CONDIÇÕES
No decorrer das aventuras os personagens podem sofrer diversos tipos de condições adversas que atrapalham seu desempenho, podendo estas serem causadas por diversos fatores.
Condições Básicas
Compelido (Compelled): As ações do personagem são direcionadas por um outro enquanto o primeito tenta resistir. As ações do Personagem se limitam a uma ação livre e uma ação normal que pode ser trocada por outra livre ou movimentação.
Controlado (Controlled): Prevalece sobre compelido. Todas as ações do personagem são ditadas por outro.
Abalado (Dazed): As ações do Personagem se limitam a uma ação livre e uma ação normal que pode ser trocada por outra livre ou movimentação.
Debilitado (Debilitated): Tem uma ou mais habilidades reduzidas abaixo de -5.
Indefeso (Defenseless): As defesas ativas do personagem caem para 0 e este pode ser atingido por testes de rotina.
Incapaz (Disabled): O personagem sofre um modificador de -5 em algum tipo de rolagem.
Fatigado (Fatigued): O personagem tem sua taxa de movimentação reduzida pela metade. Recupera com 1 hora de descanso.
Impedido (Hindered): O personagem tem sua taxa de movimentação reduzida pela metade.
Imóvel (Immobile): O personagem não pode se mover, mas pode executar outras ações sem sair do lugar.
Prejudicado (Impaired): O personagem sofre um modificador de -2 em algum tipo de rolagem.
Atordoado (Stunned): O personagem não pode executar nenhuma ação, nem mesmo ações livres.
Transformado (Transformed): O personagem é transformado em alguma outra coisa, podendo ter suas características aumentadas ou reduzidas, sem nunca ultrapassar o limite de seu PL.
Desavisado (Unaware): O personagem está completamente inconsciente de seus arredores, sem condição de realizar interações e testes de Percepção. Pode ser aplicado a um sentido específico.
Vulnerável (Vulnerable): O personagem tem suas capacidades defensivas (Dodge e Parry) reduzidas pela metade.
Enfraquecido (Weakened): O personagem perde temporariamente os pontos em determinada característica.
Condições Combinadas
Adormecido (Asleep): O personagem se encontra Indefeso, Atordoado e Desavisado. Um teste de Percepção envolvendo audição com 3 ou mais sucessos acorda o personagem removendo todas as condições associadas, assim como qualquer movimento súbito exercido sobre o mesmo.
Cego (Blind): O personagem não pode ver e tudo está encoberto visualmente para ele, sofrendo os efeitos de Impedido, Desavisado (visual) e talvez Debilitado ou Incapaz para interações envolvendo a visão.
Preso (Bound): Nesta condição o personagem está Indefeso, Imóvel e Debilitado.
Surdo (Deaf): O personagem não pode ouvir e todo som produzido está completamente encoberto para ele, o que pode permitir a realização de ataques surpresa contra o mesmo como se estivesse Desavisado. Além disso sua compreensão fica limitada à linguagem de sinais ou leitura labial.
Morrendo (Dying): O personagem se encontra Incapacitado (indefeso, Atordoado e Desavisado) . Ao adquirir esta condição deve fazer um teste de Fortitude com DC 15, se for bem sucedido nada acontece, com 2 ou mais sucesso é estabilizado, removendo a condição. Se falhar em continua Morrendo, tendo de refazer o teste até estabilizar ou acumular 3 falhas (em um mesmo teste ou mais de um), quando ele morre.
Extasiado (Entranced): O personagem se encontra em uma espécie de transe, Atordoado, até que seja ameaçado de alguma forma imediata ou tenha o efeito interrompido por outro personagem (DC 10).
Exausto (Exhausted): O personagem está próximo ao colapso, Impedido e Debilitado, precisando de 1 hora de descanso para se recuperar.
Incapacitado (Incapacitated): O personagem está indefeso, Atordoado e Desavisado, além de se encontrar Deitado se não houver alguma força externa que o mantenha de pé.
Paralisado (Paralyzed): Um personagem paralisado está Imóvel, Indefeso e Atordoado fisicamente, mas capaz de ações mentais.
Deitado (Prone): O personagem está deitado no solo, recebendo uma penalidade de -5 para realizar ataques de curta distância. Seus oponentes recebem +5 para o atingir a curta distância, mas também um redutor de -5 para o acertar com ataques de longa distância, como se tivesse cobertura total. Personagens que se encontrem Deitados também estão Impedidos e gastam uma ação de movimentação para se erguer.
Restringido (Restrained): O personagem está Impedido e Vulnerável. Se a condição for imposta por um objeto imóvel o personagem está Imóvel ao invés de Impedido, se for imposta por outro personagem este pode vir a movê-lo.
Cambaleante (Staggered): O personagem sofre os efeitos de Impedido e Abalado.
Surpreso (Surprised): Um personagem surpreendido está Vulnerável e Atordoado, impedido de agir ou se desviar da investida.
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