C h r y s a l i s
Verdades
De modo prático, VERDADES são frases ou palavras que os jogadores usam para descrever detalhes de algo que estão conhecendo ou se lembrando. Podem ser VERDADES sobre um NPC que acabaram de conhecer, sobre uma família nobre influente, sobre a vila que entraram ou a taverna que bebem, ou mesmo sobre um monstro que acabam de encontrar. Assim que falarem, aquelas coisas fazem parte do mundo/cenário/historia na mesma hora, normalmente mudando a dinâmica da historia para melhor.
- Exemplo::
- O grupo acaba de entrar na taverna e apenas digo que ela é simples e está cheia. Na mesma hora começo:
Narrador: Pois bem, a taverna é bem simples e está bem cheia. – me viro ao primeiro jogador a direita – Você, me diga uma VERDADE sobre essa taverna, seja uma característica física, histórica ou o que seja. Pense no cenário.
Elfa Clériga: Na verdade essa taverna é uma fachada para um grupo de contrabandistas. Tudo acontece no porão.
Humana Ranger: O principal trafico deles são mulheres
Elfa Clériga: Calma, não seria mais legal se fossem fêmeas de raças exóticas?
Humana Ranger: Sim! É isso!
Homem Gato Espadachim: A principal raça usada no trafico são homens gatos e uma das vitimas é uma espiã da minha guilda e ela é um contato meu e está a espera de falar o melhor momento para destruirmos com isso.
Informações tiradas do site RPG Notícias
Importante:
- As verdades não devem ser conclusivas, sempre havendo a necessidade de um “como, onde, quem ou por quê”, que será preenchido pela narradora;
- Os jogadores devem tentar manter um link entre as verdades ditas anteriormente. Ou seja, quem postar primeiro dará a direção das afirmações sobre o que for pedido;
- As verdades devem, preferencialmente, estar ligadas ao ambiente e ao personagem que está nele, mas não podem fazer esse personagem executar uma tarefa definitiva (por exemplo, matar o inimigo ou fazer o mesmo aparecer morto);
- Os jogadores só devem postar nesse tópico quando devidamente marcados pela narradora;
- A narradora pode adaptar as informações de acordo com a trama, sem prévio aviso aos players.