Lorde Edmund DayneSenhor de Alto Ermitério, Escudo da Casa Dayne
Gerold DayneChamado Estrela Negra, o Cavaleiro de Alto Ermitério, Herdeiro de Lorde Edmund, rebelde
Yessenya DaynePlanejadora Jovem, 16 anos, Segunda Filha de Lord Edmund Dayne, nascida de sua segunda esposa Georginna Sand
Objetivo: Amor, Motivação: Dever, Virtude: Dedicado, Vício: Preconceituoso
Meistre QuerellonEspecialista de Meia Idade, 38 anos, Meistre Pirata nascido nas Ilhas de Ferro
Objetivos: Fazer o bem, Motivação: Estabilidade, Virtude: Piedoso, Vício: Arrogante
- Ficha de Querellon:
MEISTRE QUERELLON
Informações Gerais:- Spoiler:
Nome: Meistre Querellon
Idade: 38 anos (Meia idade)
Status inicial: 4
Dinheiro: 12 Dragões de Ouro
Pontos de destino:
Papel: Especialista
Objetivos: Fazer o bem
Motivação: Estabilidade
Virtude: Piedoso
Vício: Arrogante
Habilidades:- Spoiler:
Agilidade 2
Astúcia 5 (40pts iniciais + 30pt de xp)
Atletismo 2
Conhecimento 5 (70pts)
Cura 3 (10pts)
Enganação 2
Furtividade 2
Guerra 3 (10pts)
Idioma 4 (10pts iniciais + 30pt de xp)
Ladinagem 2
Lidar com Animais 2
Luta 2
Percepção 4 (40pts)
Persuasão 2
Pontaria 2
Sobrevivência 2
Status 4 (40pts)
Vigor 3 (10pts)
Vontade 3 (10pts)
Especialidades:- Spoiler:
Astúcia: Lógica (1b), Decifrar (1b) e Memória (1b).
Conhecimento: Educação (1b), Manha (1b) e Pesquisa (1b).
Guerra: Comandar (2b), Estratégia (3b) e Tática (2b).
Percepção: Empatia (2b)
Vigor: Resistência (1b)
Benefícios:- Spoiler:
Meistre da Cidadela
Foco em conhecimento (Heráldica)
Foco em conhecimento (Submundo)
Desvantagem:- Spoiler:
Defeito: Pontaria (-1d)
Posses:- Spoiler:
Adaga
Bolsa
Cajado
Corrente de Meistre
Kit de escrita
2 corvos
Tomos a respeito de heráldica, histórias e lendas.
Mochila
Kit Meistre
Traje Meistre
Palafrém
Estatísticas:- Spoiler:
Defesa em combate: 4
Saúde: 9
Defesa em intriga: 12
Compostura: 9
Movimento: 4
Corrida: 16
História:- Spoiler:
Querellon, nascido do ferro, teve seus primeiros suspiros de vida no convés de um navio, que servia como transporte para a fuga de seus pais. Sua mãe, filha de comerciantes, apaixonou-se por um saqueador e, sem a aprovação da família, não houve alternativa para que ficassem juntos senão o abandono do lar. Querellon cresceu sob os costumes dos Homens de Ferro e com relutância foi enviado à casa dos seus avós maternos, no fim da infância, quando seus pais morreram em combate. Com a expectativa de um futuro digno, diferente do destino que a vida reservou à filha, os idosos enviaram Querellon à cidadela, para que se tornasse um Meistre e ficasse distante dos antigos costumes.
Os anos sob a rigidez da Cidadela conseguiram moldar a personalidade de Querellon, fazendo o rapaz despertar talentos que não apareceriam na ferocidade do mar. Querellon adquiriu cautela, disciplina e retidão, abandonando de forma definitiva a selvageria de quando era jovem, porém, no seu corpo ainda corre a determinação dos homens de ferro.
Orgulhoso da sua origem, Querellon faz questão de manter a aparência de um nascido do ferro, em especial suas vestimentas, e diverte-se com o olhar de contrariedade dos nobres quando descobrem que ele é um Meistre.
Callahan Sand- Ficha de Callahan:
Guerreiro Jovem, 18 anos
Objetivo: Fazer o Bem
Motivação: Dever
Virtude: Devoto
Vício: Furioso
- BG:
A um bom tempo atrás, existia uma bela mulher. Ela, ao menos é o ponto central do começo dessa história. Seu nome? Ashara Dayne, muitos dizem que ela teve um filho bastardo com Eddard Stark, porém a realidade era outra. Poucos sabiam, mas existia um Roinar no coração daquela mulher, um espada Jurada da casa Dayne, a qual ela se encantara e que por ela se encantou. Pois bem, seu nome era Corrin Dayne, primo de Ashara e Arthur, terceiro filho Lady Dayne, mãe Edmund Dayne.
Por ser um relacionamento dentro da família, muitos poderiam ver aquilo como algo infrutífero e errôneo. Por isso tanto Corrin, quanto Ashara esconderam tal relação ao ponto do primeiro se casar e bem, tal criança nascer como um Bastardo. Próximo a época do nascimento de Callahan, o acontecido da morte de Sor Arthur, antigo Estrela da Manhã que fora morto em combate e tudo se sucedeu como a própria história já conta... O que poucos sabem é que Corrin, aproveitando-se da confusão na localidade, pegou o jovem bebê e com ele desapareceu... Sem ser visto novamente ao menos era o que diziam.
Afinal o homem com o seu filho, deixou o local onde ficaria grande parte de sua vida, em busca de encontrar o corpo de sua amada novamente. Nem que seja para lhe dar um enterro digno.
E foi assim, que Callahan Sand veio ao mundo. Sua infância nada fácil com a companhia de Corrin, que por si mesmo adotou o sobrenome Sand, para se disfarçar entre o povo em suas buscas. Devido a tal, sua vida infanto não fora das mais tranqüilas, falta de comida, o calor escaldante do Deserto.
Tudo que poderia facilmente ceifar uma vida facilmente, mas era um jovem resistente que tinha por mais que um corpo hábil para fugir, optou por fazer serviços pequenos para se alimentar enquanto o pai seguia em suas buscas pelo corpo da sua Mãe. Porém, pessoas sabem ao menos algumas quando a hora está próxima. Quando estava perto de seus 8 anos, aquele jovem que ouvia de seu pai histórias sobre Sor Arthur, como Estrela da Manhã sempre desejou quem sabe um dia se tornar um Cavaleiro tão bom quanto o próprio, seu pai o levou até Alto Emitério, voltando a família de certa forma após aqueles anos desaparecidos. O único que sabia a real identidade de Corrin e Callahan era Edmund, que para melhorar a vida antiga do garoto o deixou aos cuidados de Sor Arm Alistar para o treinamento para assim começar a ser conhecido como o Escudeiro de Yessenya.
Durante o seu período de seus 11 para 12 anos, qual seus dotes e beleza começaram a despontar junto a capacidade do treino que recebia. Quando os ataques contra sua, que ele considerava amiga e aquela que devia proteger, começava a sofrer ataques para sequestrar a mesma. Ele apenas sabia de uma coisa, precisava manter sua segurança. Usando de uma capacidade perceptiva única, para notar o que acontecia nos arredores e guiar com o que aprendera a deixar sua amiga e senhora em segurança. Devido ao histórico da própria família que agora ele estava ao lado, bem.
Logo ele assim como ela foram enviados para os Jardins de Água, onde conheceram Sarella Sand e lá mesmo longe da Casa que o havia acolhido e ficado grato, bem. Ele continou seus treinamentos e a acompanhar Yessenya.
E tais acontecimentos lentamente iam o moldando. Os treinos físico pois ainda tinha o sonho de se tornar algo similar a um Estrela da Manhã o guiavam. Por mais que a presença de sua amiga muitas vezes o encabulava. Ele tinha dentro de si, que devia protegê-la, fazer o que fosse possível para vê-la bem e diferente daqueles que causavam o mal na região e para com a família da mesma, ela principalmente. Iria mostrar aos mesmos que tudo pode sim ser resolvido de forma pacífica.
