A Vingança Elfica
Tópico utilitário
Aço-Rubi: Este metal tem a aparência de vidro avermelhado, mas é duro como aço verdadeiro. Armas forjadas com ele vencem qualquer tipo de redução de dano, mesmo aquela que normalmente não pode ser ultrapassada por nada (como a RD dos bárbaros). Mesmo em Drashantyr, seu mundo original, ele foi extremamente raro por vários séculos. Desde o retorno de Kallyadranoch ao Panteão, no entanto, os veios antes secos do metal aos poucos têm voltado a existir e ser minerados, tornandoo cada vez mais comum; por isso, aos poucos, escudos e armaduras de aço-rubi também têm voltado a aparecer no arsenal de herois e aventureiros.
Um escudo pesado ou armadura leve de aço-rubi fornece RD 1 e fortificação 10% (ou seja, ele possui 10% de chance de ignorar um acerto crítico, fazendo-o ser tratado como um acerto normal); uma armadura média tem RD 2 e fortificação 20%; uma armadura pesada tem RD 3 e fortificação 30%. Armaduras de aço-rubi se acumulam com a propriedade mágica fortificação.
Adamante: Metal extremamente raro, o adamante é encontrado apenas em meteoritos (e por isso também é chamado de “ferro-meteórico”). O adamante é escuro, fosco, e mais denso e resistente que o aço. Armas de adamante causam dano como se fossem uma categoria de tamanho maior (por exemplo, um machado de batalha de adamante causa 2d6 pontos de dano).
Armaduras e escudos pesados de adamante fornecem redução de dano, de acordo com seu tipo: escudos e armaduras leves, RD 1; armaduras médias, RD 2, e pesadas, RD 3.
Gelo eterno: As gélidas Montanhas Uivantes produzem um tipo de gelo muito duro, e que nunca derrete. Expedições de aventureiros exploram essa região glacial perigosa, à caça do material fantástico. Armas feitas de gelo eterno causam +1 ponto de dano por frio, enquanto armaduras e escudos pesados fornecem resistência a frio: 2 para escudos e armaduras leves, 5 para armaduras médias, e 10 para armaduras pesadas.
Madeira Tollon: O reino de Tollon produz um tipo especial de madeira negra, dura como o ferro das melhores forjas, e com propriedades mágicas. Armas de madeira — bordões, clavas, lanças, nunchakus e tacapes — e escudos leves podem ser feitos com madeira Tollon. Armas de madeira Tollon não oferecem bônus, mas contam como armas mágicas para vencer redução de dano.
Escudos leves de madeira Tollon oferecem RD 1. Não há escudos pesados ou armaduras de madeira Tollon, porque estes itens são feitos de metal. O custo para itens adquiridos no próprio reino de Tollon cai pela metade.
Matéria vermelha: Qualquer material de origem lefeu — desde suas garras e carapaças, até minérios e partes de estruturas encontradas em áreas de Tormenta — apresenta propriedades parecidas, sendo conhecido como “matéria vermelha”. Uma arma de matéria vermelha é hostil ao toque de seres naturais. Por isso, causa 1d4 pontos de dano extra contra quaisquer criaturas, exceto lefeu. Infelizmente, sempre que o usuário executa um ataque corpo-a-corpo bem-sucedido, ele próprio recebe 1 ponto de dano pela arma (membros da raça lefou não sofrem este efeito colateral).
Por sua aparência “borrada”, armaduras de matéria vermelha distorcem a percepção do atacante, impondo uma chance de falha para cada golpe: 10% para escudos e armaduras leves, 20% para médias e 30% para pesadas. Lefeu e lefou ignoram esta chance de erro. Estes itens assustadores impõem ao usuário penalidade de –2 em perícias baseadas em Carisma (exceto Intimidação).
Mitral: Metal muito raro, encontrado em veios profundos e tipicamente minerado apenas por anões. O mitral é prateado e brilhante, e tem metade do peso do aço. Armas de mitral aumentam sua margem de ameaça em 1. Por exemplo, uma espada longa de mitral tem margem de ameaça 18-20.
Armaduras de mitral são consideradas uma categoria mais leve que o normal (por exemplo, uma cota de malha de mitral é considerada uma armadura leve). Além disso, seu bônus máximo de Destreza aumenta em 2 e sua penalidade de armadura diminui em 2. Escudos de mitral não têm nenhuma penalidade de armadura.
