Olha aew... Então pra não ter que ficar jogando teste de Fortitude a cada 10min (segundo Livro do Mestre) Vamos utilizar a seguinte regra para desidratação:
O que é desidratação?
A falta de água pode ser um obstáculo interessante durante a jornada dos aventureiros. Existem muitos motivos pelos quais os personagens dos jogadores ficariam sem água ou estejam em situação que seja impossível encontrar esse elemento impreterível para sobrevivência.
Quando a criatura está desidratada não possui a quantidade de água e fluidos necessários para manutenção das funções do corpo. A desidratação pode ser causada por muita perda de fluidos, pela ingestão insuficiente de água(Pequenos[2L]; Médio[4L];Grande[8L]), fluidos ou ambos. Vômito e diarreia são causas comuns.
Fases da desidrataçãoA desidratação pode ser considerada leve e causar sintomas como fraqueza, tontura, dor de cabeça, fadiga, podendo levar à morte. Indivíduos desidratados apresentam um volume de sangue menor que o normal, o que força o coração a aumentar o ritmo de seus batimentos.
Depois de um dia inteiro sem beber líquidos ou bebendo menos da metade necessária do consumo normal, há uma possibilidade muito grande da personagem apresentar os sintomas de desidratação leve. É necessário que o jogador faça um teste de Fortitude, se falhar a personagem entra imediatamente no caso de desidratação leve, se tiver sucesso suportará até o próximo dia onde se não consumir nenhum líquido apresentará inevitavelmente os sintomas de desidratação.
Uma desidratação leve (1º dia) engrossa a saliva, perde a frequência urinária e resulta numa urina com cor e odor fortes. Nesse primeiro dia a personagem é obrigado sofrer -1 de penalidade em qualquer jogada caso falhe no teste de Fortitude.
Na desidratação moderada 2º dia a urina quase cessa, a boca, a mucosa do nariz ficam secas e pode gerar rachaduras, olhos fundos e sem lubrificação e batimentos cardíacos acelerados. No segundo dia o jogador pode testar Fortitude( não importando o resultado anterior), se tiver sucesso perderá 1d6 na CON e -2 em todas as rolagens. No caso de fracasso no teste a personagem perderá 1d6 na CON além -3 em todas as rolagens de dados.
Segundo dia (não importando o resultado anterior)Sucesso no teste de Fortitude : -2 para todos os testes e perda de 1d6 da CON
Falha no teste de Fortitude: -3 para todos os testes e perda de 1d6 da CON
A desidratação severa (do 3º dia em diante), a urina definitivamente cessa, perda temporária ou completa da sensibilidade e dos movimentos, cansaço devido a baixa oxigenação dos sistemas, vômito, diarreia. Nesse caso há possibilidade de testes de Fortitude.
Não importando o resultado no teste anterior:Sucesso: 1d10 +2 perda de CON temporária e penalidade -3 em todas os testes.
Fracasso: 2d6 +2 perda de CON temporária e penalidade -3 em todos os testes.
4º diaPerda automática de 1d20+4 de CON
5º dia, se o aventureiro não encontrar o fim da sua jornada, ele entra em estado de choque, a pele fica em tons azulados e muito fria, consequência da perda de pressão sanguínea. A partir dessa fase, o fim da vida é questão de tempo. Só resta ao jogador fazer outra personagem.