HABILIDADES- Spoiler:
Agilidade 4 (40 XP) - Rapidez 1B
Astúcia 3 (10 XP)
Atletismo 4 (40 XP) - Nadar 1B
Conhecimento 3 (10 XP)
Cura 1 (- 50 XP)
Enganação 2
Furtividade 2
Guerra 3 (10 XP) - Tática 1B
Idioma 2
Ladinagem 2
Lidar com Animais 3 (10 XP)
Luta 4 (40 XP) - Esgrima 2B
Percepção 3 (10 XP) - Notar 1B
Persuasão 3 (10 XP)
Pontaria 1 (-50 XP)
Sobrevivência 3 (10 XP)
Status 3 (10 XP)
Vigor 4 (40 XP)
Vontade 4 (40 XP)
BENEFÍCIOS- Spoiler:
Desvantagens- Spoiler:
- ESTATÍSTICAS:
INTRIGA
Defesa em Intriga: 9
Compostura: 12
COMBATE
Defesa em Combate 13(Sem Armadura) 15(Com Armadura)
Saúde 12
Movimento 4
Corrida 16
- EQUIPAMENTO PESSOAL:
Lâmina Braavosi: Agilidade
Defensiva +1, Rápida
Adaga de Mão esquerda: Agilidade -1
Defensiva +2, Mão Inábil +1
Armadura de Couro Macio:
Valor: 2, Penalidade: -1 Volume: 0
Corcel de Areia
Traje de Cortesão (2)
Traje de Cortesão (2)
Traje de Viajante
Odre
Cinto
Conjunto de Ferramentas Profissionais (Chaveiro) feitas por especialistas
DINHEIRO
4 Dragões de Ouro
199 Gamos de Prata
40 Vintém de Cobre
Sor Eyvon de Torentine
Guerreiro adulto, 28 anos, Espada Juramentada da Casa Dayne
Objetivo: Justiça, Motivação: Dever, Virtude: Justo, Vício: Furioso
- Sor Arn Alister Solares:
Sor Arn Alister SolaresLíder especialista guerreiro planejador de meia idade, 38 anos, Espada Juramentada da Casa Dayne
Objetivo: Vingança, Motivação: Excelência, Virtude: Sábio, Vício: Conspirador
- Ficha Sor Arn:
Sor Arn Alister Solares
- Sor.Arn:
Nome: Arn Alister Solares
Idade: Meia-Idade (35 anos)
Personalidade: Líder especialista guerreiro planejador
Objetivo: Vingança
Motivação: Excelência
Virtude: Sábio
Vício: Conspirador
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- HABILIDADES:
Agilidade:4.
Atletismo:5.
Astúcia:5
Conhecimento:3
Cura:1.
Enganação:1.
Furtividade:2
Guerra:5
Idiomas:3
Ladinagem:1
Lidar com animais:4.
Lutas:7
Percepção:5
Persuasão:4
Pontaria:1
Sobrevivência:1
Status:3
Vigor:3.
Vontade:3
- ESPECIALIDADES:
Força (1B)
Lógica (2B)
Comandar (1B) Estratégia (1B)
Cavalgar (1B)
Lanças (1B) Escudos (2B) Armas Contusivas (1B)
Empatia 1(B)
Charme (1B)
Administração (1B)
- BENEFÍCIOS:
- Abastado:
Você possui muita riqueza, por uma herança ou por maestria em negócios. No início de cada mês, você pode fazer um teste de Astúcia ou Status Fácil (3) para reabastecer seus cofres. Um sucesso lhe concede 10 dragões de ouro por grau.
- Engenheiro de Defesas:
- Maestria em armadura:
Você está acostumado ao peso e volume das armaduras e sabe como usá-las para maximizar seus benefícios. Quando estiver usando qualquer armadura, adicione +1 ao VA. Além disso, você trata a armadura como se tivesse Volume 1 ponto menor para calcular movimento.
- Maestria em escudo:
Você é capaz de defletir ataques com facilidade empunhando um escudo. Aumente o Bônus Defensivo de qualquer escudo que você usar em +1 por graduação na especialidade Escudos. Você pode no máximo dobrar o bônus concedido pelo escudo.
- Mente Matemática:
Você administra sua casa com a precisão de um especialista. Ao rolar Sorte da Casa, você pode adicionar suas graduações em Astúcia ao resultado do seu teste de Status. Além disso, sempre que você fizer uma rolagem de Sorte da Casa que resultar em um aumento do Recurso Riqueza, recebe um ponto de Riqueza adicional.
