Tribo Gampa Dorso
Os Gampa Dorso são uma tribo que se formou nas terras de Venzog, os primeiros integrantes dessa tribo eram antigos homens do norte, das terras geladas, de Winddum. Esses "fundadores" da tribo, eram homens renegados no norte, que por motivos diversos foram expulsos das terras pelos próprios reis do norte. A maioria deles já desde o início possuía uma cultura "selvagem", viviam em tocas e não existia muita tecnologia. Esses homens e mulheres, uniram-se para garantirem sua própria sobrevivência, e após serem expulsos, migraram, numa época muito remota, para a floresta encantada, e foi nesta época que desenvolveram sua cultura, seus costumes, seu modo de vida. Depois de muito tempo vivendo uma vida nômade, a tribo encontrou um lugar aconchegante numa região mais ao leste da floresta encantada, e lá resolveram chamar de lar. E por séculos viveram lá, estavam evoluindo, construindo suas casas, seus centros educacionais, o assentamentos tornou-se uma grande cidade na época, que era dominada por um dos mais valorizados chefes Dorso, a antiga e grandiosa cidade chamava-se "Gampadorso", pouco a pouco estavam construindo o que no futuro poderia vir a ser chamado de uma nova civilização. Entretanto, o mundo é um lugar é cheio de surpresas, e nem todas são boas notícias. Assim, quando se iniciou a guerra dos Drows, várias criaturas que estavam sob o domínio e vigilância dos Altos Elfos, saíram do controle, e a floresta se tornou mais perigosa. Os Yuan Tis eram uma dessas criaturas, que aproveitaram a brecha para conquistarem espaço, e muitas pessoas inocentes começaram a sofrer com isso. Os Gampa Dorso estavam entre elas.
Os Yuan Tis, uma raça muito poderosa que estava vivendo nas profundezas sob vigilância dos Altos Elfo, começaram a voltar a superfície, e destruir tudo em seu caminho, seu objetivo era aproveitar os conflitos para dominar o máximo de terras que conseguissem, utilizando-se de todo tipo de atrocidades. Nos 500 anos da guerra dos Drows, os Gampa Dorso foram os únicos que lutaram contra os Yuan Tis, no entanto, embora tenham suportado lutar contra essas criaturas por tanto tempo, seus números nunca foram suficientes, e esses 500 anos compuseram a época da maior decadência do povo Dorso, sua antiga cidade, fora completamente destruída e tomada pelo povo Yuan Ti, e os Gampa Dorso foram obrigados a fugir com os sobreviventes, e tornaram-se uma tribo nômade novamente.
Após a vinda dos draconianos, e o término da guerra dos Drows, que culminou na vitória da aliança Elfo-Draconiana, a região leste da floresta, onde ficava a antiga cidade Gampadorso, fora completamente devastada, e agora tornara-se um pântano gigantesco, chamado de Venzog. Uma terra, muito perigosa, e hostil, e na região onde era a antiga cidade dos Dorso, agora era uma nova cidade, de Yuan Tis, chamada Zzarton. Um poderio enorme, com muitas fortalezas, e praticamente impenetrável, cravado fundo nas lamas do pântano. Os Yuan Tis continuam com o objetivo de dominar o mundo, e eventualmente, atacam as populações próximas, causando pavor e destruição.
Uma Lenda entre os Gampa Dorso, conta que, no início, dentre os primeiros homens que formavam a tribo, um pequeno grupo, que estava para morrer de fome e de frio, vagando perdidos, a deriva no meio de uma nevasca, encontraram entre os pedregulhos, e os ramos da tundra coberta de neve, uma pequena estatueta, feita de rocha, com o formato de um urso. A estatueta era mágica, e imediatamente, amenizou o temporal, e abriu um caminho aquecido no meio da neve, que guiou os primeiros homens até a floresta encantada, onde encontraram comida, abrigo e sua sobrevivência. Os primeiros homens, com suas crenças nórdicas, acreditaram que aquele era um Deus Primordial, uma dos primeiros espíritos que surgiram no mundo, o espírito do Urso Primordial. Esses homens, precursores da cultura Gampa Dorso, resolveram construir para a estatueta um santuário secreto, onde o urso pudesse ser reverenciado, intocado, para sempre. Diz a lenda, que esses indivíduos não contaram a ninguém onde ficava esse santuário secreto, nem mesmo aos filhos Dorso, pois a estatueta representava o espírito do Urso, e deveria ser preservada para sempre, pois enquanto ela existisse, o Urso nos guiaria para a nossa restauração. No entanto, as guerras vieram, e esses indivíduos morreram em lutas defendendo o povo Dorso, e o conhecimento sobre o paradeiro da estatueta se perdeu para sempre! Tempos depois, a lenda se tornou um mito, e a estatueta passou a ser chamada de "Orb do Urso Primordial". Agora, nos tempos atuais, os Gampa Dorso acreditam que encontrar o Orb é a única esperança de vencerem os Yuan Ti, destruírem Zzarton, e reconstruírem seu antigo lar.
Créditos: Conteúdo inspirado em, e criado para, apoiar o prelúdio do personagem
Artigli Dorso, de
@Drako.