Um escudo pesado ou armadura leve de aço-rubi fornece RD 1 e fortificação 10% (ou seja, ele possui 10% de chance de ignorar um acerto crítico, fazendo-o ser tratado como um acerto normal); uma armadura média tem RD 2 e fortificação 20%; uma armadura pesada tem RD 3 e fortificação 30%. Armaduras de aço-rubi se acumulam com a propriedade mágica fortificação.
Adamante: Metal extremamente raro, o adamante é encontrado apenas em meteoritos (e por isso também é chamado de “ferro-meteórico”). O adamante é escuro, fosco, e mais denso e resistente que o aço. Armas de adamante causam dano como se fossem uma categoria de tamanho maior (por exemplo, um machado de batalha de adamante causa 2d6 pontos de dano).
Armaduras e escudos pesados de adamante fornecem redução de dano, de acordo com seu tipo: escudos e armaduras leves, RD 1; armaduras médias, RD 2, e pesadas, RD 3.
Gelo eterno: As gélidas Montanhas Uivantes produzem um tipo de gelo muito duro, e que nunca derrete. Expedições de aventureiros exploram essa região glacial perigosa, à caça do material fantástico. Armas feitas de gelo eterno causam +1 ponto de dano por frio, enquanto armaduras e escudos pesados fornecem resistência a frio: 2 para escudos e armaduras leves, 5 para armaduras médias, e 10 para armaduras pesadas.
Madeira Tollon: O reino de Tollon produz um tipo especial de madeira negra, dura como o ferro das melhores forjas, e com propriedades mágicas. Armas de madeira — bordões, clavas, lanças, nunchakus e tacapes — e escudos leves podem ser feitos com madeira Tollon. Armas de madeira Tollon não oferecem bônus, mas contam como armas mágicas para vencer redução de dano.
Escudos leves de madeira Tollon oferecem RD 1. Não há escudos pesados ou armaduras de madeira Tollon, porque estes itens são feitos de metal. O custo para itens adquiridos no próprio reino de Tollon cai pela metade.
Matéria vermelha: Qualquer material de origem lefeu — desde suas garras e carapaças, até minérios e partes de estruturas encontradas em áreas de Tormenta — apresenta propriedades parecidas, sendo conhecido como “matéria vermelha”. Uma arma de matéria vermelha é hostil ao toque de seres naturais. Por isso, causa 1d4 pontos de dano extra contra quaisquer criaturas, exceto lefeu. Infelizmente, sempre que o usuário executa um ataque corpo-a-corpo bem-sucedido, ele próprio recebe 1 ponto de dano pela arma (membros da raça lefou não sofrem este efeito colateral).
Por sua aparência “borrada”, armaduras de matéria vermelha distorcem a percepção do atacante, impondo uma chance de falha para cada golpe: 10% para escudos e armaduras leves, 20% para médias e 30% para pesadas. Lefeu e lefou ignoram esta chance de erro. Estes itens assustadores impõem ao usuário penalidade de –2 em perícias baseadas em Carisma (exceto Intimidação).
Mitral: Metal muito raro, encontrado em veios profundos e tipicamente minerado apenas por anões. O mitral é prateado e brilhante, e tem metade do peso do aço. Armas de mitral aumentam sua margem de ameaça em 1. Por exemplo, uma espada longa de mitral tem margem de ameaça 18-20.
Armaduras de mitral são consideradas uma categoria mais leve que o normal (por exemplo, uma cota de malha de mitral é considerada uma armadura leve). Além disso, seu bônus máximo de Destreza aumenta em 2 e sua penalidade de armadura diminui em 2. Escudos de mitral não têm nenhuma penalidade de armadura.
Tabela de Preços
Item | Aço-Rubi | Adamante | Gelo Eterno | Madeira Tollon | Matéria Vermelha | Mitral |
Arma | 1.000 TO | 1.500 TO | 1.000 TO | 100 TO | 1.000 TO | 1.000 TO |
Armadura Leve | 2.000 TO | 1.500 TO | 500 TO | — | 500 TO | 1.000 TO |
Armadura Média | 4.000 TO | 3.000 TO | 1.000 TO | — | 750 TO | 2.000 TO |
Armadura Pesada | 9.000 TO | 7.000 TO | 2.000 TO | — | 1.000 TO | 4.000 TO |
Escudo Leve | — | — | — | 1.000 TO | 500 TO | — |
Escudo Pesado | 2.000 TO | 1.500 TO | 500 TO | — | 500 TO | 1.000 TO |