- Oficio (Ferreiro):
Você é um artesão hábil. Você aprendeu um ofício à sua escolha. Você precisa investir pelo menos 2 gamos de prata e gastar oito horas por dia durante cinco dias. Depois deste período, role um teste de Astúcia Desafiador (9). Um sucesso lhe concede m número de gamos de prata igual a 6 x seu investimento inicial (assim, um mínimo de 12 gamos de prata, com 10 gamos de lucro). Cada grau de sucesso adicional aumenta
o multiplicador em 1 (assim, dois graus de sucesso com 5 gamos de investimento concederiam 35 gamos de prata). Se você rolar uma falha Crítica, seu investimento é perdido e você recebe –1D em seu próximo teste de Ofício. Por fim, você pode criar itens relacionados ao seu ofício, permitindo que compre-os à metade do preço listado.
- Patrono (Alto Septão):
Você conta com as boas graças de uma figura importante. Você tem o apoio de uma pessoa bem posicionada. Patrono é uma exigência para muitas qualidades. Você e o narrador devem definir juntos a pessoa que o protege. Seu patrono pode lhe conceder informações, audiências, companhia e até mesmo interessar-se pelo seu desenvolvimento, embora esta qualidade em geral não forneça qualquer benefício mecânico.
- Sagrado:
Você fez uma vigília, proferiu votos e recebeu os sete óleos de um septão. Você é um verdadeiro cavaleiro. Você recebe os benefícios de ser um cavaleiro sagrado. Adicione +2 aos resultados de todos os seus testes de Status. Você pode extrair força de sua dedicação aos valores da cavalaria e de suas convicções. Você recebe uma nova manobra de combate e de intriga utilizável uma vez por dia. Gaste uma ação livre no seu turno para aumentar Defesa em Combate, Defesa em Intriga e todos os resultados passivos de habilidades em +5 até o início de seu próximo turno. Um personagem não precisa necessariamente possuir este benefício para ser um cavaleiro. Isto apenas reflete um cavaleiro cuja sagração foi um evento importante, sob a proteção de uma figura de destaque.
- Sangue Roinar:
Você descende do vigoroso povo guerreiro conhecido como roinar, que veio a Westeros para lutar por sua lendária rainha guerreira, Nymeria. Aumente sua Defesa em Combate em 2. Além disso, sempre que você testar Tática, pode rolar novamente uma quantidade de resultados “1” igual à sua Astúcia.
- Desvantagens:
- Amaldiçoado:
Você vive sob uma terrível maldição que afeta tudo que você faz. Sempre que você gastar um Ponto de Destino, role 1d6. Com um resultado “1”, o Ponto de Destino não tem efeito e é desperdiçado.
- Desastrado:
Você é atabalhoado, e seus movimentos são duros. Sempre que você testar Agilidade, deve rolar novamente qualquer dado com um resultado “6” e aceitar a segunda rolagem.
- Desvantagem (Agilidade) pela idade.:
Quando você recebe esta desvantagem, deve escolher uma habilidade. Você sofre –1D em todos os testes envolvendo a habilidade. Ao calcular o resultado do seu teste passivo com a habilidade, você trata-a como se fosse 1 ponto menor.
- Desvantagem (Furtividade) :
Quando você recebe esta desvantagem, deve escolher uma habilidade. Você sofre –1D em todos os testes envolvendo a habilidade. Ao calcular o resultado do seu teste passivo com a habilidade, você trata-a como se fosse 1 ponto menor.
- Desvantagem (Furtividade) :
Você sofre –2D em todos os testes envolvendo a habilidade. Ao calcular o resultado do seu teste passivo com a habilidade, você trata-a como se fosse 2 pontos menores.
- Doença na infância:
Uma doença que você sofreu quando era criança deixou-o fraco e frágil. Diminua sua Saúde em –2.
- Honrado:
Você leva a honra a sério — talvez a sério demais. Você deve rolar novamente qualquer resultado “6” em testes de Enganação e aceitar a segunda rolagem.
- Inimigo (Twin Lanisters):
Você tem um inimigo jurado. Você adquire um inimigo mortal, um indivíduo que sente total desprezo por você, quer você mereça isto ou não. Os detalhes desta desvantagem ficam a critério do narrador, mas seu inimigo com certeza irá atormentá-lo até que você o enfrente.
