Pericias
As Perícias são aptidões ou habilidades do personagem e, diferente das Vantagens, elas não são congênitas, mas aprendidas com a vivência. O personagem está constantemente aperfeiçoando as Perícias que já sabe e aprendendo novas. Na criação da ficha, o personagem já começa com algumas, e essas representam o que ele aprendeu e se especializou ao longo de sua vida, sendo que há um limite máximo de pontos que podem ser alocados nas Perícias, e este limite é o dobro da idade do seu personagem. Por exemplo, se ele tiver 20 anos, então poderá empregar no máximo 40 pontos em suas perícias.
Como dito no livro, a razão de tal limite é que este número representa a quantidade máxima de treinamento que alguém seria capaz de acumular durante sua vida até o momento em que entrou no jogo.
As Perícias são categorizadas em dois quesitos:
1º - Tipo: Os tipos são Física e Mental, e cada tipo tem sua própria tabela. Se a perícia for Física, olhe na tabela das perícias físicas para conhecer os custos, e se for Mental, na das mentais.
2º - Dificuldade: As dificuldades são três níveis para as Físicas, sendo eles Fácil (F), Médio (M) e Difícil (D). E quatro níveis para as Mentais, sendo eles Fácil (F), Médio (M), Difícil (D) e Muito Difícil (MD).
E compradas do seguinte modo:
Elas são baseadas nos atributos que você tem. Cada perícia é baseada em um atributo, sendo que normalmente é o atributo IQ para perícias mentais e o DX para perícias físicas. Ao escolher uma perícia, você deverá ver a que tipo ela pertence, como por exemplo Cavalgar F/M respectivamente é uma perícia Física de dificuldade Média.
Além do já explicado, vocês verão que a maioria das Perícias tem um "Pré-Definido", esses Pré-Definidos dizem qual a penalidade que o jogador recebe ao tentar usar uma perícia que ele não possui. O de Cavalgar é DX-5 ou Adestramento de Animais -3, no caso, temos duas opções e será escolhida pelo Mestre a mais proveitosa.
Por último, e não menos importante, há as especializações. Há dois tipos, as obrigatórias e as opcionais. Algumas perícias são muito abrangentes, e por isso requerem especialização em um campo específico dentro dela. Como no caso da Cavalgar, você deveria especificar um animal, afinal há vários tipos de montarias, principalmente em um RPG de fantasia. O Joãozinho escolheu se especializar em Cavalos, recebe um bônus quando os está montando, e uma penalidade quando está montando outros animais, essa penalidade cresce a medida que o outro animal em que está tentando cavalgar for diferente de um cavalo. Quanto mais distinto, maior a penalidade.
Como dito no livro, a razão de tal limite é que este número representa a quantidade máxima de treinamento que alguém seria capaz de acumular durante sua vida até o momento em que entrou no jogo.
As Perícias são categorizadas em dois quesitos:
1º - Tipo: Os tipos são Física e Mental, e cada tipo tem sua própria tabela. Se a perícia for Física, olhe na tabela das perícias físicas para conhecer os custos, e se for Mental, na das mentais.
2º - Dificuldade: As dificuldades são três níveis para as Físicas, sendo eles Fácil (F), Médio (M) e Difícil (D). E quatro níveis para as Mentais, sendo eles Fácil (F), Médio (M), Difícil (D) e Muito Difícil (MD).
E compradas do seguinte modo:
Elas são baseadas nos atributos que você tem. Cada perícia é baseada em um atributo, sendo que normalmente é o atributo IQ para perícias mentais e o DX para perícias físicas. Ao escolher uma perícia, você deverá ver a que tipo ela pertence, como por exemplo Cavalgar F/M respectivamente é uma perícia Física de dificuldade Média.
Além do já explicado, vocês verão que a maioria das Perícias tem um "Pré-Definido", esses Pré-Definidos dizem qual a penalidade que o jogador recebe ao tentar usar uma perícia que ele não possui. O de Cavalgar é DX-5 ou Adestramento de Animais -3, no caso, temos duas opções e será escolhida pelo Mestre a mais proveitosa.
Por último, e não menos importante, há as especializações. Há dois tipos, as obrigatórias e as opcionais. Algumas perícias são muito abrangentes, e por isso requerem especialização em um campo específico dentro dela. Como no caso da Cavalgar, você deveria especificar um animal, afinal há vários tipos de montarias, principalmente em um RPG de fantasia. O Joãozinho escolheu se especializar em Cavalos, recebe um bônus quando os está montando, e uma penalidade quando está montando outros animais, essa penalidade cresce a medida que o outro animal em que está tentando cavalgar for diferente de um cavalo. Quanto mais distinto, maior a penalidade.