Meu nome é
Lucien de Appium, e eu sou um menestrel, um bardo. Me orgulho muito quando dou um show e levo alegria às pessoas. Não me orgulho - às vezes, só um pouquinho… - quando roubo. Mas, fazer o quê? Em certas épocas, é bem difícil sobreviver só com música! Foi por isso que vim parar aqui, neste Bar que fica não sei onde.
Vou contar como aconteceu. Um sujeito prometeu me dar um dinheiro se eu roubasse a estatueta de um Deus menor chamado Astralaw, ou algo assim. Ele disse que é um desses "deuses brincalhões" que interferem no acaso e que gostam de pregar peças. A estatueta era feita de osso, material sem valor, então não sei qual era o interesse naquilo. Só sei que consegui invadir o templo numa noite sem lua e peguei o que queria. Fui descoberto na saída, corri um bocado, mas consegui despistar os guardiões do templo.
Ou, pelo menos, achei que tinha despistado! Depois que me senti seguro, fui caminhando calmamente pela trilha que me levaria até o local combinado para entregar a encomenda. Faltando pouco para chegar lá, quando me aproximava de uma curva fechada, três guardiões apareceram repentinamente, bloqueando o caminho! Decerto eles viram quando eu entrei na trilha e tomaram um atalho que eu desconhecia para se adiantarem e prepararem a emboscada.
Só que o acaso me ajudou, como de hábito. Eles correram na minha direção, um do lado do outro, mas o do meio tropeçou e, instintivamente, se segurou nos outros para não cair, derrubando todos!
Aproveitei para correr em disparada, mas, infelizmente, só podia ir no sentido contrário àquele para onde eu desejava ir. Eles se levantaram e vieram atrás de mim. Eu até corro bem, mas um deles era mais rápido do que eu. Minha vantagem inicial foi diminuindo, então resolvi desistir. Joguei a estatueta para trás, por cima do meu ombro, e gritei:
"peguem essa merda"!
Mas aí a coisa ficou estranha: a estatueta parece ter feito uma curva impossível no ar e, feito um bumerangue, me acertou na testa! Quase não senti dor, mas tive um tipo de vertigem e acho que caí. Só sei que, quando dei por mim, não estava mais na trilha, nem no bosque em redor, mas num bar… Este bar!
Um lugar bem simpático, mas que parece pouco frequentado. Não sei onde fica, nem como voltar para minha terra, mas estou pensando em fazer um show aqui para ver se ganho um dinheiro ou, pelo menos, se caio nas graças de alguma atendente bonita… Ou será que aparece outro perdido como eu para conversar?