- Equipamentos:
Puro sangue -1000GP
Cavalo de batalha – 50 GP
Tabard cores da casa – 20 GP
3 cães Treinados – 33 GP
Roupas de Nobre – 100 GP
Escudo Grande com Símbolo da casa Solares – 40 GP
Armadura Brigantina (Para Torneios ou luta montada) – 1200/2= 600 GP
Armadura de escamas (Para lutas a pé) – 600/2= 300 GP
Lança de Guerra (Superior) – 120/2 GP 60
Lança de Javali (Superior) – 80/2 GP 40
Lança (Superior) – 100/2 GP 50
Espada Bastarda (Superior) – 1.400/2 GP 700
Casaco de peles para frio – 4 GP
Perfume – 1 GP
Carruagem – 20 GP
Tenda de Guerra (pavilhão) – 30 GP
Olhos longínquos – 300 GP
Ferramentas de ferreiro – 500 GP
Baú - 1 GP
Sacola - 1 GP
Cadeado - 1GP
71 GP
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- Estatísticas:
Estatísticas de Combate:
Defesa de Combate: 16 (14) Atributos + (2) Sangue Roinar) / 22 (14)Atributos + (2) Sangue Roinar + (4) Escudo grande + (2) Maestria em Escudo), 25 (Atributos (14) + (2) Sangue Roinar + (4) Escudo grande + (2) Maestria em Escudo + (3) Manobra Ataque Defensivo)
Ataques:
Lança de Guerra: (Acerto: 6D+5B+1) (Dano:9 ou 11) *Montado* (Contra outros cavaleiros)
Lança de Guerra: (Acerto: 6D+6B+1) (Dano:9 ou 11) *Montado* (Contra oponentes a pé)
Lança: (Acerto:6D+1B+1) (Dano:5)
Lança de Javali: (Acerto:6D+1B+1) (Dano:7)
Espada Bastarda: (Acerto:5D+1) (Dano:5) *1 mão*
Espada Bastarda: (Acerto:5D+1) (Dano:6) *2 mão*
Defesa de Intriga: 12 (Atributos)
Movimento: 4 ou 3 (equipado)
Saúde: 7
Compostura:9
RD:9 ou 7
Pts de Destino: 1
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- Histórico:
Arn Alister Solares nasceu no seio da alta nobreza Dornesa, numa época que sua casa vivia grandes mudanças, uma aliança de matrimônio com uma casa orgulhosa Reyne de Castamare. Ainda quando criança sobrevive milagrosamente a um grave acidente. Arn caiu da colina onde fica o castelo da luz, fraturando costela e ficando muito próximo da morte. Durante alguns dias entre a vida e a morte sua mãe faz uma prece promessa que caso seu filho vivesse ele seria dado para a vida secular, tendo sua vida toda devotada para o sete. Após sete dias de agonia Arn se recupera milagrosamente e sua família decide envia-lo para o grande Septo de Balor. Lá os monges rapidamente reconhecem os seus dotes guerreiros e preferem que o nobre siga outro caminho ao invés de seguir como septão, assim lhe ensinam a usar a espada (aqui o colocam como escudeiro do Sor. Arthur Dayne, o estrela do amanhã) e o intelecto (onde aprendeu técnicas avançadas de forjar armas e muito conhecimento sobre metalurgia e gerais de guerra) serviço da fé do sete, assim trabalhou todos os aspectos do Sete.. O Alto Septão o apadrinhou de cara pelo milagre, ele via que o sete agia por Arn (dês que chegou foi quase uma profecia e por isso o alto Septão o aapadrinhou e viu a oportunidade de promover os seus ideais através de um nobre com vontade divina e não como um guerreiro da igreja em si. Em sua unção de cavaleiro com os sete óleos sagrados que o último Solares descobriu sobre o que ocorreu em Castamare e o Fratricídio.
O próprio estrela da amanhã que deu a notícia que todos de sua casa foram mortos, aquela notícia caiu como uma bomba, o jovem se contém deixando seu raciocínio lógico o dominar, mas a verdade é que a notícia chegou muitos anos depois, Fortaleza, a terra da luz como era conhecido o território da casa Solares foi tomado pela casa Santagar, uma espada juramentada dos Solares cujo brasão era uma águia lutando com uma víbora, “Não existe honra, apenas a vitória” o próprio tio de Arm que fundou a casa e traiu seu antigo clã, matando todos aliados e herdeiros possíveis. Não havia ido atrás de Arn pois acreditava que havia se tornado Septão e abdicado de seus direitos em detrimento da fé. Sem terras e forças pra retomar o que era seu por direito se torna um cavaleiro errante. Levando justiça e honra por onde passasse como forma de pagar por ter deixado esse mal acontecer a sua família.
