Criação de Personagens
Nota: O sistema a ser utilizado será do World of Darkness, mais especificamente o de Vampiro: A Máscara 3ª edição, mas não seu cenário e as características exclusivas do mesmo que fazem os personagens serem Vampiros. Em questão de sistema, o livro do 3ª edição do vampiro: A máscara será o consultado e o que servirá de base.
Algumas partes do sistema de criação de personagens são personalizadas do narrador, portanto são passíveis de erros, brechas e alterações. As regras de criação de personagem assim como outras demais regras personalizadas da crônica podem vir a mudar com prévio aviso aos jogadores e a narração já pede desculpas antecipadamente por qualquer incoveniência que o sistema personalizado possa vir a causar.
Características do topo: Algumas característiscas personalizadas para esse jogo foram incluídas, entre elas:
Condenome: Seu personagem tem um nome de origem, e o personagem também terá um codenome, se assim desejar, por exemplo: Kurt Connors é o Lagarto, Peter Parker é o Homem-Aranha, Scott Summers é o Ciclope, e etc. O codenome é inteiramente opcional, dependerá do enredo que o personagem criar, se ele é parte de uma organização, se ele é um vigilante, ou terrorista, etc.
Alcunha: Embora certo e errado muitas vezes possa ser um ponto de vista, com variação em culturas e crenças, a opinião popular ainda existe ou pode vir a existir. Por mais que seu personagem ache que está fazendo a coisa certa ele pode ser visto pela sociedade, ou aqueles poucos que o cercam como um vilão, ou um anti-heroi, ou um heroi. Não importa as reais intenções do seu personagem se são boas ou ruins, Alcunha é como as pessoas vêem o personagem.
Raça: A raça é a espécie do seu personagem. Ele é um mutante? Um vampiro? Um humano? Um alienigêna? Uma divindade? A raça pode variar muito. Mesmo para especies inventadas algo mais generalizado deve ser implementado para não ficarmos entrando em tantos detalhes. A escolha da raça servirá para justificar poderes autônomos características proprias, qualidades e defeitos personalizados. Certas raças terão desvantagens óbvias implementadas, Vampiros medo de sol, fogo, bebem sangue. Lobisomens alergia a prata etc. As vantagens e desvantagens serão discutidas com a narração no momento da criação do personagem assim como as vantagens da raça.
atributos: 9 / 7 / 5 - Atributos acima de 6 só encontrando um modo de alcançá-los em jogo, além do gasto da xp.
Habilidades: 16 / 12 / 8
Antecedentes: 8 (antecedentes de outros sistemas do World of Darkness podem ser adotados se condizerem com o personagem e for aprovado pela narração, neste caso deve-se informar ao narrador qual o livro e a página do antecedente em questão.)
Virtudes: Deixadas totalmente a cargo de interpretação.
Força de vontade inicial: 3
Em caso de uso de pontos bônus Força de Vontade inicial está limitado a 7
Limite de defeitos: 8
Todas as qualidades e defeitos do Mundo das Trevas podem ser utilizados desde que condizam com o personagem. Em todo o caso o defeito ou qualidade pode ser adaptado mediante a aprovação da narração.
Caso as qualidades e defeitos não sejam os mesmos adotados no sistema de vampiro (o sistema que estou mais familiarizado)
favor colocar no rodapé da ficha a qual livro e página é pertencido.
Pontos bônus 21
Poderes: 6
Criação de Poderes:
Todos os personagens poderão ter inicialmente até 3 linhas de poder.
O que apenas se é exigido?
1 - Os poderes serão definidos em linhas, por exemplo: se você criou uma linha cujo o poder é utilizar o fogo, então toda a linha tem de seguir o mesmo rumo, o de manipular/criar fogo, de alguma maneira. De manipular o vento, criar todos os níveis tendo algo haver com o vento, e assim por diante. Não poderá criar por exemplo, uma linha com várias bases, nível 1: conjurar fogo, nivel 2: levitar objetos com a mente, nível 3: super força.
2- Todos as linhas de poderes tem de níveis 1 a 5. Níveis 6 a 10 devem ser conquistados em crônica e com XP. Seus efeitos apenas serão para fortalecer os níveis anteriores.
Por exemplo: o nível 6 fortalecerá o nível 1, o nível 7 fortalecerá o nivel 2 e assim por diante.
3 - Todos as linhas de poderes e níveis devem ter condições a serem satisfeitas, por exemplo: testes de algum atributo + habilidades, gasto de Força de Vontade, ou teste de Força de Vontade.
Salvo a exceção de poderes com efeitos simples que não possuem tanto impacto, normalmente esses serão poderes de nível 1 a 2 no máximo. Os testes e condições devem ter coerência, por exemplo: bola de fogo, gasto de 1 ponto de fdv pra ser invocado e um teste de destreza + esportes para lançá-lo.
4 -Não exagero de poderes. Poderes exagerados só irão atrapalhar o andamento da crônica. Poderes considerados exagerados ou que impactem muito no seguimento da crônica podem ser vetados ou adaptados pela narração.
5 - Todo o poder deve ter uma explicação, de preferência o mais detalhada possível sobre sua origem, funcionamento e como ele aparenta ser. A narração deverá e irá se aproveitar de qualquer brecha que os jogadores abram e isso pode, ou não, ser bonito. Vale salientar que mesmo que você queira criar um personagem que ainda vai descobrir como os poderes funcionam deve-se criar a linha totalmente e no jogo, na interpretação faremos ele descobrir aos poucos. Inicialmente não será cobrado os níveis 6 a 10 podendo ser criados e entregues futuramente, passíveis de serem aprovados ou reprovados.
6 - O prelúdio deve explicar a origem da linha do poder enquanto o arquivo em DOC separado servirá apenas para explicar o poder em descrição, funcionamento e sistema de cada nível, além da descrição principal citando do que se trata o poder.
7- humanos não possuem poderes, no entanto eles podem ter habilidades bem treinadas e extraordinárias que poderão ser de muita ajuda, isso inclui o uso de magia, embora muitas raças possam usar poderes de magia, outras podem ser vetadas.
As linhas de poderes devem ser definidas e aprovadas antes de serem adquiridas e antes do personagem começar o jogo. Poderes podem ser conquistados em ON Game.
O link da Ficha a ser baixada está aqui, e deve ser enviada ao narrador via Email!
http://www.4shared.com/file/3W04VWXRce/Ficha_em_branco.html