AndréMarrão escreveu:Se ainda houver vaga.
Gostaria.
Beleza, fechamos o grupo então.
temos uma humana feiticeira/monge
um demônio provavelmente bladesinger
e uma anjo bombril
Sandinus escreveu:Acho que pode postar aqui, aí quando criar o tópico da mesa, tu cria um sub tópico explicando algumas dessas diferenças, do ponto de vista mecânico e roleplay.
Sim, vou postar, mas vocês preferem que eu coloque como .doc com link, por exemplo:
ANJOS
https://docs.google.com/document/d/1ap_gu56c0ocrgxd7ptRonvAHbKi5ddi9/edit?usp=share_link&ouid=106412602791053568295&rtpof=true&sd=true
ou que vá escrevendo tudo aqui no fórum (que demorará um pouco mais)
hoje não vou atualizar as outras raças porque é ano novo Baha'i e vou na festa, aliás, se tiver mais algum Baha'i por aqui, feliz Naw Rouz.
Exemplo de se for escrever tudo por aqui:
PLANOS
No jogo será ignorado qualquer coisa relacionada a planos em D&D. Qualquer coisa ligada a planos de qualquer livro ou suplemento será considerado no máximo boato ou lenda.
Por enquanto são conhecidos em Akaŝa apenas o
Plano Material, Plano Mágico e Plano Espiritual e muito pouco se sabe sobre os últimos.
A maior diferença será entre demônios e diabos: em D&D são bem diferentes, mas em Akaŝa, qualquer coisa que venha do Plano Espiritual Infernal é um demônio, então, pra resumir, os diabos serão tratados como demônios, assim como diabretes, capetas ou qualquer besta demoníaca.
Sendo assim, a Guerra do Sangue (Blood War) não existe. Demônios nos infernos lutam entre si independente de serem diabos, mas não pelos motivos da Blood War descritos nos materiais de D&D. Quem nem conhece esta origem/disputa é só não perder tempo procurando.
A origem dos
tieflings será simplificada: eles passam a ser simplesmente híbridos entre humanos e demônios; podem até terem nascido por influência de meios mágicos ou pactos, não necessariamente antiquíssimos, mas a maioria é simples fruto de relações sexuais inter-raciais.
Não usaremos "alinhamentos", quando joguei 3.5 isto só servia para o mestre perturbar a paciência, e na versão 5 passou a ser mero detalhe, então vou simplesmente ignorar. Prefiro a regra de consequência: se seu personagem fizer algo que a sociedade considere reprovável, a própria sociedade (ou talvez o karma) se encarregará de puni-lo.
"Sendo assim, poderemos ter anjos malvados e demônios bonzinhos?"Ninguém será necessariamente bom ou mau (a não ser, talvez, Anĝelina, que é considerada a bondade perfeita). Demônios são agressivos, egoístas, preguiçosos, libidinosos, etc. Mas suas ações não são necessariamente voltadas para "destruir tudo de bom que existe e trazer o Inferno para o Plano Material", alguns demônios querem só ficar de boa no Plano Material, adiando o máximo sua ida/volta para os infernos (o que, por outro lado, não os faz deixar de ser agressivos, egoístas, preguiçosos, libidinosos, etc.). Isto será importante quando falarmos da cidadania dada para demônios.
Os anjos são pacifistas, altruístas e prezam pela castidade, mas isto não os impede de descer a porrada quando precisarem se defender, não impede alguns mais fanáticos de impor seu modelo de amor na marra, ou ainda cometer um ou outro pecadinho básico como comer dois quilos de doce de uma vez só, ou dar aquela olhada básica pra bunda daquela aventureira gostosa que acabou abaixando demais pra pegar algo no chão...
PLANOS ESPIRITUAIS escreveu:Quanto aos Planos Espirituais, ACREDITA-SE que cada um deles (Celeste e Infernal) é formado por sete Círculos que dividem os Planos em níveis de poder. Quando uma criatura morre, seu espírito é atraído para o Círculo Espiritual compatível com seu poder.