Com o destino da sua casa Solares em perigo decide que iria procurar um meio de se reconstruir. Aos 23 anos, Arn vê-se dentro da guerra que mudaria por completo o destino dele e dos sete reinos. A famosa rebelião de Robert Baratheon. Nessa época o seu ódio por Twin Lanisters não era maior que sua lógica afiada. E quando a rosa do príncipe foi entregue para Lyanna Stark em vez para sua prima distante, o jovem já sabia que uma guerra iria ocorrer e se antecipou a mesma. Porém sua honra não permitiu lutar do lado dos Thargaryans, quando soube o que o rei louco fizera com seus vassalos decidiu apoiar os rebeldes, mesmo que seu tutor apoiasse a outra causa fielmente.
Ao saber sobre o destino dos Starks pediu uma audiência para Ned com o intuito de lutar ao lado dos rebeldes, mas por sua descendência Dornesa e ser um primo distante de Lyanna, todos os nobres pensaram que Alister era um espião, então Arn fez um juramento pela honra de sua casa e pelo sete que estava ali falando a verdade.
-Sor Eddard Stark, sobre o óleo sagrado que me consagrou um cavaleiro dos sete reinos, pela minha honra recito o que é ser um Solares: O caminho do valente é igual a luz!
Após uma bela encarada o senhor de Winterfel evita duelos e combates e aceita o jovem.
Acaba sendo incorporado pelas tropas da casa Felinight Lutando lado a lado de Beron. Com os eventos da guerra foram cruciais para Sor. Alister Solares se estabelecer, parecia que vivia pra isso.
Sor. Arm Alister Solares, após a guerra viaja para essos para aprimorar seu conhecimento de guerras e combates. Usou o seu tempo no para frequentar tutores e mestres de engenharia de guerra. Nesse período aprendeu com os melhores engenheiros de guerra e sobre Matemática avançada, onde percebeu um talento nato. Passou um ano treinando e estudando. mas acabou pego de surpresa com uma tentativa de assassinato. Onde perdeu seu escudeiro. Morto por envenenado. Através de uma investigação descobriu o mandante e era uma casa dornesa do seu tio que através de Twin Lanisters soube que Arn ainda tinha direito sobre as terras e sobre o castelo da luz. Decidiu averiguar e em sua jornada mais uma vez se depara com parentes do estrela da amanhã, ele se sente induzido a ajudar a família que estava praticamente em decadência.
Em uma revolta da população, acabou ficando na casa e ajudando no que podia. Treinou o bastardo e ajudou a casa a recuperar um pouco a segurança local. Com o desmembramento de uma guilda de bandoleiros ele descobre que Twin Lanisters que incentivou os Santagar para assassina-lo. O paladino do sete sentir-se compelido a ajudar pessoas boas e espalhar as bençãos do sete por onde passava. Após recuperar e um tempo de “paz” recebe o convite do torneio real então decide representar a casa na qual estava servindo. E parte para Porto real. Em toda sua jornada sempre recebia por missões que fazia mas o Cavaleiro da luz conseguiu ficar rico com comércio de armas e armaduras de excelente qualidade, torneios e pelos trabalhos prestados em várias cidades. Seus dois principais negócios são renda de cidades no qual ele recebe por serviços prestados perenes e pela grande ideia das promissórias da Honra Divina. Na qual onde houver um septo o viajante ou nobre poderia ceder dinheiro em troca da promissória, assim quando chegasse em qualquer outro local poderia trocar a promissória pela quantidade estipulada menos a taxa. (sistema bancário oferecido pelos Septoes funcionava muito mais como um banco privado – embora pertencesse ao Alto Septão – aliado a reis e príncipes ao redor de Westeros e gerenciado por uma parceria de Septoes que tinham feito voto de pobreza. Por esse negócio rendeu muito dinheiro para os cofres da igreja quanto do próprio idealizador que recebe sempre uma quantidade dos lucros da igreja. Além que nesse sistema o Septão ajudava a intermediar assuntos financeiros em troca de pagamentos que ajudaria a igreja a se manter e a fazer caridades)