Essência {Feiticeiros}
Qual é a cor ou o temperamento de uma alma? Para responder a essa questão, muitos feiticeiros observam a Essência — a personalidade do Daemon. Essa Essência leva os Despertos por caminhos que mesmo eles não compreendem; na maioria das vezes, ela simplesmente influencia seu humor ou escolhe seus alvos. Entretanto, ocasionalmente ela emerge como todo um Destino — como um fado.
Então o que é a Essência precisamente ? Esse é o problema — não há uma definição precisa. Pergunte a uma dúzia. de magos e você obterá uma dúzia de respostas (a maioria incompreensível). A maioria das explicações privilegia uma de duas teorias: que a Essência é o impelir constante de uma
vida passada, realizado através de uma "alma antiga" numa busca eterna pela perfeição, ou que Deus guia todas as almas usando certos "sinais" relacionados aos planetas, os humores e os elementos. A maioria dos magi europeus prefere a segunda teoria. A separação entre as duas perspectivas causa muitas discussões (e duelos ocasionais) entre magi que, anos depois, podem concordar em discordar.
O Conselho tem um verdadeiro problema com o conceito de Essência; enquanto metade das Tradições prefere os reencarnacionistas , esses grupos ainda são minoria no Ocidente cristão. Deixe que esses cataios, hindus, bruxos e xamãs pagãos acreditem no que quiserem — os Herméticos, Coriscas e alquimistas não podem e não vão aceitar tais besteiras! Como todos sabem, Deus planeja uma única vida para cada ser humano, e Sua mão sugere a Trilha que cada pessoa escolhe! A Ordem da Razão tem mais facilidade para lidar com a questão: até onde os Dedaleanos sabem, a Essênciaé um toque do Criador Divino guiando Suas criações. Os feiticeiros mais independentes estão igualmente divididos; os que vêm de terras distantes aceitam o conceito de "alma antiga", enquanto os magi europeus e nativos do Oriente Médio vêem a Essência como um sopro de Deus.
Conforme a idéia de Livre Arbítrio cresce e se espalha, a vontade dos magi diminui o papel da Essência em suas vidas. Contudo, na era Sombria Fantástica, é difícil ignorar o espectro da predestinação. Quando alguém parece ter "nascido" para um certo papel, dificilmente ele irá discordar — pelo menos não tão violentamente como uma pessoa do século XX faria. Então, a Essência torna-se um diagrama da alma — seu temperamento, objetivo e destino. Ao serem confrontados com esse ímpeto, muitos feiticeiros condescendem. Toda Essência tem uma série de correspondências. De acordo com a maioria das crenças, tudo na Criação está ligado por influências e inter-relações, Como tantos outros elementos de teorias do ocultismo, essas correspondências discordam umas das outras. Algumas autoridades relacionam a Essência Furo com os princípios masculinos, enquanto outros consideram-na extremamente feminina. A diferença real surge quando orientais e ocidentais comparam seus estudos. De acordo com a alquimia taoista, a Essência Padrão está ligada à água; já os alquimistas franceses ligam-na à terra. A longo prazo, muitos magi irão deixar de lado as correspondências e nomes latinos ou desconsiderar completamente o conceito de Essência (como a Ordem da Razão fará mais tarde). Contudo, nesta era mágika, essas correspondências são consideradas bem importantes e, como os ímpetos da Essência, são levadas a sério.
Em termos de jogo, a Essência é uma ferramenta para interpretação. Ela ajuda você a saber como o contraponto de seu mágico pode agir e lhe fornece um compreensão de sua Trilha. Não é um mandamento absoluto — se todo magus Castellum agisse do mesmo modo, o mundo seria bem tedioso — mas lhe dará uma idéia sobre o que ele pode fazer, o que ele pode querer, como ele pode agir e a Trilha que ele pode seguir para a Ascensão.
A Essência também influencia a aparência, os objetivos e a personalidade do Daemon. (Ver o Antecedente de mesmo nome, página 107.) Um Daemon Furo parece um demônio flamejante conduzindo seu mago para um destino caótico; o Castellum, por outro lado, parece calmo e sereno e persuade o feiticeiro a realizar grandes obras. Rodopiando nas águas de sua própria mente, o feiticeiro com uma Essência Maré vê-se como uma sereia numa jornada misteriosa; o risonho magus Sussurro, por outro lado, evita uma casa e um lar em favor de uma estrada. As diversas correspondências podem surgir durante as Procuras, aparecer junto com o Daemon, ditar o signo de nascimento astrológico do feiticeiro ou influenciar suas peculiaridades. O mago Furo (de Leão) gosta de brincar com fogo e dorme com sua cabeça apontada para o sul; o Sussurro (nascido sob Aquário) assobia o tempo todo e tem um irmão gêmeo. Outros magi com os mesmo ímpetos comportam-se de forma diferente. Em suma, a Essência pode ser tão influente ou insignificante quanto você quiser.
