Sundabar
A vida de Katon, o elemental de fogo, sempre se passou nos subterrâneos de Sundabar, tendo como lar a fenda vulcânica chamada de Fogo Eterno. Há poucos meses atrás, um grupo de anões conseguiu entrar em contato com ele e fazer um acordo pacífico. Katon pôde então ajudar este grupo de anões, denominados de os Vigilantes, a manusear o poder das forjas mais subterrâneas e conseqüentemente mais perigosas. Perigosas para os anões, e não para um ser feito do próprio fogo vulcânico.
Os Vigilantes, em razão disso, ensinaram o elemental algumas táticas de luta, embora evidentemente ele não possa usar uma armadura ou arma sem queimá-las. Katon sabe que mais acima existem grande salões aonde outros anões vivem, mas nunca foi até lá. Seu acesso se restringe apenas há algumas forjas controladas pelos Vigilantes. A aliança entre Katon e os Vigilantes é mantida em segredo perante todo o resto da população de Sundabar.
Katon acompanhou a criação dos homens feitos de metais, inclusive ajudando os anões quando necessário.
Sua vida, quando não está ajudando os anões, se resume a vaguear pelas diversas cavernas subterrâneas, muitas delas destruídas por uma erupção que teve há mais de um século atrás. Num desses passeios pelas câmaras e forjas destruídas pelo fogo, ele percebe um objeto brilhar em meio aos escombros. Ao se aproximar, Katon repara que há uma espada semi-soterrada.