Como Mutants & Masterminds é um sistema um pouco diferente dos outros sistemas d20 eu decidi montar um tutorial muito simples de como criar uma ficha no sistema.
Este tutorial será dividido em partes da ficha, seguindo a ordem do modelo de ficha.
Lembrando que eu não sou um veterano de oitenta mil anos com o sistema, mas já usei ele o bastante pra apresentar a vocês e ajuda-los a montar suas fichas.
Este é o modelo de ficha do sistema:
- Ficha:
- Ficha de Personagem[IMAGEM DO PERSONAGEM]
[Se o personagem tiver mais de uma aparência, coloque lado a lado ou apenas a aparência base dele]PERSONAL FILE
NOME:
APELIDO:
ORIGEM:
IDADE:
PERSONALIDADE:
OBJETIVO:
CITAÇÃO: "Adicione aqui uma frase que revele um pouco da personalidade do seu personagem."
DESCRITORES: (ORIGIN, SOURCE, MEDIUM e RESULT)BACKGROUND- Historico:
- Coloque aqui a história do seu personagem no formato que prefirir
O BG também é dividido entre dificuldades de obtenção de informação. Isso permitirá que os jogadores com vantagens adequadas (WELL-INFORMED, CONNECTED, CONTACTS) interpretem de acordo com testes de rotina (Notem que personagens com a vantagem BENEFIT (Cipher) aplicam penalidades ao bônus).
DC <10: Informações que qualquer um poderia obter sobre seu personagem com um pouco de pesquisa. Se seu personagem tem um blog, publicações em alguma mídia, se tem alguma fama, etc...
DC 10: Informações comuns, como passagem pela polícia, processos ou bens em seu nome, currículo vitae, etc...
DC 15: Informações de difícil obtenção, como amizades antigas, histórico familiar, etc...
DC 20: Informações sigilosas, como quanto dinheiro o personagem tem no banco e e se está ligado, de alguma forma, com alguma máfia.
DC 25: Informações confidenciais, como identidade secreta e se o personagem está ou não em um programa de proteção à testemunha.
DC 30: Os maiores segredos e informações que, até então, eram de conhecimento apenas do personagem.CHARACTER SHEETCOMPLICATIONS
(Ao menos duas, sendo, pelo menos uma delas, uma motivação)ABILITIES
(Quantidade de PPs investidos)
STRENGTH:
STAMINA:
AGILITY:
DEXTERITY:
FIGHTING:
INTELLECT:
AWARENESS:
PRESENCE:DEFENSES
(Quantidade de PPs investidos)
DODGE: +(AGL) =
PARRY: +(FGT) =
WILL: +(AWE) =
FORTITUDE: +(STA) =
TOUGHNESS: (STA) =OFFENSIVE
INITIATIVE: +(AGL) =
UNARMED ATTACK: Attack +(FGT) / Damage +(STR) vs Toughness / Close-Range / Crit 20
MEELEE ATTACK: Attack +(FGT) / Damage +(STR) vs Toughness / Close-Range / Crit 20
RANGED ATTACK: Attack +(DEX) / Damage vs Toughness / Ranged / Crit 20SKILLS
(Quantidade de PPs investidos)
Acrobatics: +(AGL, T) =
Athletics: +(STR) =
Close Combat: +(FGT) =
Deception: +(PRE) =
Expertise: +(INT, T) =
Insight: +(AWE) =
Intimidation: +(PRE) =
Investigation: +(INT, T) =
Perception: +(AWE) =
Persuasion: +(PRE) =
Ranged Combat: +(DEX) =
Sleight of Hand: +(DEX, T) =
Stealth: +(AGL) =
Technology: +(INT, T) =
Treatment: +(INT, T) =
Vehicles: +(DEX, T) =
*T = Apenas treinado.ADVANTAGES
(Quantidade de PPs investidos)
MOVE-BY ACTION (Free)POWERS
(Quantidade de PPs investidos)
NOME PERSONALIZADO (Custo total de PPs)
*EFFECT: (Nome do poder) / TYPE: / DESCRIPTORS: (MEDIUM e RESULT)
*ACTION: (base) / RANGE: (base) / DURATION: (base)
-Flats:
-Extras:
-Flaws:
RANK: (Descrição específica do rank, quando houver)
DESCRIPTION: (Descrição final de como o poder funciona)ARRAY (Se houver): NOME PERSONALIZADO
(Quantidade de PPs investidos = Poder Base +1 para cada Poder Alternativo)
NOME PERSONALIZADO (Custo total de PPs)
*BASE EFFECT: (Nome do poder base) / BASE TYPE: / DESCRIPTORS: (MEDIUM e RESULT de todos os poderes do Array)
*ACTION: (base) / RANGE: (base) / DURATION: (base)
-Flats:
-Extras:
-Flaws:
RANK: (Descrição específica do rank, quando houver)
DESCRIPTION: (Descrição final de como o poder base funciona)
NOME PERSONALIZADO (Custo total de PPs, Maximo = Poder base)
*ALTERNATE EFFECT: (Nome do poder alternativo) / TYPE:
*ACTION: (base) / RANGE: (base) / DURATION: (base)
-Flats:
-Extras:
-Flaws:
RANK: (Descrição específica do rank, quando houver)
DESCRIPTION: (Descrição final de como o poder funciona)
(Repita para cada ALTERNATE EFFECT)EQUIPMENT
...
...
...Quantidade Total de Pontos Gastos: (0/0PPs)
Antes de começar nos primeiros pontos do sistema em si, vou esclarecer alguns pontos do modelo:
Personal File
NOME:
APELIDO:
ORIGEM:
IDADE:
PERSONALIDADE:
OBJETIVO:
CITAÇÃO: "Adicione aqui uma frase que revele um pouco da personalidade do seu personagem."
DESCRITORES: (ORIGIN, SOURCE, MEDIUM e RESULT)
- NOME: O nome real de seu personagem
- APELIDO: Um apelido ou codinome que seu personagem utiliza (em cenários de super herois seria o nome de heroi dele)
- ORIGEM: Todo PJ de M&M é extraordinário à sua maneira. Seja o seu personagem um simples sobrevivente especialista em explosivos ou um mutante afetado pela radiação, suas habilidades extraordinárias possuem uma origem.
Se a origem de suas habilidades for puro treinamento, escreva Treinamento nesse campo. Se for um synth coloque Synth e assim por diante.
- IDADE: dã.
- PERSONALIDADE: Você pode explicar numa frase simples como é a personalidade de seu PJ.
- OBJETIVO: Seria o objetivo inicial de seu PJ. Ele não precisa ser específico, apenas um norte inicial para sua interpretação. "Eliminar todos os ghouls de Empire Wasteland" por exemplo é um objetivo válido.
- CITAÇÃO: Uma frase que seu personagem diria.
- DESCRITORES: Mais a frente em Power Effects eu explicarei o que são os descritores de um poder ou habilidade. Quando terminar de definir essa parte você deve citar aqui quais descritores estará usando.
- BACKGROUND: No "Histórico" você pode descrever a história do seu personagem como preferir.
Os campos de DC logo em seguida são informações específicas sobre seu personagem (que ele pode saber ou não) que variam conforme a dificuldade de informação. Este é um campo que ajude a definir a dificuldade de alguém investigar seus segredos e etc.
Isso encerra a parte do Personal File. No próximo post, veremos ABILITIES