Os Círculos Celestes são mais bem organizados, sendo o Primeiro Círculo Celeste (de menor nível de poder) o mais próximo do Plano Material, os demais estão "enfileirados" acima dele de forma concêntrica, sendo cada Círculo Celeste superior menor que os inferiores (se pudessem ser vistos "de fora", veríamos um grande cone de sete níveis).
Já os Círculos Infernais não têm ordem clara de tamanho e espaço: os primeiros círculos estão mais próximos do Plano Material, mas em alguns lugares o Segundo Círculo Infernal pode estar mais próximo do Plano Material que o Primeiro Círculo Infernal; Há lugares onde se pode passar, por exemplo, do Terceiro Círculo Infernal para o Quinto Círculo sem passar pelo Quarto Círculo, coisa que não é possível nos Círculos Celestes. Alguns acreditam que os sete Círculos na "bandeira" da Ilha dos Exilados é o esquema dos Círculos Infernais vistos de cima.
Cada alma no pós-vida é atraída para um Círculo cujo nível de poder espiritual é equivalente ao seu. Para ir de um Círculo inferior para um superior é preciso desenvolver mais poder espiritual. Para ir de um Círculo superior para um inferior é preciso renunciar ou perder o poder que possui. Este mecanismo é importante para explicar porque demônios extremamente poderosos não invadem o Plano Material, pois a ideia de perder poder os revolta mais do que as possíveis vantagens de invadir o Plano Material ou Círculos Infernais inferiores.
O mesmo mecanismo vale para seres celestes, mas em geral as pessoas têm muito mais medo de um demônio poderoso que de um anjo poderoso. Porém, como os fluídos espirituais dos anjos são menos densos, eles podem deslocar-se com um pouco mais de facilidade que os demônios. Em alguns casos, anjos podem invadir até os Círculos Infernais inferiores enquanto para os demônios é impossível entrar em qualquer Círculo Celeste.
Fora estes Círculos Infernais e Celestes, um ou outro plano pode ser citado na aventura, como "umbral", "limbo" ou "goĥal", mas nada garante que estes planos existam mesmo. A própria Kate já ficou presa num plano espiritual que supostamente seria limbo, mas pode ser que o Plano era o Primeiro Círculo Infernal ou o Primeiro Círculo Celeste ou outro.
Os seres espirituais chegam até o Plano Material por três formas conhecidas:
encarnação, transplanação ou transmutação. - ENCARNAÇÃO:
A encarnação é o meio natural e o único que não é considerado heresia por nenhuma religião, embora a questão da reencarnação seja.
Dos quatro deuses verdadeiros, apenas Piro promete a reencarnação para todos os seus devotos como uma benção; Jara muito raramente concede a reencarnação como benção para algum herói e, há quem acredite que ela imponha algumas reencarnações como punição e não como benção; para Angelina a reencarnação é um pecado, pois depois de morta a alma deve obrigatoriamente ir para os Círculos Espirituais Celestes ou Infernais; Tamuz não fala sobre a reencarnação em seus livros sagrados, seus adeptos acreditam que os que possuem mérito ascendem aos Círculos Celestes, e a reencarnação seria castigo, não benção; Ades, que é um falso deus, diz que a reencarnação é impossível, sendo possível apenas a ressurreição, a qual promete para seus seguidores mais leais.
Quando encarna, a criatura herda características físicas, mágicas e espirituais de seus genitores, assim, demônios encarnados são bem diferentes do que os "originais" dos infernos. Para aqueles que acreditam em reencarnação, partes dos traços são dos pais, mas outra parte, principalmente do corpo mágico e/ou espiritual, é do próprio espírito e portanto possui características próprias.
Humanos podem se reproduzir tanto com anjos como com demônios. Os anjos normalmente evitam estes relacionamentos interraciais, mas várias famílias angelicais possuem sangue humano. O relacionamento com demônios era, até bem pouco tempo, tido como uma aberração e heresia das piores, mas depois que os demônios ganharam direito à cidadania o número de híbridos demoníacos explodiu.
