Tava jogando o "Kingmaker", jogo (eletrônico) do "Pathfinder", e fui procurar no drive do grupo as regras do RPG de mesa pra "gerenciamento de reino". Dei uma olhada (bem) rápida e, aparentemente, não tem nada sobre isso - talvez em algum suplemento?
De qualquer forma, o jogo lá funciona mais ou menos em três níveis, como se fossem quests de player, quests de reino e gerenciamento de recursos:
- Um é o mano a mano clássico, vc controlando um personagem (na verdade um grupo).
- Outro é com eventos aleatórios textuais que vão surgindo. Você decide se vai tentar resolvê-los e com qual "approach", dependendo do alinhamento do NPC que vai enviar (neutro, caótico etc.), considerando ele não estar ocupado noutro evento.
- Por fim, você pode investir pontos pra expandir o reino e melhorar suas cidades. Tipo se precisa mais de uma muralha ou um moinho.
Como o foco é algo “misto” (na real a parte mais robusta é o “mano a mano clássico” mesmo rsrs), a parte do reino não pretende nem ser um simulador de cidade tipo “Sim City” e nem um jogo de estratégia tipo “Total War”.
Afora isso, lembrei que no suplemento "Camarilla" do Vampiro V5 tem uma breve passagem sobre "Conflito Institucional", mas não é exatamente uma lógica de "gerenciamento de recursos".
Minha questão é: vocês conhecem - e recomendam rsrsr – RPGs de mesa (seja "core book", seja "suplemento") com alguma forma de gerenciamento de recursos? Não importa o enfoque (se é mais “construção de cidade” em si, se é tropa, se é misto de aventura de personagem + reino etc.).
De qualquer forma, o jogo lá funciona mais ou menos em três níveis, como se fossem quests de player, quests de reino e gerenciamento de recursos:
- Um é o mano a mano clássico, vc controlando um personagem (na verdade um grupo).
- Outro é com eventos aleatórios textuais que vão surgindo. Você decide se vai tentar resolvê-los e com qual "approach", dependendo do alinhamento do NPC que vai enviar (neutro, caótico etc.), considerando ele não estar ocupado noutro evento.
- Por fim, você pode investir pontos pra expandir o reino e melhorar suas cidades. Tipo se precisa mais de uma muralha ou um moinho.
Como o foco é algo “misto” (na real a parte mais robusta é o “mano a mano clássico” mesmo rsrs), a parte do reino não pretende nem ser um simulador de cidade tipo “Sim City” e nem um jogo de estratégia tipo “Total War”.
Afora isso, lembrei que no suplemento "Camarilla" do Vampiro V5 tem uma breve passagem sobre "Conflito Institucional", mas não é exatamente uma lógica de "gerenciamento de recursos".
Minha questão é: vocês conhecem - e recomendam rsrsr – RPGs de mesa (seja "core book", seja "suplemento") com alguma forma de gerenciamento de recursos? Não importa o enfoque (se é mais “construção de cidade” em si, se é tropa, se é misto de aventura de personagem + reino etc.).