Alguns teóricos especulam que existe uma quinta Essência, Medius. Ligada ao Sol, ao centro, ao Espírito e (no pensamento Oriental) à Terra, a alma Medius supostamente permanece em equilíbrio e harmonia com todas as coisas. Como uma alma tão sublime seria invisível para as almas mais imperfeitas ao seu redor, ninguém consegue provar que ela existe. Talvez toda a idéia seja simplesmente uma teoria, ou talvez esse seja o estado que todas as almas atingem quando Ascendem...
- Castellum (Padrão):
- Correspondências: Terra/Água, Atrabílis, Masculino (às vezes Feminino); Signos: Touro, Virgem, Capricórnio; Planetas: Saturno, Mercúrio; Direção: Norte
Como o forte do qual recebe seu nome, o Castellum protege a terra, construindo coisas maravilhosas onde antes imperava o caos. Reconfortante, ordenado e meticuloso, ele tece redes de segurança. Sem sua influência, a Criação iria em direção à loucura. O ideal Dedaleano, este desejo suaviza a dor, mata dragões e acalma as almas inquietas.
Muitos espíritos Castellum parecem castelos, pais, anjos e raios de luz calmantes. Embora esses Daemons exijam muito de seus místikos, sua promessa de ordem e o conforto torna válidos todos os sacrifícios.
- Furo (Dinâmico):
- Correspondências: Fogo, Fleuma, Feminino (às vezes Masculino); Signos: Áries, Leão, Sagitário; Planetas: Marte, Mercúrio; Direção: Sul
Cavalgando as chamas da mudança, o Daemon Furo leva um magus a lutar, alterar, destruir e criar. Inquieto e caprichoso, ele representa o desejo dinâmico de caos e admiração. Levada a um extremo, essa Essência conduz os Desauridos que se expressam confusamente nos confins do mundo; normalmente ela atormenta o místiko com promessas de novidade e a emoção da rebelião.
Os espíritos Furo parecem pilares de fogo, demônios, redemoinhos e sombras. Sempre famintos e curiosos, eles são brilhantes, inspiradores e muitas vezes têm uma aparência assustadora.
- Mare (Primordial):
- Correspondências: Água/Metal, Bile, Feminino; Signos: Câncer, Escorpião, Peixes; Planetas: Plutão, Júpiter; Direção: Oeste
Profunda como as águas sem fim, uma Essência Maré mantém-se em silêncio, levando um magus para suas profundezas com ondas e correntes sedutoras. Embora sua graça pareça demoníaca, seu desejo é mais antigo que o tempo e mais estranho que Arcádia. Os escolhidos por ela adoram mistérios e prazeres carnais; em seu ventre, eles dão à luz uma nova Criação e observam a antiga de longe.
Complexos e estranhos, Daemon Maré muitas vezes assumem a forma de animais, deuses pagãos ou espíritos da natureza. Os magi que eles inspiram têm um ar de conhecimento e parecem mais velhos, mesmo quando são jovens.
- Sussuro (Investigador):
- Correspondências: Ar/Madeira, Sangue, Masculino; Signos: Gêmeos, Libra, Aquário; Planetas: Vênus, Saturno; Direção: Leste
Soprando numa encruzilhada, o Daemon Sussurro plana sobre trilhas extenuadas e ruínas despedaçadas. Uma alma investigadora, ele leva um feiticeiro numa jornada infindável através de moitas de cobiça e armadilhas de dúvida. Trazendo presentes de equilíbrio, calma e visão, esse espírito tem mais concentração que o Furo incontrolável e mais imaginação que o Castellum rígido. Como Maré, ele flui através dos obstáculos, mas suas obras são mais moderadas e benéficas.
Arautos de um novo dia, as Essências Sussurro raramente assumem formas sólidas. Como os ventos com que se assemelham, esses espíritos não têm forma e são implacáveis e efêmeros. Por mais restauradoras que pareçam ser, tais almas nunca descansam. Seus magos vagam até que a morte acabe com sua jornada.