A seguir uma descrição curta das regiões administrativas da cidade, do norte para o sul. Nota: elas foram simplificadas, com nove regiões sendo reunidas em cinco.
VENDA NOVA
Esta região é anterior à própria capital, inicialmente um pouso de tropeiros fundado em 1.711, tendo sido depois povoado, então vila, que foi parte de diversos municípios vizinhos, mas incorporado à BH em 1.948. É uma região antiga e, portanto, com suas próprias tradições. Em torno do centro histórico, entretanto, a região cresceu para abrigar aqueles que trabalhavam mais ao sul, mas não podiam bancar o custo de vida de lá, o que faz com que a tendência populacional fique entre as classes C, D e E.
PAMPULHA
Essa região abriga a Lagoa da Pampulha construída a mando de Juscelino Kubitschek e o Conjunto Arquitetônico da Pampulha, Patrimônio Cultural da Humanidade, projetado por Oscar Niemeyer, que inclui a Casa do Baile, a Igreja de São Francisco de Assis, o Museu de Arte e o Iate Tênis Clube. Também fazem parte dele os jardins de Burle Marx, pinturas de Portinari e esculturas de Ceschiatti, Zamoiski e José Pedrosa.
O entorno da Lagoa é ocupado por mansões, boates e clubes privados, assim como lugares que podem ser alugados para festas diversas. Também nesta região estão os estádios do Mineirão (dedicado ao Futebol) e do Mineirinho (para espetáculos e esportes de arena). Há várias outras opções de lazer, como o Jardim Zoológico, o Centro de Preparação Equestre da Lagoa, ciclovias e pistas para caminhada.
Aqui também está o Aeroporto da Pampulha, que atualmente serve a voos domésticos de passageiros e carga, além de conter a Base da Força Aérea e um aeroclube e escola de pilotos. Infelizmente o aeroporto perdeu posição junto a outros do Estado e do país pela falta de investimentos e a transferência de muitas operações para Confins.
NORDESTE
Na região Nordeste localiza-se um dos maiores pólos comerciais de Belo Horizonte, formado pelos locais comerciais Minas Shopping, Center Minas (primeiro Power shopping de Belo Horizonte, com megalojas como Leroy Merlin e Supermercados BH), Minascasa (shopping street), shopping Conviva Minas, que inclui uma loja do antigo Hipermercados Extra, Localiza Rent Car e por hoteis como Ouro Minas Palace Hotel, único hotel 5 estrelas do estado de Minas Gerais. Mais ao norte há vastas áreas verdes, principalmente o bairro Granjas Werneck que permanece sendo uma zona rural da metrópole.
CENTRO
Cercada pela Avenida do Contorno está a área original da cidade, projetada e construída no final do Século XIX. Esta região contém o hipercentro, mas também bairros residenciais de alta classe, principalmente ao sul, nos bairros Funcionários, Cruzeiro, Savassi e Belvedere, entre outros. Mais ao sul está uma vasta área verde, o Parque das Mangabeiras, que fica no bairro de mesmo nome.
Mais a oeste há partes mais novas habitadas por pessoas de menor poder aquisitivo, principalmente na divisa com Contagem.
BARREIRO
O Barreiro é a segunda região mais movimentada de Belo Horizonte. Seu território foi originalmente a Fazenda Barreiro, cujo proprietário Major Melo Vianna ficou conhecido por ignorar e desrespeitar as leis abolicionistas, o que o levou a ser assassinado por um escravo fugido. Aarão Reis, o engenheiro que liderou o projeto de fundação da cidade, se interessou pela qualidade da água da região e a usou no abastecimento da nova capital.
O Barreiro é conhecido por ter recebido muitos imigrantes italianos e alemães, assim como por ter grandes desequilíbrios socioeconômicos e muita pobreza.
Ainda sim, abriga as principais indústrias da cidade, sendo o principal ponto de escoamento da produção para São Paulo e para o porto de Tubarão, em Vitória.