por GodsCorpse Seg Jul 25, 2022 10:28 am
Olá, tudo bom.
Sistemas de super-heróis são vários e extensos, não sendo difícil uma mecânica sólida, mas depende quanto de "crunch" (diga-se, passar tempo lendo as mecânicas) para aprender.
Vou divagar um pouco sobre o que gosto, citando a respeito da sua necessidade sobre vida dos heróis em público e identidade.
Particularmente, acredito que essa parte é um papel do mestre de como extrair isso dos jogadores, não tão mecânico.
Meu favorito sem dúvidas é Mutantes e Malfeitores, terceira edição. Eu brinco em dizer que ele é um "simulador de herói", em virtude de todas opções mecânicas dele de criação de poderes. Ele é o mais "crunchy" das minhas sugestões, pois a criação de poderes exige igualmente conhecimento mecânico e abstração e colocação de conceitos sob os poderes.
No tópico de "tomadas de decisões" e público tudo mais, o M&M tem uma mecânica de Complicações, que são desde fraquezas (como vulnerabilidade a prata ou algo do gênero) a problemas pessoais (deficiências, identidade secreta, relacionamentos). Quando uma delas é colocada em jogo, você ganha um Ponto Heroico, que lhe permite alguns benefícios como re-rolagens e edições pequenas em cenas.
Do mesmo criador e mais light, tem o Icons.
Com Savage Worlds e seu companion de Super-Poderes, você tem um sistema modular com várias opções de mecânicas e uma forma simples de jogar. Assim como M&M, os poderes podem exigir um pouco para montar, mas são bem mais diretos.
De identidade e tomada de decisões em misturas mecânicas, é bem parecido com Mutantes e Malfeitores sem a matemática pesada, onde você ganha benefícios para re-rolagens e mudanças em cenas.
O que menos explorei e talvez seja um dos mais interessantes para essa premissa é o Masks: New Generation. Pelo que li por cima, ele parece ter mecânicas a respeito da vida pessoal dos personagens, então talvez seja o lugar mais interessante de olhar.
Como ele é Powered by the Apocalypse, ele tem regras simples, até demais talvez para mecânicas de super-heróis, sendo bastante interpretativo.
Espero ter ajudado.