Basico sobre Movimentos, Influência e Equipe e Condições
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Basicamente TODOS os personagens, independentes de quais arquétipos possuam, podem fazer cada um dos 8 movimentos a qualquer momento. Como se fosse um kit inicial de habilidades que todos tem.
Você vai perceber tambem que alguns movimentos de classe, modificam a mecanica básica ou trocam os atributos, ou deixam o movimento base mais interessante. Por exemplo, provocar tem como base, o atributo SUPERIOR, porem existe um movimento da Bruta, por exemplo, onde ela pode provocar usando a força (PERIGOSA) ao invés da lábia (que seria o SUPERIOR).
Regra Geral: 2d6+Atributo >= 7 é sempre um sucesso.
Basico sobre Influência
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A arte de fazer os outros fazerem o que você quer - basicamente. Mas não pense que influência é uma coisa ruim, não, pelo contrário, dar influência a alguem sobre nós significa que nos importamos (e porque não, gostamos) dessa pessoa, o valorizamos, o respeitamos, como um mestre a um discipulo ou uma autoridade afetiva que alguem tem sobre nós - isso é o que nos faz humanos. Nós ouvimos o conselho do melhor amigo, ou de um adulto (já que no jogo TODOS os adultos tem influência sobre os adolescentes (os jogadores). Podendo rejeitar ou aceitar a influência, mas não ouvimos de um estranho.
Claro que abusar da influência, pode fazer com que você a perca, mas enquanto a influencia que você tem sobre alguem estiver ativa, os beneficios ficam acumulados. Veja a seguir
A jogada de dados não finaliza depois que os dados foram lançados, diversos bônus na manga podem ser usados para aumentar o valor tirado no dado como abrir mão de influência ou usando pontos de equipe, para transformar um fracasso em sucesso.
Exemplo: Mutano está praticando golpes com Ravena e ela abre mão da influencia dela pra fazer com que o golpe do mutano pegue "É só isso que você sabe fazer sua coisa verde inutil!" Mutano fica com raiva, acerta Ravena e depois sai bufando e chorando para seu videogame. Ravena perdeu a influencia que tinha no Mutano, mas nada com que pedir desculpas e comprar pizza possa fazer com que a influencia volte, se o Mutano permitir
Basico sobre Equipe
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No trabalho em equipe, qualquer um que estiver em cena (algums movimentos permitem que o heroi apareça do nada), podem dar interrupt na jogada de dados para narrar como colarboraram para o sucesso de quem falhou nos dados, veja a seguir
Outro exemplo: O vilão jogou um onibus na mocinha e o heroi foi tentar defende-la, mas falha por 1, ambos vão ser esmagados então surge do nada um outro heroi e ajuda a segurar o onibus e o defender tem sucesso (uso de equipe)
Condições atrapalham a sua vida
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Dependendo em qual briga você se mete, ou se falha em resistir a influencia, ou simplesmente algo te acontece que dá condição em você, seu personagem fica menos eficiente em combate e em socialização. E é melhor se importar com movimentos como "Confortar" para limpa-los (hora de procurar seu melhor amigo) ou procurar maneiras naturais de remover a condição (quebrar coisas pra descarregar a raiva, por exemplo, Confira a seguir as condições
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Basicamente TODOS os personagens, independentes de quais arquétipos possuam, podem fazer cada um dos 8 movimentos a qualquer momento. Como se fosse um kit inicial de habilidades que todos tem.
Você vai perceber tambem que alguns movimentos de classe, modificam a mecanica básica ou trocam os atributos, ou deixam o movimento base mais interessante. Por exemplo, provocar tem como base, o atributo SUPERIOR, porem existe um movimento da Bruta, por exemplo, onde ela pode provocar usando a força (PERIGOSA) ao invés da lábia (que seria o SUPERIOR).
Regra Geral: 2d6+Atributo >= 7 é sempre um sucesso.
- Movimentos Básicos:
*Observação: O Movimento "Tomar um Golpe Poderoso" é o único que não pode ser escolhido voluntariamente pelos jogadores, ele é imposto pelo mestre em momentos específicos - como descobrir uma grande verdade ou traição (golpe poderoso no emocional), ou o clássico levar um mega soco de surpresa pelas costas (golpe poderoso físico), entre outros
Basico sobre Influência
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A arte de fazer os outros fazerem o que você quer - basicamente. Mas não pense que influência é uma coisa ruim, não, pelo contrário, dar influência a alguem sobre nós significa que nos importamos (e porque não, gostamos) dessa pessoa, o valorizamos, o respeitamos, como um mestre a um discipulo ou uma autoridade afetiva que alguem tem sobre nós - isso é o que nos faz humanos. Nós ouvimos o conselho do melhor amigo, ou de um adulto (já que no jogo TODOS os adultos tem influência sobre os adolescentes (os jogadores). Podendo rejeitar ou aceitar a influência, mas não ouvimos de um estranho.
Claro que abusar da influência, pode fazer com que você a perca, mas enquanto a influencia que você tem sobre alguem estiver ativa, os beneficios ficam acumulados. Veja a seguir
- Influência:
A jogada de dados não finaliza depois que os dados foram lançados, diversos bônus na manga podem ser usados para aumentar o valor tirado no dado como abrir mão de influência ou usando pontos de equipe, para transformar um fracasso em sucesso.
Exemplo: Mutano está praticando golpes com Ravena e ela abre mão da influencia dela pra fazer com que o golpe do mutano pegue "É só isso que você sabe fazer sua coisa verde inutil!" Mutano fica com raiva, acerta Ravena e depois sai bufando e chorando para seu videogame. Ravena perdeu a influencia que tinha no Mutano, mas nada com que pedir desculpas e comprar pizza possa fazer com que a influencia volte, se o Mutano permitir
Basico sobre Equipe
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No trabalho em equipe, qualquer um que estiver em cena (algums movimentos permitem que o heroi apareça do nada), podem dar interrupt na jogada de dados para narrar como colarboraram para o sucesso de quem falhou nos dados, veja a seguir
- A Equipe:
Outro exemplo: O vilão jogou um onibus na mocinha e o heroi foi tentar defende-la, mas falha por 1, ambos vão ser esmagados então surge do nada um outro heroi e ajuda a segurar o onibus e o defender tem sucesso (uso de equipe)
Condições atrapalham a sua vida
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Dependendo em qual briga você se mete, ou se falha em resistir a influencia, ou simplesmente algo te acontece que dá condição em você, seu personagem fica menos eficiente em combate e em socialização. E é melhor se importar com movimentos como "Confortar" para limpa-los (hora de procurar seu melhor amigo) ou procurar maneiras naturais de remover a condição (quebrar coisas pra descarregar a raiva, por exemplo, Confira a seguir as condições
- Condições: