Diz-se que no primeiro sábado, toda a Criação descansou, e as primeiras paisagens de sonho apareceram nos Ermos. Outros dizem que a Terra dos Sonhos foi um presente de Deus para que os descendentes de Adão pudessem ter um vislumbre do céu, mesmo que quando adormecidos. Os Ermos são um Plano metafísico de sonhos, símbolos, crença e imaginação. Porém, quando ocorreu a Rebelião de Lúcifer, a Sintonia sofreu graves Dissonâncias, que se refletiram inclusive nos Ermos. Pacíficas criaturas dos sonhos se tornaram terríveis monstros de pesadelos e mesmo as paisagens oníricas foram transformadas. Demônios utilizavam dos sonhos para moldar a Sinfonia à sua imagem e tirarem proveito dos sonhadores. Com o tempo, os Ermos se tornaram mais um dos palcos da batalha entre o Céu e o Inferno. Para combater a ação demoníaca, foi iniciada a Cruzada da Purificação, tendo o Arcanjo Uriel como general dos céus e a Duquesa Beleth como sua contraparte demoníaca.
Uriel conseguiu purificar grande parte dos Ermos, trazendo para o lado da luz diversas criaturas oníricas (no mundo corpóreo, isso foi correspondido quando diversas divindades pagãs e seres mitológicos foram “cristianizados”). Ainda assim, Beleth conseguiu manter uma boa parte dos Ermos em seu poder, cooptando diversas criaturas mitológicas que não desejavam se aliar aos céus (no mundo corpóreo, o reflexo disso fez com que antigas criaturas mitológicas fossem “demonizadas”).
Duas fortalezas (conhecidas como as Duas Torres) foram construídas em ambos os lados, a Torre de Uriel na Terra dos Sonhos e a Torre de Beleth na Terra dos Pesadelos.
Além disso, existem áreas dos Ermos ainda intocadas pela guerra, onde acredita-se que residam criaturas selvagens que não se uniram a nenhum lado. Estas terras são Conhecidas como Os Ermos Distantes, e estão além da influência dos celestiais, construídas a partir do inconsciente humano. Eles são uma paisagem estéril, cheia de muitos bolsões de substância. Milhares de micro domínios, centenas de oásis, mais do que alguns domínios criados por espíritos. Quanto mais longe se vai, menos os Ermos Distantes se assemelham à Terra. Além dos Domínios, os anjos conhecem regiões de alegorias e mitos, onde a superstição dita a realidade. Além dessas áreas estão as pedras de Utgard, e além disso, ou o caos ou nada, de acordo com os viajantes. Aqui, as Leis da Física são ainda mais caóticas e imprevisíveis que no restante dos Ermos.
Quando as pessoas sonham, elas visitam o Mundo dos Sonhos em áreas oníricas que contém criaturas, objetos e paisagens imaginadas pelo sonhador. Anjos e demônio não costumam sonhar normalmente (mas podem fazê-lo com um teste de Vontade) e podem adentrar os Ermos através de outras formas (como Canções de Sonho). As Zonas Oníricas são em grande parte imapeadas (pois além de estarem em constante mudança, são locais virtualmente infinitos), mas entre os locais mais conhecidos estão:
* Mecânica: Um reino relativamente jovem, surgiu nos idos de 1890 através das fantasias humanas com reinos mecanizados. Aqueles que já visitaram Mecânica afirmam que ela parece uma máquina de proporções colossais. Suas avenidas são como esteiras quilométricas, e as praças copiam o formato de engrenagens, em movimento constante.
* Dimensão dos Espelhos: É um lugar misterioso e enganoso localizado nos Ermos Profundos. Esse plano existe por trás, ou "dentro", de superfícies reflexivas, como espelhos, objetos metálicos e outros. Sua proporções são limitadas, sendo encurtadas, ampliadas ou destruídas de acordo com o tamanho dos espelhos. Quando quebrados, o ambiente se perde, matando aqueles que estavam dentro na hora. Por conta dessa propriedade, o plano não é usado como morada, mas sim como rotas de passagem, mergulhando em um espelho e saindo em outro. As fadas selvagens utilizam a Dimensão dos Espelhos como prisão para seus inimigos.
* Avalon: antigamente conhecido como Feéria, Álfheim, Hy Brasil, Arcádia, dentre outros nomes. É uma ilha mística cercada por brumas, em um oceano na Terra dos Sonhos. É o lar de fadas, elfos, ninfas, anões, gnomos e muitas outras criaturas etéreas convertidas as Cristianismo. Hoje serve como uma base angelical dentro dos Ermos.
* Plano das Sombras: Localizado na Terra dos Pesadelos, o Mundo das Sombras é retratado como uma cópia umbrosa do plano físico, com árvores murchas, nuvens negras e céu obscuro. O nevoeiro é denso, os sons são agudos e o ar é sufocante. Qualquer tipo de construção presente sempre estará destruída, em ruínas. Entre seus habitantes estão Fomori, Orcs, Trolls, Sluaghs, Vultos, dentre outras criaturas de pesadelos que se uniram ao Inferno contra os anjos.