- TRANSMUTAÇÃO:
Na transmutação o demônio se apossa do corpo de alguma besta, e vai ligando o espírito ao corpo até expulsar ou assimilar totalmente a alma da besta. Durante o processo, o corpo em transmutação vai se deformando para ficar cada vez mais parecido com o corpo espiritual do demônio, ao final do processo o demônio deve ter uma aparência similar ao que tinha no Inferno, mas acaba adquirindo características da besta que possuiu, como chifres, garras, asas...
Mas não é fácil para um demônio se apossar do corpo de uma besta, primeiro porque até as bestas mais fracas possuem defesa natural à magia, e depois porque é preciso de um corpo minimamente compatível com as energias e forte o bastante para aguentar o processo.
Por isto, para conseguir transmutar, o demônio geralmente precisa de alguém, aqui no Plano Material, que lhe sirva de cúmplice, e as bestas usadas para isto normalmente são preparadas para tal fim com antecedência. Desta preparação originam os animais chamados "atrozes".
Muitos demônios preferem preparar morcegos para fazer transmutação, para ter chance de assimilar suas asas.
- TRANSPLANAÇÃO:
A transplanação é quando se passa de um plano direto para outro através de portais. Os portais são necessários seja para se passar do Plano Material para o espiritual ou vice-versa, seja para passar de um Círculo espiritual para outro.
Não é fácil criar um portal planar, existem várias regras e demandam muita energia, mais energia do que a maioria das criaturas seriam capazes de produzir sozinhas.
Quanto maior a diferença energetica entre os Planos, mais difícil de se criar um portal entre eles. Quanto maior a energia da criatura que quer passar pelo portal, maior deve ser a energia do portal. Há portais que podem transplanar nos dois sentidos, outros transplanam em um único sentido. Além disso, o local onde se pretende criar o portal tem que ter ligação com o outro plano onde ele pretende se ligar, e encontrar estes lugares já é um trabalho hercúleo. Portais são difíceis de criar, mas depois de estabilizados podem permanecer por muito tempo abertos. Apesar de tudo isto, como portais são aberrações energéticas, eles podem surgir até por acidente, levando para sabe-se lá aonde.
Por causa disto, os demônios mais poderosos têm mais dificuldades do que os mais fracos para se moverem entre os Planos, os demônios que queiram transplanar também precisam da cumplicidade de alguém do outro plano para criar um portal ideal.
Inimigos naturais
Anjos X Demônios
Os propósitos e estilos de vida dos anjos e demônios é basicamente opostos. Enquanto os anjos são vistos como personificações das virtudes, os demônios são vistos como personificações dos vícios.
Mas não é apenas culturalmente que eles se opõem, há diferenças até nos níveis mágicos e espirituais.
Ambos são seres espirituais, ou seja, possuem mais fluidos espirituais do que mágicos ou materiais em seus corpos (embora enquanto estejam encarnados os fluidos materiais sejam bem mais densos que sua forma natural), mas os anjos estão ligados aos Círculos Celestes, enquanto os demônios estão ligados aos Círculos Infernais, e, após a morte cada alma está fadada a ir para os Círculos Espirituais a que está ligada. Embora as atitudes tomadas no Plano Material influenciem o lugar nestes Círculos para onde irão as almas, um anjo nunca irá para os Círculos Infernais e nem um demônio nunca irá para os Círculos Celestes no pós-vida.
Os anjos estão também ligados à magia branca mesmo quando não são dominadores; Lugares onde há pouca mana branca e/ou muita mana negra os afetam negativamente de várias formas, dificultam o uso de magia e reduzem suas capacidades físicas, inclusive no voo. Os demônios têm exatamente os mesmos problemas, mas com as manas inversas.
Tudo isto leva anjos e demônios serem inimigos naturais, o encontro entre eles normalmente resulta em atacar primeiro e perguntar depois.
O deus Piro criou um problema para esta hostilidade natural ao conceder cidadania aos demônios. Esta cidadania pode ser perdida caso ataquem qualquer raça superior sem justificativa. Por outro lado, mesmo que não concordem com a opinião do deus, se os anjos atacarem um demônio com cidadania em Fajr-Regno estarão cometendo crime, o que vai contra sua ética (além de ser crime sic).
