DESARME
Usando um ataque corpo a corpo, um personagem é capaz de tentar desarmar
um adversário. Quando utiliza uma arma na manobra, ele retira a arma das mãos
da vitima, jogando-a no chão. Quando desarma alguém com as mãos nuas, o
personagem pode segurar a arma do oponente nas mãos.
Se a manobra envolver uma arma branca, siga as instruções a seguir. Caso
o objeto não seja uma arma branca (como um arco ou uma varinha), o defensor
ainda poderá realizar os testes resistidos de ataque, mas sofrerá penalidades e não
poderá tentar desarmar o atacante se a tentativa fracassar.
1ª Etapa: Ataque de Oportunidade. O personagem provoca um ataque de
oportunidade do defensor que está tentando desarmar (exceto se tiver o talento
Desarme Aprimorado). Se o ataque de oportunidade do defensor causar dano, a
tentativa de Desarme fracassa.
2ª Etapa: Teste Resistido. O personagem e o defensor realizam um teste resistido
de ataque com suas respectivas armas. Caso qualquer um esteja empunhando
uma arma de duas mãos, receberá +4 de bônus no teste resistido; se estiver usando
armas leves, sofrerá -4 de penalidade (os ataques desarmados são considerados
armas leves, portanto um atacante sempre sofre essa penalidade quando tenta
desarmar um oponente com as mios nuas). Se os personagens tiverem categorias
de tamanhos diferentes, o combatente maior recebe +4 de bônus a cada categoria
de tamanho de diferença.
3ª Etapa: Conseqüências. Se o atacante vencer o teste resistido, o defensor
será desarmado. Se tentar essa manobra enquanto estiver desarmado, o atacante
segura a arma da vitima nas mios. Se estiver armado, a arma do oponente cairá
no chao, no mesmo espaço ocupado pelo defensor.
Se o defensor vencer o teste resistido, ele poderá reagir automaticamente,
tentando desarmar o atacante usando outro teste resistido de ataque. Esta reação
não provocará ataques de oportunidade e, se
fracassar, não permite uma nova reação do
atacante original.
Observação: É impossível desarmar alguém
usando uma manopla com cravos. Quando
estiver empunhando uma arma presa numa
manopla de segurança, o defensor recebe +10
de bônus para resistir a qualquer tentativa de
Desarme.
Usando um ataque corpo a corpo, um personagem é capaz de tentar desarmar
um adversário. Quando utiliza uma arma na manobra, ele retira a arma das mãos
da vitima, jogando-a no chão. Quando desarma alguém com as mãos nuas, o
personagem pode segurar a arma do oponente nas mãos.
Se a manobra envolver uma arma branca, siga as instruções a seguir. Caso
o objeto não seja uma arma branca (como um arco ou uma varinha), o defensor
ainda poderá realizar os testes resistidos de ataque, mas sofrerá penalidades e não
poderá tentar desarmar o atacante se a tentativa fracassar.
1ª Etapa: Ataque de Oportunidade. O personagem provoca um ataque de
oportunidade do defensor que está tentando desarmar (exceto se tiver o talento
Desarme Aprimorado). Se o ataque de oportunidade do defensor causar dano, a
tentativa de Desarme fracassa.
2ª Etapa: Teste Resistido. O personagem e o defensor realizam um teste resistido
de ataque com suas respectivas armas. Caso qualquer um esteja empunhando
uma arma de duas mãos, receberá +4 de bônus no teste resistido; se estiver usando
armas leves, sofrerá -4 de penalidade (os ataques desarmados são considerados
armas leves, portanto um atacante sempre sofre essa penalidade quando tenta
desarmar um oponente com as mios nuas). Se os personagens tiverem categorias
de tamanhos diferentes, o combatente maior recebe +4 de bônus a cada categoria
de tamanho de diferença.
3ª Etapa: Conseqüências. Se o atacante vencer o teste resistido, o defensor
será desarmado. Se tentar essa manobra enquanto estiver desarmado, o atacante
segura a arma da vitima nas mios. Se estiver armado, a arma do oponente cairá
no chao, no mesmo espaço ocupado pelo defensor.
Se o defensor vencer o teste resistido, ele poderá reagir automaticamente,
tentando desarmar o atacante usando outro teste resistido de ataque. Esta reação
não provocará ataques de oportunidade e, se
fracassar, não permite uma nova reação do
atacante original.
Observação: É impossível desarmar alguém
usando uma manopla com cravos. Quando
estiver empunhando uma arma presa numa
manopla de segurança, o defensor recebe +10
de bônus para resistir a qualquer tentativa de
Desarme.