração em todas as criaturas amigáveis ao usuário no rato de 6 m. Imediatamente depois, o bastão envia um alerta mental a esses aliados, avisando-os de possibilidade de perigo da(s) criatura(s) hostil(is) no raio de 36 m. Esses efeitos duram 10 minutos, e podem ser ativados uma vez por dia. Finalmente, o bastão pode ser usado para simular a conjuração de uma magia animar objetos, utilizando onze (ou menos) objetos Pequenos localizados no perímetro de um circulo de 13 m centralizado no bastão cravado no chão. Os objetos permanecem animados por 11 rodadas, O bastão pode executar essa função uma vez por dia.
Preço: 85.000 PO.
Segurança: Este item cria um espaço interdimensional, um paraíso de bolso. Nesse local, o possuidor do bastão e até 100 outras criaturas podem permanecer em completa segurança por um período de tempo máximo de 200 dias dividido pelo número de criaturas afetadas. Assim, uma criatura (o possuidor do bastão) pode permanecer 200 dias, quatro podem ficar 50 dias, ou um grupo de sessenta pode ficar por 3 dias. Todas as frações devem ser arredondadas para baixo, por isso um grupo com mais de 100 pessoas só pode permanecer um dia e um grupo de 201 criaturas ou mais não pode ser afetado por este bastão. Neste pequeno paraíso, as criaturas não envelhecem, e a cura natural acontece com o dobro da velocidade normal. Água fresca e alimentos existem em abundância. O clima é confortável para todas as criaturas envolvidas.
Ativar o bastão faz com que o portador e todas as criaturas tocando o bastão sejam transportados imediatamente para o paraíso. Membros de grupos maiores podem dar as mãos ou manter outro tipo de contato físico para permitir que todos sejam afetados pelo bastão. As criaturas transportadas involuntariamente devem obter sucesso em um teste de resistência de Vontade (CD 17) para anular o efeito. Nesse caso, os demais em outros pontos da corrente são afetados normalmente.
Quando os efeitos do bastão terminam ou são dissipados, todas as criaturas instantaneamente reaparecem na localização que ocupavam quando o item foi ativado. Se outra coisa estiver ocupando aquele espaço, seu corpo é deslocado dela distancia suficiente para proporcionar um retorno seguro. O possuidor do bastão pode dissipar o efeito quando desejar antes que transcorra o período máximo de tempo, mas o bastão só pode ser ativado uma vez por semana.
Preço: 61.000 PO.
Víbora: Este bastão golpeia como uma maça pesada +2. Uma vez por dia, com um simples comando, a ponta do instrumento se torna a cabeça de uma serpente de verdade por 10 minutos. Durante esse período, qualquer ataque bem-sucedido inflige o dano normal e envenena o alvo. O veneno provoca imediatamente 1d10 pomos de dano temporário de Constituição (Fortitude CD 14 anula) e mais 1d10 pontos depois de 1 minuto (Fortitude CD 14 anula). O bastão só funciona se seu portador for mau.
Preço: 10.000 PO.