CONQUISTA – O domínio de Whitehold foi governado pela casa Screech, que tinha por brasão uma Coruja com as asas abertas, por dezenas de gerações até o ano 195. O povo de Whitehold é aparentado com os clãs das montanhas e possuem uma cultura um pouco parecida com a deles. São orgulhosos caçadores noturnos muito ligados às florestas geladas onde habitam.
No início do ano de 195 lord Igon Screech, de um ramo menos importante da casa, conspirou com seus filhos e filhas e assassinou todos os membros da casa principal, tomando assim o poder de seu primo, Kevan Screech e iniciando um governo tirânico e impopular.
Sor Robyn Aldaran, antigo Mestre da Caça de Kevan, recusou-se a servir a estes novos senhores traiçoeiros e iniciou uma resistência na mata apoiado por seus numerosos familiares e alguns outros seguidores.
Paralelamente ao surgimento dessa resistência, Lord Stark, preocupado com os acontecimentos recentes em Whitehold, convocou Igon Screech a Winterfel para explicações. Temendo algum tipo de punição, Igon ignorou a convocação e concentrou-se em tentar eliminar os rebeldes de seu domínio. Isso fez com que os Stark o acusassem de rebeldia e quebra dos contratos de susserania e vassalagem.
Vendo-se sem muitas opções para vencer um inimigo mais poderoso que ele, Sor Robyn foi encontrar-se com Lord Stark para propor que suas forças se unissem na intenção de capturar lord Igon. Lord Stark tinha outros problemas para resolver no Norte além deste e propôs que Robyn voltasse com o apoio de algumas forças concedidas por ele e liderasse sozinho os ataques a Igon.
Com esse reforço de tropas Sor Robyn retornou a Whitehold e conseguiu ao fim de algumas semanas subjugar as forças dos Screech e prender Igon, que foi levado a Winterfel para julgamento. Lord Stark confiscou os títulos de Igon e sua espada de Aço valiriano, “Caçadora”, concedendo-os em seguida a Sor Robyn Aldaran, que não havia antecipado isso. Em seguida Igon foi julgado culpado de traição e executado.
Sor Robyn retornou para casa como lord Robyn Aldaran de Whitehold, e teve um governo tranquilo, investindo principalmente em infraestrutura para o domínio. Ele morreu 12 anos depois, em 217, com 64 anos, e foi sucedido por seu primogênito, Brandon Aldaran, com 40 anos.
REVOLTA – Os oito primeiros anos do governo de Brandon Aldaran foram tranquilos e ele continuou o trabalho de seu pai, abriu uma estrada e fundou uma mina em seu domínio, porém em 225, viu-se ameaçado por Lucan Screech, o filho restante de Igon, que, reivindicando Whitehold, cercara-se de um bando de apoiadores e agora estava escondido na mata fazendo ataques estratégicos à infraestrutura, povo e forças dos Aldaran.
A revolta dos últimos Screech durou vários anos e exauriu os recursos dos Aldaran, além de ter prejudicado severamente o desenvolvimento do domínio, danificando várias estruturas que tiveram que ser reparadas nos anos que se seguiram. A luta finalmente teve fim em 231, quando os membros remanescentes da família Screech foram capturados. Lord Brandon aproveitou-se para executar a todos eles, evitando assim ameaças futuras a soberania de sua família. Isso não foi visto com maus olhos pelo povo ou pelos nobres, uma vez que os Screech eram todos traidores.
O restante do governo de Brandon foi pacífico e ele morreu em 252, aos 75 anos, sendo sucedido por seu neto Rickard (filho de seu primogênito Brandon, que morrera anos antes), de 25 anos.
ASCENSÃO – Lord Rickard foi um governante muito querido pelo povo. Casou-se com lady Berena Umber, o que representou uma aliança muito vantajosa com a casa Umber. Reconhecido pelos nortenhos como um estrategista brilhante e inspirado, lord Rickard foi elevado a posição de comandante dos exércitos nortenhos em muitas situações nas quais os Stark necessitaram ir à guerra, ainda que na maioria das vezes o objetivo fosse resolver pequenos conflitos.
Lady Berena morreu em 275 sem deixar filhos (era provavelmente infértil) e lord Rickard veio a casar-se novamente, desta vez com lady Alysane Cerwyn e só teve seu primeiro filho, também chamado Rickard, em 278.
As alianças poderosas, a reputação de lord Rickard e seu modo de governar, permitiram que ele desenvolvesse com tranquilidade as terras de Whitehold e isso durou por muitos anos até que a velhice e a doença começassem a prejudicar seu discernimento, impedindo-o de lutar e liderar tropas e tornando-o cada vez mais limitado.
DECLÍNIO – Com o lord debilitado as coisas vem andado mal no domínoo pelo menos pelos últimos 7 anos. Os recursos da casa escassearam drasticamente e foras da lei andam pela floresta praticando assaltos e causando o caos.
Aproveitando-se da situação os vizinhos da casa Bolton passaram a ocupar um trecho de terra há muito reivindicado por eles, mas legalmente pertencente a casa Aldaran. Os Bolton caçam em partes das terras dos Aldaran e estão levando seus rebanhos para se alimentar em seus pastos, chegando a entrar em conflito com alguns servos de Whitehold que estavam levando seus animais para pastar no mesmo local.
Preocupado com a situação geral o jovem lord Rickard, filho do senhor de Whitehold, está tentando assumir as rédeas de sua casa, cuidando para não passar por cima de seu pai, ainda vivo. Ele pretende casar a si e à sua irmã mais velha, afim de conquistar alianças para enfrentar os Bolton e retomar o desenvolvimento de suas terras e castelo.