Entre as características de Barragnar que o tornavam tão especial para a tribo é que no passado, sua linhagem em algum momento cruzou com gigantes e seu sangue dracônico não perdeu a qualidade com o passar de gerações robustecendo-se ainda mais pelo sangue gigante que corria em suas veias, sabendo disso ele sofreu um treinamento diferenciado durante seu desenvolvimento, este treinamento baseava-se em enfrentar criaturas muito maiores e robustas que ele como ogros, forçando-=o além dos limites e fazendo-o despertar outra característica icônica que fazia seu sangue ser bombardeado com muito mais intensidade para seus músculos, deixando ainda mais forte e perigoso, uma fúria que o envolvia num aura avermelhada tornando-o muito mais letal.
Ele era quase que idolatrado pelos seus e sempre que a tribo pensava em atacar caravanas de viajantes ou outras tribos de kobolds e atém goblins ele era convocado e sempre revertia a situação para sua tribo que até então não conhecia a derrota, porém, eles passaram a se tornar um problema sério e as autoridades passaram a enviar soldados e mercenários para extermina-los que sempre eram completamente derrotados, os que conseguiam escapar falavam sobre um "filhote de dragão" que estava entre eles que quando chegava no campo de batalha tudo se invertia e os kobolds eram tomados por uma força de vontade sob a liderança dele que acabavam se tornando mais letais, no entanto, o "filhote de dragão" era a grande ameça, ele fulminava grupos com sua baforada de fogo, ou simplesmente com suas habilidades de combate.
Depois de tantas derrotas as autoridades de Wispil convocou um chamado para aventureiro experientes para exterminarem um filhote de dragão que liderava uma tribo de kobolds. Um grande torneio foi feito e os 5 sobreviventes foram os enviados, a tribo finalmente foi derrotada, mas a grandes custos, pelo menos três dos cinco aventureiros morreram, dois deles para Barragnar, ao final, quando Barrgnar já estava desacordado e morrendo um dos aventureiros, um Ladino denominado Lancer, um assassino conhecido na cidade teve a ideia de usar Barragnar para ganhar dinheiro nas arenas ilegais de combate, porém Tordak, um anão paladino se recusou a aceitar isso, dizendo que deveria acabar de vez com aquele mal.
Eles discutiram e dissimuladamente Lancer aceitou e permitiu que Tordak arrancasse a cabeça de Barragnar, porém, assim que o anão passou a sua frente e ficou de costas para o ladino, Lancer sacou sua sabre e atravessou a garganta de Tordak pelas costas, através de sua nuca o anão teve apenas tempo de olhar de canto de olho para lancer antes de cair sem vida. O Ladino então, amarrou Barragner com duas cordas e o levou para a cidade, recebendo sozinho a recompensa e ainda ganhando o direito de escravizar o kobold.
Com isso, Lancer passou a usar o pequeno nas arenas de combate ilegal, convencendo-o que eles ganhariam muito dinheiro, sem alternativa, Barragnar passou a fazer as lutas até que depois de pelo menos um mês, uma investigação foi feita e então descobriu-se que Tordak foi morto por uma sabre e o único que portava ela a época era Lancer, ja sabendo disso devido a seus contatos, o ladino fugiu abandonado o kobold que ficou com sequelas psicológicas severas causadas por Lancer, quando falhava em algo, sua auto-confiança despencava, dificultando ainda mais o cumprimento do que ele pretendia fazer, necessitando de um pouco mais de tempo para assimilar e se acalmar.
Com a figa de Lancer, as autoridades então decretaram a prisão de Barragnar, ele ficou preso por pelo menos um mês até que o Capitão da guarda da cidade propôs a ele se untar as tropas em troca da liberdade contanto que ele ficasse subordinado as normas locais. Barragnar aceitou de pronto e passou a treinar com as tropas ao mesmo tempo que era acompanhado por médicos que tentavam torna-lo menos tribal trabalhando sua consciência para torna-lo uma pessoa mais confiável, tudo isso demorou alguns anos mas os médicos obtiveram sucesso, deixando-o um poco mais "humano" e sensível aos outros prometendo que ele se tornaria um dia um grande herói.