Vou começar o post comentando um RolePlaying dos anos 90, desenvolvidos para o fatídico Sistema de Entretenimento Super Nintendo.
Terranigma - 1996
Terceiro jogo da trilogia não-oficial Soul Blazer, distribuidos pela Enix. Que tratam da criação e evolução da terra. Começando por Soul Blazer, seguido por Illusion of Gaia e terminado em Terranigma.
O único personagem jogável chama-se Ark(Podendo ter o nome que você desejar, editável no ínicio do jogo.) um menino morador da vila de Crysta. Neste primeiro ato você pode visualizar e conversar com todos os moradores da vila e pode acessar as residências de cada um. Há apenas um lugar que não é acessível e é dentro de sua própria casa, onde habitam vários outros meninos e um velho Sábio chamado Elder. O mesmo alertam a todos para não abrir determinada porta ao lado de seus aposentos, é a única porta trancada do jogo.
Logo mais os meninos iniciam um desafio e apontam para Ark para ser quem abrirá a porta proibida. Todos são sugados por uma força atrás daquela porta e rapidamente Ark vê todos os outros meninos congelados e uma misteriosa caixa que ele toca e de lá sai uma criatura chamada Yomi que lhe explica tudo e congela todas as pessoas de Crysta. Para variar seu personagem é o Escolhido para libertar as boas almas do mundo e fazer a Terra renascer. A Caixa torna-se uma com você (podendo ser acessada pelo menu Select) e lhe dá uma arma para você iniciar a aventura.
Elder revela que para você descongelar as pessoas de Crysta, você deve subir ao topo das cinco torres do mundo exterior à vila. Equipando a arma dada pela Caixa a você, logo nos primeiros combates você descobre que esta arma regenera seu HP e tudo fica muito fácil neste primeiro ato, as cinco torres consistem em Puzzles de nível médio e criaturas de nível 2 ao 8(9~10). Este primeiro ato foi desenvolvido para o Player se ambientar com os comandos do jogo e upar o personagem para os desafios da Terra da Superfície (Segundo ato em diante).
O Segundo ato até onde joguei, Ark vai resolvendo os mais diversos Puzzles pelo mapa Mundi, revivendo as plantas e vegetações, passáros e ventos, animais e humanos. Avançando um pouco mais, no Terceiro Ato, devemos desenvolver a civilização que acabar de ressuscitar! Passando pelas monarquias da Europa até o descobrimento do Novo Mundo (as Américas!), vemos a humanidade florescer a partir de invenções simples como Sardinhas Enlatadas, até invenções extremamente importantes, como a Eletricidade. Neste processo acabamos despertando um maligno cientista, a real ameaça do jogo que dá o gancho para o Quarto conspiratório e último ato.
Como todo RPG clássico, o jogo é deveras extenso. Até então joguei até a metade do segundo ato, e tenho aproximadamente 8~9 horas de jogo. O mundo é realmente muito grande e o conteúdo a ser explorado ainda mais.
Aqui fica o link de um Review de respeito desse grandioso RPG designado para o grande tiozão Super Nintendo
http://alvanista.com/games/snes/terranigma/reviews/78487-a-obra-prima-da-antiga-enix
Quem tiver a oportunidade de baixar um emulador e esta ROM (que se encontra por ai hoje totalmente traduzida!) garanto que não perderá o seu tempo!