Fundação: Invasão RoinarSequência de Eventos:
Invasão/Revolta, Traição, Derrocada, Declínio, Vilão, Invasão/Revolta
-650: Cinquenta anos após a chegada da Rainha Nymeria em Dorne, a região de Dyeend, ao leste do atual Alto Ermitério, um grupo de aldeões revoltados com a família que dominava o local (vassala de outra da Campina), invade e assassina a família nobre que lá vivia e toma para si a região de Dyeend.
-538: Após um período de extrema ambição, o suposto lorde Dyeend tenta tomar para si as terras dos Dayne, uma vez através de um casamento falso com a herdeira, no qual falha miseravelmente ao ser descoberto, e outra ao tentar iniciar uma guerra, mas é morto em sua própria sala de jantar com suspeitas de envenenamento.
-420: A casa Dyeend jura sua lealdade para a casa Dayne, de forma a tentar apaziguar a briga gerada há praticamente um século atrás. Recebem um ínfimo pedaço de terra em troca de dois possíveis herdeiros serem alocados como protegidos da casa Dayne.
-415: É construída a torre da Casa Dyeend: Torre Último Suspiro.
-413: Um dos herdeiros protegidos, Nayles, foge com a herdeira Dayne, Laetitia, para se casarem escondidos, mas são interceptados por Lorde Barius Dayne, acabando na expulsão de Nayles da região de Dorne e o envio da Dayne para a capital.
-388: As terras da Casa Dyeend são atacadas por povos nômades. Soldados e trabalhadores braçais pegam em armas e conseguem expulsar os invasores.
-387: A demora em agir para proteger as terras dos seus aliados faz com que as relações diplomáticas entre os Dyeend e Dayne se estremeçam.
-385: Como resposta, os Dayne encerram negociações e escambos com a Casa Dyeend, além de cessarem as rotas comerciais até suas terras, colocando a cidade em miséria quase extrema por 2 anos.
-383: A tensão entre ambas as Casas é cessada a partir de uma intervenção da Casa Martell.
-342: A Casa Dyeend ganhou grande reconhecimento ao expulsar invasores corsários que tentavam invadir Dorne através do Rio Torentine.
-300: A casa Dyeend cai em desgraça novamente após tragédias: Lady Hanne Dyeend não consegue reproduzir herdeiros ou herdeiras para a sua linhagem após a geração de cinco crianças natimortas. O título e as propriedades são repassadas ao seu irmão, Willam Dyend, de apenas 12 anos, após sua morte.
-290: O nome Willam Dyeend é temido por muitos plebeus que vivem na região das Montanhas. Lendas sugerem que o lorde assassinava suas amantes após dias ao escolhê-las e seus corpos eram encontrados em beiras de rios, sempre com seus rostos desfigurados.
-287: Plebeus enfurecidos com os atos de Willam Dyeend atacam a comitiva do lorde e conseguem atear fogo em sua carruagem.
-287: Willam Dyeend torna-se um recluso, temendo mais ações de revolta da plebe.
-280: Willam repassa, por pressão da casa Dayne e Martell, seus titulos e posses para sua meia-irmã Aurora Dyeend.
252: Nasce Sor Edmund Dayne de Alto Ermitério.
260: Nasce o futuro meistre da casa, Querellon.
263: Nasce Sor Arn Alistar Solares.
268: Sor Edmund se casa com a terceira filha dos Dyeend, Lorenza.
270: Nasce o primeiro filho de Sor Edmund Dayne de Alto Ermitério, Gerold.
→ Nasce o espada jurada da casa, Sor Eyvon de Torentine.
275: Lorenza acaba morrendo após suspeita de envenenamento pelo próprio irmão, Lorde Marco Dyeend, durante um jantar organizado por ele.
279: Sor Edmund se casa novamente, agora com uma bastarda da casa Well, Georginna Sand.
280: Nasce o filho bastardo de Ashara Dayne com um espada jurada da casa. O bebê, Callahan Sand, some com o cavaleiro após o suicidio de Ashara.
282: Nasce a segunda filha de sor Dayne de Alto Ermitério, Yessenya.
285: O atual Lorde Dyeend é encontrado morto em seus aposentos junto de seus amantes. Seus filhos não são encontrados em lugar nenhum da região de Dorne, sendo considerados mortos. Sor Dayne de Alto Ermitério assume a propriedade e a anexa ao seu território.
288: O garoto Sand é apresentado a família, sendo treinado como escudeiro pelo cavaleiro Sor Arn Alistar Solares, um renomado chefe de guerra tendo participado de inúmeras batalhas, considerado um gênio militar tendo mudado o curso da batalha do tridente e salvo Rob Baratheon após o mesmo ser ferido. Após o treinamento, Callahan serve como amigo pessoal de Yessenya.
292: Yessenya é enviada para os Jardins de Água como acompanhante de Sarella Sand, fazendo parte por alguns anos da corte do principado. Sor. Arn Alistar Solares ficou a mando de Gerold em seus domínios restaurando a lei e punindo criminosos. Através de uma campanha militar conseguiu instaurar defesas que protegia as rotas e viajantes que tinham como destino as terras Dyeend, agora pertencentes aos Dayne de Alto Ermitério. Além de destruir por completo uma guilda de bandoleiros que viviam assolando as terras.
298: Ano atual. A segunda filha do sor Dayne de Alto Ermitério retorna ao lar após uma revolta ocorrida nos arredores de Alto Ermitério. O cavaleiro do Sol, Sor. Arn Alistar vai até Porto real participar do torneio real em nome da casa Dayne de Alto Ermitério.