Sendo assim, pelo menos no continente de Fajr-Regno, as duas raças têm que se suportar se quiserem viver na sociedade.
Por isto a quase totalidade dos anjos abandonou o continente de Piro.
Tanto anjos como demônios tem uma reprodutibilidade baixa, poucos geram mais de dois filhos mesmo vivendo por séculos. Isto provavelmente por serem seres espirituais e não materiais como as demais raças. Híbridos entre humanos e as raças espirituais sempre existiram, mas são bem mais raras entre os anjos que entre demônios.
O número de híbridos entre humanos e demônios aumentou consideravelmente depois da concessão da cidadania dada por Piro aos demônios.
Os anjos veem estes híbridos como "meio-demônios", portanto, ainda são meio-inimigos, visto no mínimo com desconfiança, mas que (pelo menos na teoria) devem receber o benefício da dúvida em consideração à parte humana que os gerou. Interações com híbridos demoníacos criados por humanos são um pouco melhores que com aqueles criados entre demônios.
Já para os demônios, híbridos de anjos são vistos como anjos.
Centauros X Sereias
Entre as raças superiores, há também uma hostilidade natural entre centauros e sereias, embora seja uma inimizade um pouco menor que entre anjos e demônios.
As duas raças são as raças superiores mais antigas de Akasa, e já fizeram algumas guerras quando humanos ou anjos ainda nem existiam. Há também profecias de que outra grande guerra entre centauros e sirenos abalará o mundo.
Quando os grandes continentes emergiram, as guerras entre sereias e centauros diminuíram, pois os centauros se estabeleceram no planalto de Fajr-Regno, mais afastados das ilhas.
Atualmente, mesmo que não tenham motivos para disputarem, os estilos de vida de cada um os mantém afastados: enquanto sereias gostam de viver em festas regadas a álcool, drogas, sexo e música, os centauros são mais moderados, evitam drogas e álcool mesmo sendo muito mais resistentes a eles, possuem poucos parceiros sexuais e não se envolvem muito com outras raças.
Centauros são mais estudiosos enquanto quase todas as sereias nem sabem ler e só se preocupam com as "lições da vida". Os centauros são bem ligados à família, enquanto a maioria das sereias não sabem quem é o próprio pai, e vivem a infância como "filhas da sociedade", sendo criadas por todas as sereias da região, não apenas por sua mãe.
Para as sereias, centauros são arrogantes, taciturnos e pedantes.
Para os centauros, sereias são irresponsáveis, promiscuas e mentirosas.
Portanto as duas raças se evitam, ainda que possam conviver se as circunstâncias exigirem.
Demônios X Sereias
Entre as diversas raças de demônios, existem várias de demônios aquáticos, conhecidos como "lamillus". Estes vão desde bestas demoníacas que parecem serpentes marinhas, passando por bestas semi-racionais com aspecto de aranhas gigantes de corpo transparente, até os diabos humanoides que vivem nos mares.
Os lamillus são grandes predadores, em especial para as sereias que disputam os mesmos territórios, sendo questão de sobrevivência para elas caçar estes demônios.
Esta rivalidade contra os lamillus é generalizada para todos os demônios, afinal eles vão contra tudo que a deusa Jara representa, além de representar tudo que há de ruim (verdade seja dita: nem os demônios gostam dos demônios).
Então as sereias veem os demônios como se fossem bestas selvagens, animais perigosos que se deve abater tanto por sobrevivência como por honra.
E para as sereias, o fato de alguns demônios possuírem cidadania não representa nada para elas, pois esta cidadania é reconhecida por Piro, não por Jara. Mesmo que algumas sereias reconheçam Piro como um deus verdadeiro, elas sempre seguem Jara como maior deusa. Sendo assim, uma sereia pode ser uma inimiga ainda mais ferrenha que um anjo para os demônios.
Quanto aos híbridos, as sereias os consideram como demônios, a menos que suas características demoníacas herdadas sejam muito poucas.