Daisy Nightshade
|
"Uma criança desmamada com veneno considera o mal um conforto"
Gillian Flynn, Sharp Objects
Daisy fora trazida, contra à sua vontade, ao Forte Nightshade, a fortaleza ancestral de sua família.
- Spoiler:
Infelizmente para ela, tudo que restava de sua família era seu recém-descoberto tio, Bedlan Nightshade.
- Bedlan Nightshade:
Fora a mando dele que ela fora sequestrada do seu lar adotivo. Posteriormente, naquele fatídico jantar, ele lhe revelara que todos que conhecera e amara até aquele momento estavam mortos, assassinados pelos soldados da casa Nightshade.
Desde sua reação intempestiva, ela fôra confinada numa das torres do forte. Não estava totalmente isolada, pois muitos dos servidores da casa ainda vinham diariamente a ela, para cuidar de suas necessidades físicas e intelectuais.
Os dois guardas que se revezavam na soleira da porta dela eram Mateo e Fabian. Mateo era o guarda da noite, um homem pouco mais jovem que ela, que não demonstrava emoções, não gostava de conversar e passava todo o tempo fumando um cigarro de palha. Já Fabian, o vigia diurno, era falante e fofoqueiro, com o hábito algo irritante de reclamar de tudo, desde as condições climáticas até o dia-a-dia no castelo.
- Mateo e Fabian:
Ela também recebia visitas diárias de Gloriana e Cliara. A alegre Gloriana era a cozinheira que vinha lhe trazer as refeições, geralmente peixe com ovos ou sopa de galinha, que ela preparava com esmero e capricho. Já a tímida e assustada Cliara tinha a tarefa de faxinar o quarto de Daisy, dar-lhe banho, lavar as roupas dela e escovar o cabelo platinado que denunciava a descendência do sangue valiryano da jovem Nightshade.
- Gloriana e Cliara:
O último visitante que Daisy recebia era mais inconstante, vindo a intervalos irregulares. Tratava-se do Meistre Donnal, um homem muito velho e com aparência trêmula e frágil. MEsmo assim, ele era bastante objetivo, de um modo que transparecia inteligência aguçada.
- Meistre Donnal:
Era ele que estava à porta dela, apoiado numa bengala bamboleante, falando com sua voz arranhada de contralto.
- Boa tarde, senhorita Daisy. A pedido de seu tio, vim instruir-lhe na história de sua família.
Sem esperar permissão, o meistre caminhou tropegamente até a cadeira mais próxima e sentou-se cuidadosamente , de frente para Daisy.
- É preciso que eu lhe diga honestamente: o futuro da casa Nightshade repousa sobre seus ombros. Seu tio, Lorde Bedlan, pode ter salvado sua família da destruição por ocasião da Rebelião de Robert, mas há um limite para as coisas que ele pode fazer. O que ele não puder fazer, dependerá de você.
O meistre falava pausadamente, o que reforçava a ênfase que ele aplicava nas palavras mais marcantes.
- Embora Lorde Bedlan tenha conseguido o perdão do Rei Robert, isso não favoreceu muito a casa nos anos posteriores. A situação financeira da casa não é boa, e os soldados são a principal fonte de gastos, pois é através deles que seu tio mantém os poucos plebeus ainda trabalhando. Creio que seus pais adotivos não devem ter lhe dado muita instrução sobre a geografia do reino. Então escute cuidadosamente.
Meistre Donnal ajeitou-se na cadeira e começou a contar uma história através de fatos isolaados.
- O Forte Nightshade fica na Ponta da Garra Rachada, uma península nas Terras da Coroa, que avança em direção ao Mar Estreito. Ao norte, fica a Baía dos Caranguejos, ao sul, a Baía do Água Negra. É repleta de pântanos e pinhais baldios. Inúmeras casas nobres têm seus assentamentos na Ponta da Garra Rachada, por exemplo, a Casa Boggs, a Casa Brune de Cova Castanha, a Casa Brune de Antro Terrível, a Casa Cave, a Casa Crabb dos Murmúrios, a Casa Hardy, a Casa Pyne, dentre outras menores. O Pouso de Gralhas localiza-se a oeste da península, enquanto Pedra do Dragão e a Ilha da Garra localizam-se a sul e leste respectivamente. Posso pegar um mapa para mostrar-lhe isso numa próxima vez.
Donnal limpou a garganta antes de prosseguir.
- Cada vale possui um lorde, e nenhum deles confia em estrangeiros. A maioria da população descende dos Primeiros Homens. Os Ândalos tentaram conquistar a Ponta da Garra Rachada, mas foram derrotados por sua falta de conhecimento da área. Os Reis Darklyn de Valdocaso tentaram impor seu domínio sobre as Casas da Ponta, assim como os Celtigar da Ilha da Garra também fizeram, mas ambos foram derrotados. Eventualmente, os Ândalos aprenderam que, o que eles não podiam conquistar com espadas, podiam através de casamentos. Quando não lutavam com aspirantes a conquistadores, lutas entre as Casas eram comuns. Campeões de nobres famílias locais traziam a paz à Ponta, mas ela nunca durava mais do que suas vidas; estes incluíam Sor Clarence Crabb, os Irmãos Brune, e Lorde Lucifer Hardy. Visenya Targaryen, durante a Guerra da Conquista, ganhou a aliança de todos os homens da Ponta da Garra Rachada. A região, desde então, foi conhecida por ter realistas Targaryen, e muitos dos seus lordes e campeões lutaram ao lado de Príncipe Rhaegar Targaryen no Tridente.
Um tom triste permeou a voz do meistre.
- Esse foi o grande ponto de infortúnio para seus pais, minha jovem. Enquanto o Rei Aerys II estava vivo, seu pai, o Lorde Nightshade anterior, manteve-se fiel a ele, mesmo com todos os indícios de que a guerra estava perdida. Foi apenas quando o exército nortenho de Eddard Stark já caía sobre o Forte Nightshade que a verdade atingiu seu pai, mas já era tarde. Houve uma batalha terrível, muito desigual, e esse pequeno castelo quase ruiu ante o ataque, e todos os seus defensores caíram pela espada, inclusive seu saudoso pai.
Um suspiro profundo saiu do peito do velho e ele se forçou a continuar.
- Seu tio, Lorde Bedlan, teve a ousadia necessária para procurar o Rei Robert e ajoelhar-se perante ele, implorando a misericódia do novo monarca. Ele foi reconhecido como sucessor de seu pai e assumiu o que restou do forte, mas as terras da casa foram reduzidas em muito e ainda mais, restando poucas léguas que podem ser consideradas Nightshade. Com as indenizações que foi necessárrio pagar ao Trono de Ferro, os cofres ficaram vazios. Foi preciso cobrar grandes impostos dos camponeses que ainda restavam no domínio da casa, e Lorde Bedlan usou todos os soldados que restaram do pequeno exército de seu pai para garantir que eles permanecessem no território e pagassem o que era exigido, mesmo com grandes custos pessoais para eles.
Ele arregalou os olhos na direção de Daisy e disse:
- Eis porque é sobre você que residem todas as esperanças de manter o legado Nightshade vivo, menina. Sua mão dada em casamento a um homem digno pode fornecer os recursos que a casa precisa desesperadamente. Um comerciante rico seria aceitável, um segundo filho de algum nobre dos arresdores seria ainda melhor. Mas para isso você precisa se portar de modo condizente com seu status.
Donnal não mudou o tom ao perguntar diretamente:
- Diga-me, Daisy, você ainda é virgem?